A Stevia

Como extrair o açúcar da Stevia

Como extrair o açúcar da Stevia

A Stevia rebaudiana, é uma erva da família dos crisântemos, cresce de forma selvagem nas zonas do Paraguai e Brasil. Das 300 espécies únicas da planta de estévia, é a unica rica em glicosídeos doces e esteviosídeo. Como adoçante natural, a Stevia rebaudina pode ser seca e triturada em pó, preparada em xarope ou adoçante líquido ou feita a extração através de álcool ou por meio da destilação a vapor. Tome nota: não se está a extrair o açúcar da planta, irá extrair o adoçante natural da planta. O açúcar provém de uma fonte totalmente diferente.

Vai precisar de:
  • Folhas de Stevia
  • Um medidor
  • Água
  • Toalhas de papel
  • Faca
  • Álcool de cereais
  • Recipiente
  • Coador
  • Filtros de café
  • Panela
Passos a seguir:
1

Lave bem duas xícaras de folhas frescas de stevia, com água limpa e fresca. Arranque as folhas enrugadas ou de cor marrom. Coloque as folhas sobre uma toalha de papel absorvente para secar. Pode comprar plantas de Stevia fresca em muitos viveiros, centros de jardinagem e também em lojas de ervas orgânicas.

2

Pique as folhas de Stevia grossas com uma faca. Cortar a erva parte as fibras vegetais e as paredes celulares, o que liberta os glicosídeos para a extração. Quanto melhor picar as folhas melhor o processo de extração.

3

Meça uma xícara de álcool de cereais e verta sobre as folhas de stevia num recipiente. Cubra o recipiente e deixe a mistura repousar durante 24 horas. O álcool é uma solução eficaz que extrai a maioria das resinas, glicosídeos e steviosideos presentes na Stevia rebaudiana. Além disso, o álcool é um conservante e estabilizador.

4

Coe o líquido da sedimentação da panta. Verta a mistura num coador de pano para a primeira filtragem. Para eliminar qualquer partícula mais pequena, passe uma segunda vez através de um filtro de café.

5

Verta a infusão de extrato de álcool para uma panela. Coloque a panela sobre um bico de fogão e aqueça a mistura, cozinhe em lume lento e sem ferver. Aqueça o extrato até que a maioria do álcool tenha evaporado. O que resta é o extrato do concentrado.

