Laxantes

Como funcionam os supositórios de glicerina

Como funcionam os supositórios de glicerina
Imagem: 4.bp.blogspot.com

Os supositórios de glicerina são os mais usados para combater a prisão de ventre ou aliviar a constipação intestinal leve e moderada. Este medicamento para a prisão de ventre tem como finalidade de provocar a evacuação de forma natural e suave, que é indicado para estimular o hábito diário de evacuar. Este pode ser usado em adulto, bebês e crianças, consoante o critério medico. Aqui em umComo.com.br explicamos como funcionam os supositórios de glicerina e a forma mais indicada para fazer o uso dos mesmos.

Também lhe pode interessar: Como usar um supositório - Simples

Índice

  1. Características Gerais
  2. Componente Lubrificante
  3. Amolecimento
  4. Estimulação
  5. Inserção
  6. Precauções depois da inserção
  7. Expulsão

Características Gerais

O supositório de glicerina apresenta-se numa embalagem de 24 supositórios. Há a distinção entre os supositórios de adulto e os pediátricos, sendo os ultimo mais delgado e compridos possuindo uma forma anatômica mais indicada para o uso infantil.

Componente Lubrificante

O supositório de glicerina para alem de ajudar a combater a prisão de ventre e provocar a evacuação quase imediata, também lubrifica o interior do reto. Isto previne qualquer tipo de irritação e o possível aparecimento de hemorroidas, que surgem pelo esforço excessivo durante a expulsão. Além disso também vai amaciando o bolo fecal para que evacuação seja então natural e o mais suave possível.

Amolecimento

Quando há dificuldade durante a expulsão a maior parte das vezes se deve ao fato das fezes estarem endurecidas na porção inferior do cólon, causando a constipação leve e moderada. Para ajudar, o supositório de glicerina tem uma reação hidratante, puxando a água do intestino em direção à massa endurecida de material fecal como resultado de rapidamente e efetivamente aliviar a constipação tornando o bolo fecal mais macio facilitando a mobilidade do intestino

Estimulação

Os supositórios de glicerina estimulam o movimento dos músculos intestinais para que a expulsão das fezes seja mais fácil. Este efeito mais uma vez, evita o aparecimento de hemorroidas, visto que a causa desta condição é o excesso de esforço do movimento intestinal, com este medicamento alivia a tensão muscular evitando este tipo de rupturas do revestimento anal.

Inserção

É aconselhável usar, para além do supositório, um lubrificante solúvel em água. Use-o sobre a luva que pode estar colocada num dedo médio de qualquer mão, desta forma a inserção será mais cômoda. Insira o supositório diretamente no reto e deixe o dedo no lugar durante aproximadamente um minuto, para ter a certeza que o supositório está bem colocado e não sairá. De seguida retire as luvas, lave as mãos e, é aconselhável que fique deitado sobre o lado esquerdo do seu corpo durante uns momentos.

Precauções depois da inserção

Logo após do ultimo passo tem que seguir estas indicações para que o procedimento seja concluído de forma eficaz. Enquanto se encontra deitado sobre o lado esquerdo do seu corpo retenha o supositório durante 15 minutos. A retenção pode ser facilitada apertando e contraindo os músculos anais durante os primeiros 5 minutos. Para optimizar os resultados retenha o supositório durante uma hora. Normalmente é dentro deste período que irá sentir a urgência de evacuar.

