Partilhar

Como tirar pintas vermelhas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar pintas vermelhas

Pode ser que tenha reparado que em sua pele apareceram algumas pintas vermelhas, são marcas pequenas de um tom avermelhado bem vivo e que aparecem de repente. Não se alarme pois estas pintas, em princípio, não são algo ruim e aparecem por diferentes fatores como a idade, a disfunção hepática ou a sobrexposição solar. O que acontece é que podem ser antiestéticas, por isso neste artigo de umComo contamos a você como tirar pintas vermelhas falando tanto das soluções naturais como das médicas.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas das pintas vermelhas

As pintas vermelhas

A primeira que deve saber é que as pintas vermelhas não costumam ser sinais de que sua saúde está em risco; os fatores que condicionam o seu aparecimento são diferentes: desde motivos de exposição solar até algumas falhas no funcionamento do seu fígado. Neste artigo de umComo contamos a você quais são as causas das pintas vermelhas para que saiba determinar a sua procedência e, portanto, o seu tratamento.

O motivo destas pintas serem de cor vermelha é devido a pequenos vasos sanguíneos que se dilatam por diferentes motivos trazendo como consequência o que visivelmente vemos como pintas desta cor. Costumam sair em locais como pescoço, costas ou peito, mas algumas pessoas têm estas pintas em outros lugares do corpo como pés, genitais, rosto, etc.

Como tirar pintas vermelhas - As pintas vermelhas

Tratamentos médicos para as pintas vermelhas

Dependendo do tamanho da pinta você deve saber que existem alguns corretores cosméticos ou bases de maquiagem que podem esconder e tapar a sua aparência. No entanto, se o que procura é eliminar as pintas vermelhas de forma permanente saiba que existem diferentes tratamentos médicos que ajudarão a conseguir isso. Para escolher o mais adequado a você, é imprescindível que consulte um especialista.

  • Cirurgia: normalmente este tratamento é recomendado para as pintas que são maiores e profundas. O médico extrai a pinta através de cirurgia e depois procede à cura da mesma dando pontos. Este tratamento pode ser doloroso e costuma deixar cicatriz.
  • Laser: é o método mais eficaz e sem dor que existe para eliminar pintas vermelhas, além de não ter efeitos colaterais.
  • Crioterapia: com este tratamento o que consegue é congelar a pinta vermelha para poder extraí-la com o mesmo procedimento usado para tirar verrugas. Esta terapia é sem dor mas seu custo é mais elevado.
Como tirar pintas vermelhas - Tratamentos médicos para as pintas vermelhas

Remédios naturais para pintas vermelhas

Se ainda não sabe bem qual escolher entre os tratamentos que comentamos, existem alguns remédios caseiros para eliminar pintas vermelhas. São tratamentos muito simples e eficazes mas que deverá fazer durante um tempo mais longo até conseguir seu total desaparecimento.

  • Óleo de rícino: Você precisará de um pouco de óleo de rícino, algodão e um pedaço de esparadrapo. Só precisa de aplicar na pinta o algodão molhado com óleo e pressionar sobre a pele com o esparadrapo; terá que trocar todos os dias o algodão e repetir o processo durante 7 dias; se não tiver melhorado, aumente o tempo de tratamento quanto for necessário. Se em 3 semanas não observar melhoras, escolha um tratamento médico.
  • Alho: Este ingrediente natural é perfeito para combater doenças da pele como as verrugas ou pintas. Terá que aplicar um pedaço de alho fresco sobre a pinta e deixá-lo colado na pele com um esparadrapo; é importante que faça isso durante a noite e de manhã lave bem para eliminar o cheiro. Faça o tratamento por 2 semanas para ver a diferença.
  • Vinagre de maçã: também é um forte aliado para ajudar a eliminar as pintas vermelhas. Só terá que molhar uma venda com um pouco deste vinagre e aplicar no local onde tem a marca; durante 3 semanas deverá fazer o tratamento e a pinta desaparecerá.
  • Maçã verde: O componente ácido do suco desta maçã trabalha perfeitamente para ajudar a combater as pintas. O truque consiste em aplicar o suco 3 vezes por dia diretamente no local a tratar. Durante 3 semanas deverá usar este remédio caseiro para ver como acaba desaparecendo.
Como tirar pintas vermelhas - Remédios naturais para pintas vermelhas

Vá ao médico nos seguintes casos

Apesar das pintas vermelhas não serem ruins para a saúde, é importante que as controle para observar a sua evolução. Seu aparecimento pode ser devido a diferentes motivos, desde aspectos mais normais a disfunções um pouco mais sérias, por isso deve controlar a vida da sua nova pinta.

Por exemplo, se aparecerem muitas pintas vermelhas de repente é importante que vá ao médico. Estas marcas aparecem na pele de forma repentina, porém, se aparecerem mais de 2 ao mesmo tempo, no mesmo momento, é sinal de que há algo em seu interior que não funciona muito bem.

O mesmo acontece quando sua pinta começa a ficar com uma forma irregular e rugosa ou quando seu tamanho é maior que 6 milímetros. Se a pinta for assimétrica também é importante que vá ao dermatologista.

Como tirar pintas vermelhas - Vá ao médico nos seguintes casos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar pintas vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tirar pintas vermelhas

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar pintas vermelhas
1 de 5
Como tirar pintas vermelhas

Voltar ao topo da página