6

Armazene o extrato de Stevia em frascos conta-gotas. Devido à concentração do extrato (Extrato de Stevia é 300 vezes mais doce que o açúcar), o extrato deve ser diluído antes de usar. As proporções de diluição são de três partes de água por uma parte de extrato de Stevia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como extrair o açúcar da Stevia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • O Esteviosídeo é um adoçante natural baixo em calorias, que tem um índice glicêmico baixo, o que significa que não causa mudanças nos níveis de glicose no sangue. Além disso, é estável ao calor e versátil para o fabrico de bolos e culinária. A única exceção é para o fabrico de pão. O esteviosídeo não irá atuar quimicamente com o fermento.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
WELTON RIBEIRO KROGER
Colocar álcool de cerais para ferver não vai iniciar um incêndio na minha cozinha? Pelo que sei o álcool de cereais tem pureza de 90 a 99%, o que o torna extremamente volátil, facilmente combustível e potencialmente explosivo.
Outra coisa: posso utilizar folhas desidratadas? Na minha cidade (Salvador-BA) nunca encontrei folhas frescas.
IVANI
BOM DIA, EU FIZ, FICOU NA COR BEM VERDE É NORMAL? OBRIGADA
A sua avaliação:
Wagnet
Já comprei encomendei as sementes de stevia pela internet. Como vai demorar até plantar e colher as folhas frescas, procurei e comprei 50 grama de folhas desidratadas. Mas ao ler novamente o passo a passo, fiquei com uma dúvida: deve-se usar folhas frescas (e deixá-las secar levemente), ou pode ser usada a folha já seca (desidratada) com o álcool cereal? Agradeço a quem souber por uma resposta.
A sua avaliação:
Eli Silva
como conseguir sementes da stevia, se me ajudar fico agradecido pois trabalho na area da fitoterapia
Antonio Carlos
Oi.. Procure no Aliexpress... comprei as sementes mas nem chegaram ainda... são baratinhas, compensa arriscar.
Dory
Oi Eli. Preciso muito dessa planta. O que é Aliexpress? Como faço para entrar em contato? Obrigado e abraços.
Luiz
Nao esqueça que o plantio da semente tem um resultado muito baixo de germinaçao.
A sua avaliação:
Adams Roberto Santos
Conhecimento através de um amigo que utiliza. Como conseguir a muda ou semente para plantio em pequena quantidade? Atenciosamente!
Adams Roberto Santos
Sidney da Fonseca
Achei muito boa a explicação de como extrair o adoçante das folhas da stévia, parabéns.
JAIME MARTINS
TENHO A PLANTA EM UM VASO , NÃO SEI COMO USAR, AS FOLHAS NÃO SÃO DOCE E NÃO TEM GOSTO BOM, AJUDA SE FOR USADA COMO CHÁ, ME ORIENTE COMO DEVO USÁ-LAS, AJUDA CONTROLAR DIABETES,
Dory
Bom dia Jaime! Na verdade, preciso muito dessa planta pois, de acordo com informações, é ótima para deixar de fumar. E preciso muito! Não encontrei até agora. De onde vc é? Gostaria muito de ter uma muda. Obrigado e abraços.
Niva Marques
Gostaria de saber porque o pó da estévia é branco , se a planta desidratada é marrom,acho que tem misturas de outros componentes nestes produtos que vendem para forno e fogão, gostaria de aprender a fazer a estévia em pó, por favor mande-me uma resposta. Obrigada!
NOEMIA
EU COMPREI AS MUDAS EM UMA CASA QUE VENDE PLANTAS PROCUREI NA INTERNET COMO CUIDAR ESTOU SEGUINDO E JA ESTÃO LINDAS NOEMIA
nilce freese
foi muito importante para mim gostei obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nilce, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue conosco ;)
dhiego
fiz todos procedimentos corretos, porém nada hora de aquecer a mistura eu percebi que o gosto de alcool nao acabava e ela ja estava fervendo, aí eu apagava o fogo e foi assim, até que resolvi riscar um fosforo deixar queimar o alcool pela mistura na panela e assim saí a aquela bola de fogo, porém ela não acabava até que joguei mistura em umpouco de agua e assim o fogo se aoagou, porém a istura agora não tem gosto doce, não serve para nada. É normal isso?
silvio
oi bom dia queria comprar mudas ou semente de stevia só que nao estou achando. ******@yahoo.com.br silvio
vilma
duvida: se não deve se usado para pão porque não reaje com o fermento, é especificamente o fermento de pão ou com o fermento para bolos tipo Royal também não deve ser usado?
Anonimo
Fermento para pães é o Fermento Biológico ( leveduras ) e necessita de uma alta quantidade de glicose para realizar o processo de fermentação. Já para bolos e tortas se utiliza o Fermento Quimico onde a liberação dos gases para deixar a preparação com o aspecto fofo é dada através do processo fisicoquímico entre o fermento e o calor.
osmar
quais as melhores ervas para circulação? grato, Osmar
Sara
Alina obrigada pelo seu comentário :)
Alina
Excelente artigo! Obrigada pela informação!
anna
Dear Sir/Madam, How are you today? This is anna from Boli Lijian Stevia Sugar Biology Science Co.,Ltd , we specialized in Stevia powder(RA40%-RA98%), Stevia liquid, Stevia tablets and Stevia in sachet ,etc. Hope to find a way to cooperate with you. FREE SAMPLES & Catalogues will be sent if needed. Any questions, kindly please write me back or call me . Best regards Anna
Vanda
Como posso fazer para adquirir as plantas e qual o álcool que se deve usar?
Creusa de Fátima Monteiro
Olá! moro em sítio e gostaria de conseguir mudas da stevia onde e como devo proceder para isso?
Como extrair o açúcar da Stevia