menu
Partilhar

Como ter mais energia

 
Por Redação umCOMO. 5 novembro 2021
Como ter mais energia

Há pessoas frenéticas que estão sempre em movimento, que nunca param e que parecem incansáveis. Estas são pessoas que têm energia suficiente e podem lidar com um ritmo de vida elevado. Bem, se você admira essas pessoas e se pergunta como ter mais energia e vitalidade, você deve saber que existem diferentes métodos físicos e mentais que lhe permitirão enfrentar sua vida cotidiana com maior intensidade, alegria e estimulação.

Neste artigo do umCOMO damos 10 dicas sobre como ter mais energia durante o dia. Colocar estas dicas em prática ajudará você a se sentir mais estimulado(a), motivado(a) e enérgico(a) para realizar todas as suas tarefas diárias. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como tomar arginina

Tomar um café da manhã completo

Se você quer saber como ter mais energia durante o dia, você precisa começar do início. É por isso que convidamos você a aproveitar um café da manhã completo que lhe dará mais energia ao longo do dia. Como você sabe, a comida que você come no café da manhã, após um longo período de jejum durante a noite, é melhor assimilada, pois o corpo precisa se movimentar. O café da manhã é, portanto, a primeira fonte de energia do dia e deve ser a refeição mais completa e variada do dia.

Tente colocar carboidratos, proteínas e fibras no café da manhã para dar ao seu corpo todos os nutrientes necessários para começar o dia. Por exemplo, torrada, iogurte e um pedaço de fruta é a combinação perfeita para o café da manhã.

Comer alimentos energéticos

Embora o café da manhã mereça uma seção especial, uma dieta saudável e equilibrada é essencial se você quiser ter mais energia. A alimentação é uma das bases do bem-estar, portanto, para resolver a questão de como ter mais energia e motivação, é preciso olhar para os alimentos que se come. Sua dieta deve ser baseada em frutas e vegetais, carne magra, peixe, grãos inteiros e laticínios com baixo teor de gordura, tudo isso lhe dará a energia ideal para enfrentar o dia.

Alguns desses alimentos saudáveis incluem nozes, aveia, ovos, bananas e chocolate - incorpore-os em sua rotina diária para aumentar sua energia.

Levar em conta os alimentos proibidos

Embora tenhamos destacado a necessidade de seguir uma dieta saudável e equilibrada como um estimulante natural para fornecer energia, você também deve ter em mente que alguns alimentos não desempenharão esta função.

Exemplos incluem alimentos fritos, doces, açúcares refinados, bebidas gaseificadas, refrigerantes e álcool. Todos eles fazem parte dos chamados "junk food" que, em vez de fornecer energia, são uma fonte de cansaço. Se você deseja manter um bom nível de energia, vitalidade e motivação diariamente, você deve optar por opções muito mais saudáveis.

Hidratar o corpo

Outro dos pontos-chave que resolvem a questão de como ter mais energia e vitalidade é manter o corpo sempre bem hidratado, já que a falta de hidratação é uma das causas do cansaço. Uma baixa reserva de água no corpo o torna fisicamente mais fraco, o que o torna mentalmente menos ágil. Portanto, é aconselhável beber água durante todo o dia, aproximadamente 1,5 a 2 litros, e aumentar sua ingestão mesmo durante as horas mais quentes do dia, se você estiver em climas quentes.

Veja também o nosso artigo de sucos para aumentar suas defesas.

Como ter mais energia - Hidratar o corpo

Dormir bem

Querendo saber como ter mais energia e disposição? Bem, o descanso é essencial para reparar o corpo e recarregá-lo com energia. O corpo armazena energia física e mental durante o sono, razão pela qual não se deve subestimar as horas que se passa dormindo. A quantidade certa de sono é de sete a oito horas por noite. Tenha em mente que a falta de sono pode afetar negativamente seu humor, motivação e níveis de energia e pode até mesmo prolongar doenças graves.

