PARTILHAR

Como tirar ardor de pimenta das mãos

Como tirar ardor de pimenta das mãos

A pimentas são plantas do gênero Capsicum L., caracterizado por conter a capsaicina, alcalóide utilizado na elaboração de analgésicos por ser capaz de inibir a emissão de sinais de dor ao cérebro, causando sensação de calor e dormência.[1]Ainda que a pimenta seja uma especiaria bastante interessante e que pode dar um sabor especial a nossos alimentos, junto com o calor causado pela capsaicina, também podemos sentir um ardor bastante incômodo[2] e que, dependendo do tipo de pimenta, pode beirar o insuportável e nos fazer ir atrás de soluções para remover a substância de nossa pele. Situações do tipo são muito frequentes principalmente para cozinheiros desavisados, principalmente quando é necessário cortas pimentas com as mãos, o que torna necessário o contato com o produto.

Se você acabou por pegar em pimentas e estiver sentindo grandes ardores em sua pele, acalme-se e veja como tirar ardor de pimenta das mãos nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as verrugas das mãos

Como tirar ardor de pimenta das mãos com sabão

Se você quer saber como tirar pimenta da mão e não tem muitos aparatos por perto, saiba que uma lavagem simples de mãos com água e sabão poderá te ajudar a se livrar do ardor típico das pimentas. Por ser um agente tensoativo, o sabão consegue se misturar tanto com a água, quebrando a sua tensão superficial, quanto com a gordura, sendo essencial para deslocar e dispersar partículas de sujeira.[3]

Já que a pele humana produz naturalmente gordura e acaba tendo sujeiras grudadas conforme entramos em contato com superfícies e objetos, o sabão acabará permitindo que seja possível eliminar diversas moléculas encontradas na palma da mão. A eficiência do sabão somada a uma água corrente serão uma mistura bastante úteis na missão de eliminar a capsaicina da pele. Ainda que a mistura não seja particularmente capaz de quebrar a molécula do alcaloide, pois irá quebrar e remover moléculas adjacentes, levando a pimenta junto.

Já que detergentes são capazes de causar desidratação[4], o recomendável após a lavagem das mãos com produtos do tipo é utilizar um creme hidratante, evitando assim que a pele seja prejudicada.

Como aliviar queimadura de pimenta na pele com leite

A melhor solução para aliviar os estragos causados pela pimenta na pele é o leite, afinal, o líquido contém moléculas de caseína, uma proteína presente em todos os laticínios e que, em razão de sua polaridade, será capaz de remover as moléculas da pimenta que causam ardor. Alguns alimentos também composto por moléculas apolares como o pão serão igualmente capazes de eliminar o ardor[5], entretanto, por ser líquido, o leite proporciona vantagens tanto para a eliminação de pimenta na cavidade oral quanto em regiões externas do corpo como as mãos. Caso for utilizar o produto para a remoção da pimenta, não se esqueça de, após, fazer uma boa higienização em suas mãos pois o leite fermenta e deixará sua pele com um odor desagradável.

Seja como for, a melhor forma de evitar problemas causados pela pimenta é sempre cozinha utilizando luvas quando forma entrar em contato com o produto. A precaução pode ser desnecessária caso você estiver lidando com pimenta em pó ou não for passar muito tempo em contato direto, entretanto, pode ser essencial se a ideia for de cortar pimentas manualmente, o que exige toque.

Caso você tenha passado um grande tempo com uma pimenta de grande potência em sua pele e tiver desenvolvido queimadura com pimenta, a solução também será válida pois você conseguirá quebrar as moléculas de capsaicina e, assim, impedirá que o ferimento se agrave. Após a higienização da pele, veja também como aliviar dor de queimadura e melhore sua qualidade de vida durante o processo de recuperação.

O que NÃO fazer aliviar ardência de pimenta na pele

Para sabermos como realizar um procedimento da forma correta, também é necessário aprendermos o que não devemos fazer. No caso da remoção de pimenta da pele, isso extremamente importante pois por vezes nossa resposta automática para a remoção de produtos é jogar água e esperar que o alivio venha, o que até pode acontecer já que a água corrente levaria algumas da moléculas de capsaicina por ralo abaixo, entretanto devemos nos atentar ao processo químico que ocorre quando as duas substâncias se encontram.

A capsaicina é composta por uma cadeia hidrocarbonada apolar, ou seja, com equilíbrio entre cargas negativas e positivas, enquanto a molécula da água é polar. De maneira geral, moléculas polares dissolvem polares e vice-versa, enquanto, no caso das moléculas envolvidas, a polaridade agirá contra o objetivo e apesar fará com que as moléculas de capsaicina seja espalhadas.[5]

Já que a água não neutraliza a pimenta, pode não ser boa ideia caso você tenha ingerido algo ardido, entretanto, poderá te ajudar a se livrar de moléculas soltas se estiver procurando como tirar ardência de pimenta das mãos. Em caso de pimentas especiais e extremamente fortes, é necessário tomar cuidado e evitar esse método pois, por não ser muito eficaz, poderá acabar por permitir o surgimento de queimaduras.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar ardor de pimenta das mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. ROMAN, A. L. C.; MING, L. C.; de CARVALHO, I.; SABLAYROLLES, M. das G. P. Uso medicinal da pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.) em uma comunidade de várzea à margem do rio Amazonas, Santarém, Pará, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Humanas, Vol. 6, nº 3, pp. 543-557, Belém, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v6n3/05.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  2. FIBRIANTO, K.; NURDIANI, K.; PUANDA, N. T.; WULANDARI, E. S. The influence of solid and liquid palate cleansers toward the neutralization effectiveness of chili’s spicy sensation. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, Vol. 260, 2019. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/260/1/012093/pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  3. de CASTRO, H.; F. Sabão e detergentes. Processos Químicos Industriais II, Apostila 6, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, 2009. Disponível em: http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5840855/LOQ4023/apostila6Detergentes2009%5B1%5D.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  4. PRATES, M.; M. Determinação de propriedades físico-químicas de sabões comerciais em barra para controle de qualidade. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30385448.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  5. ROHRIG, B. Hot Peppers: muy caliente! Chemmatters, American Chemical Society, 2013. Disponível em: https://www.acs.org/content/dam/acsorg/education/resources/highschool/chemmatters/archive/chemmatters-dec2013-pepper.pdf. Acesso em: 01/06/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Hannah
Queimei as mãos com pimenta malagueta triturada. Ao limpara com as mãos foi um desastre. Meu amigo dermatologista fez suas recomendações... nada adiantou, então ele sugeriu a receita muito antiga de um senhor : água gelada com muito sal numa bacia - colocar as mãos por uns minutos. MAKTUB! Foi rápido e eficaz. Sabedoria antiga. Pessoas que conheceram as propriedades farmacêuticas das plantas. Se quiser divulgar, pode ajudar.
Como tirar ardor de pimenta das mãos
Como tirar ardor de pimenta das mãos

Voltar ao topo da página ↑