Expulsão

Durante o ato de evacuar ao ter induzido o supositório, as fezes se podem apesentar em forma aquosa ou sólida, em ambos os casos são fáceis de sair. Tente adotar uma postura direita na privada durante a evacuação, isso ajudará a movimentação retal tornando se mais natural e suave. Com a ajuda dos supositórios de glicerina a eliminação de fezes será fácil e com muito pouco esforço, no entanto não estranhe caso ocorra mais que uma evacuação por dia, é completamente normal. Se certifique apenas que esvazie por completo o intestino antes de se limpar e fazer a descarga.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam os supositórios de glicerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Jacquelina
O povo fala: bebe água,comefibra,só se eu beber toda água do oceano,e comer todas as fibras do mundo,e mesmo assim não vai resolver,no momento só os supositórios estão resolvendo.prisao de ventre acaba com seu humor!
nora fernandes
Os supositorios de glicerina podem ser usados em animais domésticos/ grata
Editor umComo.com.br
Oi Nora! Nenhum fármaco destinado a humanos pode ser usado em animais a não ser que exista uma indicação por parte do médico veterinário. Se o seu pet tem uma obstipação, experimente adicionar uma colher de azeite na comida dele. Em situações mais graves, o veterinário poderá receitar um laxante apropriado.
Leonora
Obrigada pelo esclarecimento de que os supositórios não podem ser usados em pet - meu caso- um gatinho doente, com 9 anos que o veterinário indicou laxante de ameixa Normolax e maais oleos vegetais e não estava mais fazendo o efeito como antes (desejado). O óleo de oliva na comida é inviável, porque o pet simplesmente não come nada e quando é coagido a engolir - vomita tudo. O supositório infantil - de uso pediatrico Glicerin da EMS, molhado na água antes de inserir, salvou o animal - eu estive no veterinário hoje. cada caso é um caso, no meu caso São Francisco de Assis e o supositório de bebe e o atendimento Veterinário foram muito bons....
Derci
Quero saber se eu posso colocar o supositório uma vez por semana, porque meu pai esta na cama e ele não faz sem ter algum remédio. Então tem que ser toda semana isso não vai prejudica-lo.
Editor umComo.com.br
Oi Derci! A dose máxima de supositórios é um por dia, por isso um por semana não tem problema. Pode até usar mais!
franklin da silva matos
Posso usar o supositório de glicerina mais de uma vez ao dia
Editor umComo.com.br
Oi Franklin! A dose diária recomendada de supositórios de glicerina é de um ao dia. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Airton
Posso usar o supositorio com frequencia?
Alyson
Posso usa no meu filhor de um mes ?
Paloma
Meu bebe esta com 5 dias sem fazer coco ,ele tem 24 dias e mama peito e toma leite aptramil posso usar supositório de glicerina ?
Maria
Pode sim mas é aconselhável usar em RN somente 1/4 do supositório
juvenal Pereira Guedes junior
Legal esses tipo de orientação a respeito desse tipo de situção.
Editor umComo.com.br
Oi Juvenal, que bom saber que as informações foram do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
cristiane
Gente funciona mesmo o supositório?
Kaio
Sim, Funciona Direitinho Usei Hoje Soltei Tudo Pra Fora. Pode Usar Sem Problema, Talvez Você sinta um pequeno incomodo no reto mais é normal depois de 1 hora ou 30 minutos você ja sente vontade de evacuar
cristina
o supositorio glicerina p/ mim é otimo a evacuação se torna mais agrdavel pena que seja tão caro.
Renata
Boa noite .. Eu ganhei bebe tem dois meses e não consigo evacuar nao aguento mas estou muito ressecada já tomei oleio mineral to tomando tamarine estou usado supositório todos os um dia sim outro não e ainda to ressecada o que eu faço me ajuda nao aguento mas sofre ....
cristina
evite massas , e feijão inteiro, e coma muita fibra .
Kaio
Boa Tarde O Recomendado E Você Ir Ao Hospital Rapidamente Pois Isso Podera Prejudicar Muito Sua Saude
Raquel
Com que frequência podemos usar, todos os dias?
sonia galiano
Estou de 8 semanas de gestaçao e estou me sentindo mal pq nao consigo evaquar a 8 dias ja usei granado supositorio de glicerina e tambem oleo mineral mas esta adiantando muito pouco estou dezesperada posso usar quantos por dia ,oq faço porfavor me ajudem .obrigada.
Patrick Gomes
Olá Sonia, nesse link vai encontrar várias dicas para aliviar a prisão de ventre na gravidez: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-prisao-de-ventre-na-gravidez-4345.html
margarida jorge
minha tia está com muita dificuldade p/ defecar a ba rriga está muito grande por causa da cistozama está com muito liquido terá algum problema se ela usar o supositório de glicerina?
Rosely
gostaria de informar que o texto está com vários erros onde fala "bolo fetal" e não fecal e expulsão fetal. No mais, gostei muito.
Patrick Gomes
Olá Rosely, obrigada pela dica, o erro já foi corrigido :) Continue a acompanhar-nos ;)
LASARA
DE QUANTO, EM QUANTO TEMPO POSSO USAR SUPOSITÓRIOS DE GLICERINA? TODOS OS DIAS? UMA VEZ SEMANA?
Paula Caluli
Perfeito! Meu filho de uma ano e onze meses está constipado e com medo de evacuar. Ele se prende, já faz mais de uma hora que apliquei o supositório, ele fez um escândalo e saiu um pouco da glicerina, mas nada do coco. Ele dormiu, e agora? Devo reaplicar depois que acordar? Agradeço se puder responder.
Kaio
Olha.. Tem uma chance de que ele não quis fazer força pra evacuar, tenta levar ele no hospital ou falar com ele pra ele poder ter confiança e evacuar
Sara
Olá Ricardo, muito obrigado pelo comentário!
Ricardo
ótima informação!
Imagem: 4.bp.blogspot.com
Como funcionam os supositórios de glicerina