É por isso que você deve fazer do sono uma prioridade. Se dormir muito pouco não é bom, dormir muito também não é bom, pois dormir mais de 9 horas é ruim para o corpo, afetando o sistema circulatório e a agilidade mental. A chave é dormir 7-8 horas por dia.

Dormir de tarde

Se você tiver a chance de tirar uma soneca, verá o efeito mágico que esta pausa tem sobre seu corpo. Uma soneca curta pode ser muito reconfortante para o corpo e a mente, especialmente em dias em que você se sente exausto(a) e precisa recuperar sua energia e vitalidade. Neste sentido, é recomendável tirar uma soneca de apenas 20 ou 30 minutos para recarregar seu corpo e continuar enfrentando o resto do dia. Experimente!

Fazer atividade física

Você se pergunta como ter mais energia durante o dia? Um dos melhores remédios para ter energia durante todo o dia é incluir exercício físico regular em sua vida. Mesmo se você estiver cansado, não há desculpas. Se você quer um impulso de energia e vitalidade, o esporte é sua vitamina. A atividade física melhora a força e a resistência, além de aliviar o estresse e melhorar o humor e a autoestima.

O objetivo é fazer cerca de 150 minutos por semana de exercício físico. Bem, para começar a se mover, comece com caminhada, corrida, ciclismo, natação ou exercício aeróbico. Isto não só melhorará sua condição física, mas também lhe dará melhor saúde mental e uma boa dose de energia para que você possa realizar suas tarefas diárias com mais vitalidade e motivação!

Como ter mais energia - Fazer atividade física

Cercar-se de gente positiva

Positividade e boa energia são contagiosas, e é por isso se você quer saber como ter mais ânimo e energia, saiba que cercar-se de boas pessoas lhe dará um impulso de motivação para administrar melhor seu dia a dia. Nossa recomendação é que você tente passar tempo com pessoas positivas com interesses semelhantes aos seus para melhorar seu entusiasmo.

Pense que todas aquelas pessoas com as quais você não se encaixa ou que têm muita negatividade acabam te azedando e sugando sua energia de tal forma que você pode perder a motivação e a vitalidade. Escolha pessoas que sejam boas para você e verá sua energia aumentar rapidamente.

Fazer algo significativo todos os dias

Você tem paixões, passatempos, projetos e objetivos? Seja praticando esportes com mais frequência, lendo aquele livro que você deixou de lado, passando mais tempo de qualidade com amigos, família ou seu parceiro, aprendendo algo novo ou cozinhando aquele prato que você ama. Fazer algo importante e significativo para você todos os dias pode aumentar substancialmente sua energia e vitalidade.

E o objetivo? Fazendo algo que você desfruta todos os dias e que o motiva. Além disso, se esse desafio for acompanhado de algum esforço, você verá o quanto mais sua energia aumenta quando você o consegue. Fazer coisas que o fazem feliz e o deixam satisfeito(a) é uma das chaves para obter a energia que você precisa para funcionar dia após dia.

Ter bons pensamentos

Como ter mais energia e disposição? Para manter um bom humor e energia em um nível ideal, você deve ter pensamentos positivos não apenas para si mesmo, mas também para os outros. A bondade atrai boa energia e o ajudará a se sentir melhor, com mais entusiasmo e vitalidade para enfrentar suas tarefas diárias.

Desejando o melhor para aqueles que estão à sua volta, sorrir mais e ser educado ajudará a minimizar os diálogos negativos que você tende a ter internamente, onde o julgamento em relação aos outros muitas vezes assume e causa toxicidade e isto pode ser cansativo. Com pequenos atos de bondade, você se sentirá mais feliz, mais vivo e mais enérgico.

Quer saber como aumentar a energia positiva? Continue no umCOMO e leia nosso outro artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter mais energia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como ter mais energia
1 de 3
Como ter mais energia

Voltar ao topo da página