Garganta seca

Como prevenir a faringite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como prevenir a faringite

Uma das doenças mais comuns que podemos ter é a faringite, isto é, a inflamação da faringe por questões ambientais ou pelo contágio de um vírus. Os sintomas vão desde prurido na garganta, secura e, inclusive, dores ao engolir. Para poder prevenir a faringite é recomendável seguir certos hábitos de vida que o tornarão mais forte para lutar contra esta doença.

Em umComo, oferecemos as chaves para que saiba como prevenir a faringite e desfrutar de uma vida saudável durante todos os meses do ano.

Também lhe pode interessar: Como se contagia a faringite

Passos a seguir:

1

Evite os ambientes muito contaminados. Se respirarmos ar com excesso de contaminação, podemos fomentar que os vírus e as bactérias acumuladas entrem em nosso corpo e provoquem o aparecimento da faringite.

Se não pudermos evitar respirar este ar, uma recomendação é que as cavidades respiratórias (boca e nariz) sejam protegidas com um tecido transpirável que filtrará a contaminação do ar.

Como prevenir a faringite - Passo 1
2

Inclua a vitamina C à sua dieta. Se quer saber como prevenir a faringite, um dos truques é fazer com que os alimentos ricos em vitamina C, como os cítricos ou as uvas sejam primordiais em sua dieta. Estes alimentos fornecem ao nosso corpo grandes quantidades de vitamina e antioxidantes que nos protegem de vírus e doenças.

Entre no nosso artigo e descubra quais são os alimentos ricos em vitamina C.

Como prevenir a faringite - Passo 2
3

Despeça-se do tabaco, do álcool e dos alimentos muito quentes, uma vez que podem lesionar a mucosa da faringe e provocar o aparecimento de faringite.

Se você quer saber como prevenir a faringite, deve ter em conta que os hábitos de vida prejudiciais para a saúde devem ser mudados durante as épocas de frio, que é quando mais se costuma contrair esta doença: reduzir o consumo de tabaco e de álcool é muito recomendável para evitar o aparecimento de faringite.

Como prevenir a faringite - Passo 3
4

Abrigue-se nos dias frios. O aparecimento de faringite ocorre, em muitas ocasiões, pela exposição a temperaturas frias; por isso, uma das formas de prevenir a faringite é através da proteção da área do pescoço e do peito. Você pode abrigar-se do frio utilizando lenços ou cachecóis que impedirão que o frio entre em seu corpo e contraia alguma doença.

Como prevenir a faringite - Passo 4
5

Evite compartilhar xícaras ou utensílios de cozinha com outras pessoas. O contágio da faringite é muito frequente no momento da refeição ao beber de um copo de outra pessoa ou ao comer uma salada compartilhada com mais comensais; para saber como prevenir a faringite o melhor é que cada um tenha seus talheres e o alimento em seu prato. Desta forma, evitaremos o contágio do vírus que pode estar incubando em outra pessoa.

Como prevenir a faringite - Passo 5
6

Agora você já sabe os truques de como prevenir a faringite. Entretanto, se já a contraiu, em umComo, damos algumas dicas para que saiba como tratar a faringite com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a faringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • É recomendável que consulte um especialista caso contraia faringite.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como prevenir a faringite