menu
Partilhar

Sucos que dão energia

 
Por Juliana Ribeiro. 16 dezembro 2021
Sucos que dão energia

Sentir-se cansado, fraco e com falta de energia é algo que pode acontecer com todos nós em algum momento, porque essa condição é consequência principalmente do estresse diário, do acúmulo de tensões, preocupações e da falta de sono. No entanto, também pode ser o sintoma de aparecimento de alguma doença ou enfermidade mais grave, que exigirá um tratamento específico, por isso é sempre aconselhável estar alerta e consultar o médico quando for um problema que não desaparece.

Seja qual for a causa, é sempre necessário fornecer ao corpo os nutrientes que ajudam o nosso organismo a funcionar bem, só assim poderemos estar enérgicos e cheios de vitalidade. Preste atenção neste artigo do umCOMO e descubra os melhores sucos que dão energia que você pode ingerir diariamente.

Também lhe pode interessar: Como ter mais energia

Causas de falta de energia

Embora o cansaço e a fraqueza possam ser uma condição específica e temporária, quando se torna um problema recorrente que não para com o passar dos dias, é muito importante identificar o fator causal que o está provocando e buscar a ajuda de um especialista para iniciar o tratamento médico, se necessário. A seguir, separamos algumas das causas mais comuns de falta de energia:

  • Transtornos do sono.
  • Dieta pobre em vitaminas e nutrientes essenciais.
  • Sedentarismo e falta de exercício.
  • Estresse e depressão.
  • Consumo de medicamentos que têm a fadiga como efeito colateral.
  • Anemia.
  • Problemas de tireoide.
  • Consumo excessivo de álcool ou drogas
  • Algumas doenças como transtornos alimentares, câncer, artrite, diabetes, fibromialgia, doença renal, doença hepática, insuficiência cardíaca, etc.

É fundamental consultar um médico com urgência caso o cansaço seja persistente ou seja acompanhado de sintomas como febre, emagrecimento, dores de cabeça, tontura, visão turva, estados depressivos ou insônia.

Sucos que dão energia - Causas de falta de energia

Suco para dar energia e disposição rico em vitamina C

Quando o cansaço te invade e não deixa realizar suas tarefas diárias normalmente, um dos melhores remédios que você pode usar é aumentar o consumo de vitamina C em sua dieta diária. Esta vitamina, além de fortalecer o sistema imunológico e proteger o organismo de doenças, permite energizar o corpo por completo, proporcionando toda a vitalidade que necessita. Isto deve-se principalmente à sua capacidade de reduzir os níveis de cortisol no organismo, por se tratar de um hormônio que promove o estresse e diminui a energia, aumentando assim, a sensação de cansaço. As maiores quantidades de vitamina C são encontradas em alimentos como as frutas cítricas, e uma boa opção é preparar um suco rico com elas para tomar todos os dias no café da manhã.

Ingredientes:

  • 4 laranjas
  • 4 tangerinas
  • 1 limão
  • 1 colher de chá de mel

Preparação: em primeiro lugar, esprema todas as frutas cítricas para extrair o suco. Bata todos os sucos obtidos e acrescente uma colher pequena de mel para adoçar um pouco e fazer com que não fique com um sabor tão ácido.

Sucos que dão energia - Suco para dar energia e disposição rico em vitamina C

Suco para dar energia de pomelo, cenoura e salsão

O pomelo é outra fruta cítrica que contém altas doses de vitamina C, e desta vez sugerimos combiná-lo com a cenoura, um vegetal rico em vitaminas A, B, C, e minerais, como o potássio, o cálcio e o fósforo. Em especial, este último mineral confere-lhe uma ação revigorante, sendo excelente para combater o cansaço mental e os estados depressivos. Além disso, a receita inclui salsão, um excelente alimento digestivo, diurético e fortalecedor do sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 5 cenouras
  • 2 pomelos
  • 1 talo de salsão

Preparação: o primeiro passo para fazer esse suco para dar energia é lavar bem todos os ingredientes. Corte os alimentos em pedaços e misture até ficar completamente mesclado. Beba pela manhã em pequenos goles e verá como notará a diferença.

Sucos que dão energia - Suco para dar energia de pomelo, cenoura e salsão

Suco energético de morango e laranja

O suco de morango e laranja é uma receita deliciosa e ideal para te carregar de energia no início do dia e evitar o cansaço ao longo do dia. Tanto o morango como a laranja são muito ricos em vitamina C, fibras e antioxidantes, portanto, além de te fazer sentir muito ativo, esse suco te ajudará a melhorar o funcionamento do trânsito intestinal e irá promover a regeneração celular.

Os morangos também têm biotina ou vitamina B7, que é perfeita para que o organismo produza energia e ative o metabolismo.

Ingredientes:

  • 4 laranjas
  • 5 morangos

Preparação: esprema as laranjas e despeje no liquidificador o suco obtido. Retire o talo dos morangos e misture com o suco de laranja. Sirva o suco em um copo alto e acrescente um pouco de gelo picado se quiser beber gelado.

Sucos que dão energia - Suco energético de morango e laranja

Como fazer suco verde

Os vegetais verdes são alimentos muito saudáveis que não devem faltar em uma alimentação equilibrada. Entre seus benefícios mais destacados para o organismo, descobrimos que eles são ricos em folatos e vitaminas, que ajudam a aumentar a energia, a lidar com o humor negativo, a prevenir a anemia e a melhorar o funcionamento geral do corpo. E não só isso, também são bons aliados para a saúde do aparelho digestivo, para desintoxicar o corpo e contribuir para a perda de peso, já que sua ingestão calórica é muito baixa, tudo isso faz com que os benefícios do suco verde sejam muitos.

Ingredientes:

  • 5 talos de salsão
  • 4 folhas de espinafre
  • 1/4 de xícara de suco de limão
  • 1 pepino
  • 2 xícaras de água
  • um pouco de gengibre ralado

Preparação: bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente a água e bata novamente. Por fim, acrescente um pouco de gengibre ralado, evitando exagerar. Leve em consideração que este tipo de suco pode ser preparado com outros vegetais verdes de sua preferência.

Sucos que dão energia - Como fazer suco verde

Suco de coco

Finalizamos a lista de sucos que dão energia com o suco de coco, pois esta popular fruta tropical é uma excelente alternativa para melhorar o desempenho e a vitalidade do corpo sem a necessidade de adicionar muitas calorias. É rico em vitaminas, minerais e microelementos que permitem ao organismo o bom funcionamento e contém muita água, evitando assim a desidratação. Além disso, é altamente recomendado para os pacientes com anemia, pois contém muito ferro e seu consumo pode combater o cansaço e a fraqueza que essa condição provoca.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de coco ralado
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite condensado
  • 1 xícara de gelo picado

Preparação: bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo picado. Este deve ser adicionado quando o suco estiver pronto para beber bem gelado. Se for do seu gosto, você também pode adicionar um pouco de canela em pó para dar um sabor mais doce.

Sucos que dão energia - Suco de coco

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sucos que dão energia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Sucos que dão energia
1 de 7
Sucos que dão energia

Voltar ao topo da página