Como saber se o leite materno está acabando
A amamentação é conhecida um dos atos da mais bonitos da maternidade pelo seu significado de alimentar o bebê com o leite que vem do peito materno. No entanto, apesar de toda a romantização, amamentar não é um mar de rosas e pode ser uma experiência muito diferente para cada mãe, surgem dúvidas e dificuldades nesse trajeto. Para dar uma força, o umCOMO reuniu informações para responder Como saber se o leite materno está acabando.
Como saber se o leite está secando?
A amamentação é um assunto que rende conflito de ideias entre médicos e mães quando a questão é até quando amamentar. Embora a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estime que a amamentação até os dois anos de idade possa salvar a vida de muitas crianças pelo alto teor nutricional desse alimento, nem todas as mães podem seguir amamentando até esse período pelas mais diversas causas.
Algumas têm de parar por problemas com o peito, outras enfrentam uma rejeição da criança e outras param porque sentem que chegou a hora. Se você está em um processo proposital de suspender o leite materno ou suspeita que o leite esteja secando, atente-se aos seguintes sinais:
- O bebê para de mamar rapidamente
- Peito murcho
- Sem vazamentos
- Ausência do 'espirro' de leite
- A bomba de leite não funciona mais
- Bebê ganhando menos peso
Mesmo que estes sintomas indiquem que o leite materno esteja secando, existem algumas causas que podem ser o motivo disso, caso você não esteja suspendendo o leite por vontade própria. Algumas destas causas para o leite secar são:
- Falta de estímulos no peito
- Estresse emocional
- Mudanças de hábitos
- Alimentação desequilibrada
Se você quer ter certeza disso, a maneira mais indicada é procurar o banco de leite da sua cidade e conversar com uma consultora de amamentação.
Alimentos que secam o leite materno
A má alimentação, desnutrição e desidratação estão entre as causas do secamento do leite materno. Entretanto, descuidar da alimentação com o objetivo de secar o leite materno é uma prática totalmente desaconselhada em que a principal prejudicada é a própria mãe e não há garantia dessa suspensão na produção de leite.
A única recomendação alimentícia natural conhecida para secar o leite materno é tomar infusões de sálvia a cada 6 horas (saiba como preparar infusão de sálvia). Mesmo assim, não existem estudos científicos que comprovem isso. A explicação mais plausível é o estrogênio natural da planta.
Alimentos que estimulam a produção de leite materno
Uma dieta equilibrada e muita água estão entre as principais recomendações para que as lactante continuem saudáveis e produzindo leite. Embora comer equilibrado já seja suficiente, alguns alimentos são mais nutritivos e merecem atenção especial:
- Alho
- Sementes de erva-doce
- Gergelim preto
- Legumes vermelhos e laranjas
- Manjericão
- Aveia
- Arroz integral
- Lentilhas
- Salmão
- Castanhas e nozes
- Iogurte
- Azeite de oliva
- Óleo de linhaça
- Sucos naturais
- Água de coco
Para se aprofundar, consulte o artigo sobre Como se alimentar na amamentação.
Como saber se a mama esvaziou?
No momento da amamentação, pode surgir a dúvida se ainda há leite. O fato é que a mama nunca se esvazia completamente. Na verdade, você não consegue saber se a mama está vazia e sim se ela está cheia.
O que acontece é que o leite que vem algum tempo após o início da mamada (leite posterior) é mais gorduroso e é tão importante quanto o primeiro e faz o bebê engordar. O sinal de que o bebê chegou nesse leite é uma mama mais amolecida
Após a mamada, você pode apalpar a mama e perceber pela consistência do fluxo de saída do leite. Se ele sai como um jato, significa que é o primeiro leite e ainda está cheia, se sai mais como uma gota significa que já é o leite gorduroso do final.
O próprio volume visual do peito é um indicativo, e isso é mais fácil de ser percebido ao acordar. Na hora do banho você também pode massagear embaixo da ducha e observar que o leite que sai mais branco indica uma mama mais cheia e o mais transparente é mama que está se 'reabastecendo'.
Como saber se o leite materno está sustentando o bebê?
A maneira mais fácil de saber se o leite materno está sustentando o bebê é com o acompanhamento de um pediatra, que irá acompanhar o crescimento e pesar o bebê regularmente. Quando ele engorda, significa que ele está crescendo e o leite está saindo corretamente.
É cientificamente comprovado que o leite materno pode ser o único alimento a sustentar um bebê até os 6 meses de idade. Ele tem todos os nutrientes e vitaminas necessários. O que pode acontecer é que a produção esteja um pouco alterada devido aos fatores comentados anteriormente e não esteja saindo leite suficiente.
Se esse for o caso, você não precisa parar de amamentar. Existem técnicas como a translactação e a relactação que estimulam a produção do leite materno. Procure o pediatra de confiança ou um banco de leite para receber as instruções necessárias.
A história de que o leite vai ficando menos nutritivo com o passar do tempo é um mito. Seu valor nutricional continua o mesmo. O que acontece é que conforme o bebê vai crescendo, chega a hora de introduzir papinhas e alimentos sólidos. Mesmo assim, o leite materno pode continuar fazendo parte da dieta.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o leite materno está acabando, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.