Remédios para a congestão

Como fazer lavagem nasal

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 30 janeiro 2023
Como fazer lavagem nasal

As lavagens nasais são uma manobra ou técnica muito simples de fazer, destinadas a proporcionar alívio quando se tem uma congestão grave que provoca muco excessivo, que afeta os seios nasais e pode até causar dificuldades respiratórias.

Podem ser muito benéficas para combater os sintomas mais incômodos de diferentes patologias e são adequadas para pessoas de qualquer idade. Para que sejam eficazes e, sobretudo, seguras, é importante realizá-las tendo em conta algumas considerações, simples mas importantes. Diante das gripes e constipações que aumentam em dias mais frios, no umCOMO detalhamos como fazer lavagem nasal.

Também lhe pode interessar: Como usar os descongestionantes nasais
Índice
  1. Por que fazer lavagem nasal
  2. Lavagem nasal com soro
  3. Como fazer lavagem nasal: passo a passo
  4. Quando fazer lavagem nasal

Por que fazer lavagem nasal

Estas lavagens são uma medida de saúde, mais do que de higiene, pois cumprem funções realmente importantes, proporcionando amplos benefícios. Através da irrigação, a lavagem nasal permite não só 'arrastar' e eliminar o excesso de muco, como também qualquer impureza ou microorganismo patogénico que se possa reter nas narinas. Quando o nariz está entupido, a irrigação, com água, com solução salina ou soro fisiológico, ajuda a eliminar aquele muco denso que pode até afetar os seios nasais e acabar causando infecções mais ou menos graves.

A lavagem nasal é importante porque este muco deve ser removido para proteger nossas vias aéreas e descongestionar as passagens nasais, eliminando qualquer elemento estranho, como poeira ou pólen e os alérgenos que eles contêm. Permitir-nos respirar melhor, proporcionando um bem-estar imediato, é o seu principal objetivo.

Por fim, além de limpar minuciosamente as fossas nasais, também é importante ressaltar a função das lavagens em manter as mucosas das paredes das fossas nasais devidamente umedecidas.

Lavagem nasal com soro

Muito pouco é necessário para fazer uma lavagem nasal. Por um lado, é essencial a água ou uma solução aquosa que permita a limpeza e, por outro, algum pequeno elemento que permita levá-lo às narinas para que cumpra sua função.

A lavagem pode ser feita com soro fisiológico que se pode comprar na farmácia ou fazer em casa simplesmente com água fervida e um pouco de sal. As lavagens nasais não devem ser feitas com água retirada diretamente da torneira, mas com água esterilizada (fervida por pelo menos 10 minutos). Outra possibilidade é usar soluções hipertônicas, soros de composição muito semelhante à água do mar.

Introduzir qualquer soro que você escolher no nariz para lavar é fácil com a ajuda de um bulbo de borracha tradicional, uma seringa ou qualquer outro irrigador que pode ser comprado em uma farmácia. Se você tiver alguma prática, também pode usar pequenos recipientes de borracha especialmente projetados para esse fim.

Como fazer lavagem nasal - Lavagem nasal com soro

Como fazer lavagem nasal: passo a passo

Com muito pouco esforço, consegue-se uma limpeza profunda da cavidade nasal, removendo as impurezas e o excesso de muco de forma simples e não agressiva. Para fazer a lavagem nasal com a técnica adequada, evitando que ela vá parar na garganta ou ouvidos ao invés de retirar o muco, os passos que você deve seguir são:

  • Assoe o nariz para remover o máximo possível do muco mais fácil de remover. Lave bem as mãos e prepare o bulbo ou irrigador.
  • Incline a cabeça ligeiramente para a frente e, ao mesmo tempo, dobre ligeiramente o pescoço para incliná-lo para a direita ou para a esquerda. Você deve incliná-lo para o lado oposto da narina pela qual iniciará a lavagem. Se você começar com a narina direita, incline a cabeça para a esquerda e vice-versa.
  • A partir da posição correta, insira parcialmente a ponta do irrigador e pressione para que o soro chegue à cavidade nasal.
  • Mantenha a cabeça inclinada para que o líquido possa passar de uma narina para a outra, realizando assim a lavagem. Se você perceber que o soro está desviando para sua garganta ou ouvidos, ajuste ligeiramente sua postura para evitar que isso aconteça.
  • A água deve sair pela narina oposta. Quando isso acontecer, vá para o outro lado e finalize repetindo o processo novamente, delicadamente.
  • Lembre-se que o ideal é fazer a lavagem na pia, para que a água caia nela sem problemas e também não esqueça que durante toda a limpeza você deve respirar pela boca lentamente.

Você também pode estar interessado em saber Como desentupir o nariz quando estiver resfriado.

Quando fazer lavagem nasal

Sempre que precisar, pode recorrer a esta saudável técnica para obter alívio imediato da incômoda congestão nasal ou mesmo colocá-la em prática, de vez em quando, como método preventivo, para limpar minuciosamente as narinas e manter os tecidos que as cobrem em boa condição.

As lavagens nasais são um grande alívio na hora de eliminar o muco nos processos catarrais e são um excelente método preventivo contra as alergias, na hora de limpar o nariz dos alérgenos que as desencadeiam.

Podem ser feitas a qualquer hora do dia, embora possam ser especialmente recomendadas à noite, para promover um descanso noturno do nariz e vias aéreas livres de muco. Se existir algum tipo de problema ou patologia, como hemorragias nasais anormais ou otites, a lavagem nasal pode não ser recomendada, nestes casos é aconselhável a consulta médica.

Agora que você sabe como fazer a lavagem nasal corretamente, também pode se interessar por este artigo sobre Remédios caseiros para sinusite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lavagem nasal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer lavagem nasal