Partilhar

Quais são as causas das pintas vermelhas

Quais são as causas das pintas vermelhas

As pintas vermelhas são pequenas protuberâncias que podem aparecer em algumas partes do corpo, como pescoço, rosto, tórax ou costas, e que se caracterizam por serem pequenas pintas comuns mas de cor vermelha forte. Seu aparecimento é repentino e também pode desaparecer do mesmo modo que apareceu. Mas isso não significa que não existam fatores que potenciem seu aparecimento, de fato, existem algumas condições que fazem com que as pintas vermelhas apareçam em nosso corpo. Neste artigo de umComo explicamos a você quais são as causas dos pintas vermelhas para que possa prevenir seu aparecimento.

Também lhe pode interessar: Como tirar pintas vermelhas

O que são as pintas vermelhas

O aparecimento de manchas ou pintas em nossa pele é sempre motivo de alarme mas fique tranquilo porque as pintas vermelhas não são, em princípio, sintomas de algo grave, só são sinais de que há algo em seu corpo que está em desequilíbrio. O nome técnico destas pintas vermelhas é Nevus Rubi ou Nevus Cherry e são a consequência do crescimento anormal de pequenos vasos sanguíneos.

As pessoas que costumam ter estas marcas cutâneas têm a pele muito branca e uma faixa de idade média. Externamente, aparecem como pequenas pintas de entre 1 e 4 milímetros que mostram um tom avermelhado e vivo; podem chegar a ter até um pequeno relevo e normalmente aparecem no pescoço, no peito ou nas costas, mas também existem casos de aparecimento nos genitais, nas pernas, nas axilas, etc.

Estas marcas aparecem de forma repentina sobre nosso corpo e não produzem nenhum tipo de dor nem incômodo, mas esteticamente percebemos que estão ali. Não são pintas que sejam graves no princípio, mas é importante ir controlando sua evolução, conferindo se ganham relevo como se crescem. Caso observe algum tipo de anomalia, é recomendável consultar um dermatologista.

Causas das pintas vermelhas

Este tipo de pinta costuma aparecer em nossa pele de forma repentina devido a algumas causas externas que fazem os vasos sanguíneos crescerem de forma anormal; isto acontece por fatores em nosso dia a dia que potenciam este desequilíbrio. A seguir detalhamos as causas das pintas vermelhas especificadas pelos especialistas:

  • Problemas hepáticos: sabe-se que um dos principais motivos do aparecimento destas marcas cutâneas é que nosso fígado não está funcionando corretamente.
  • Má alimentação: manter hábitos alimentares pouco saudáveis faz com que o organismo de uma pessoa acumule toxinas em excesso que ficam armazenadas em órgãos como o fígado ou o intestino.
  • Excesso de exposição solar: as pintas vermelhas também podem aparecer porque nossa pele recebeu muitos raios UVA. Devemos prestar atenção a isso e aprender a tomar sol de forma segura.
  • Fatores hereditários: as pintas na pele também podem aparecer por motivos genéticos, por isso se for este o caso, não há nenhum remédio para combater ou prevenir seu aparecimento.
  • Desordens hormonais: no caso das mulheres, uma das causas das pintas vermelhas se encontra nos hormônios. Em períodos de menstruação ou gravidez é provável que apareçam estas protuberâncias cutâneas que podem desaparecer do mesmo modo que apareceram.
  • Idade: o tempo e o envelhecimento do organismo também produz o aparecimento destas pintas na pele.
  • Ansiedade, estresse ou depressão: os fatores psicológicos ou emocionais também podem ser um dos fatores causadores do aparecimento destas marcas na pele.
Quais são as causas das pintas vermelhas - Causas das pintas vermelhas

Prevenir as pintas vermelhas

Agora que já sabemos as causas, podemos falar dos métodos para prevenir as pintas vermelhas. Já comentamos que um dos fatores mais comuns para que apareçam estas protuberâncias é o mau funcionamento do fígado, sendo imprescindível cuidar deste órgão para manter uma vida saudável.

Neste artigo da umComo detalhamos a você como cuidar do fígado informando a respeito da alimentação ideal e das práticas de vida recomendadas.

Mas além de causas hepáticas, este tipo de pinta também aparece por desordens alimentares ou métodos de vida pouco saudáveis, por isso se quer prevenir estas pintas anote estes conselhos:

  • Beber água abundante: pelo menos 2 litros de água são recomendados para ajudar seu corpo a estar hidratado e a eliminar as toxinas armazenadas.
  • Acrescente vegetais frescos à sua dieta: o poder antioxidante e nutritivo dos vegetais sem cozinhar são perfeitos para nos ajudar a ter um corpo saudável. A cenoura ou o aipo são ideais para tomar crus e são deliciosos.
  • Suco de limão em jejum: muito se fala dos benefícios de tomar um copo de suco de limão em jejum, pois é altamente recomendável para conseguir depurar o organismo e eliminar toxinas. Neste artigo contamos a você os benefícios de beber água com limão em jejum.
  • Proteja-se do sol: mesmo que não seja verão ou que não tenha pensado em tomar sol, é importante que seu creme hidratante diário funcione também como protetor solar, ou que antes de aplicar a maquiagem você passe protetor para evitar que o sol tenha um impato negativo em sua pele.
Quais são as causas das pintas vermelhas - Prevenir as pintas vermelhas

Quando ir ao médico

Como já dissemos, as pintas vermelhas não são ruins nem sinal preocupante da saúde de sua pele; são mais indicadoras de que há algo em sua vida que não está fazendo muito bem, ou simplesmente são as consequências de momentos de estresse, mudanças hormonais ou a pura genética. No entanto, você deve controlar este tipo de pintas e ir ao médico em situações como estas:

  • Aparecem de forma repentina e em muita quantidade: se aparecerem mais de duas pintas ao mesmo tempo, é aconselhável que vá a um dermatologista.
  • Se as bordas da pinta forem irregulares e a textura for rugosa também terá que ir a um especialista.
  • Se a pinta medir mais de 6 milímetros recomenda-se ir ao médico.
  • Se a pinta for assimétrica também é aconselhável consultar um dermatologista.
  • A cor desta pinta é de tom vermelho, se for ficando mais escura deverá ir ao médico.
Quais são as causas das pintas vermelhas - Quando ir ao médico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas das pintas vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são as causas das pintas vermelhas

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Marco
Boa tarde a mim tem me aparecido pequenas manchas mas na zona das maos, sao pequenas aparecem e desaparecem. Sera sinonimo de algo preocupante?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Marco. Este artigo explica as principais causas das manchas nas mãos, espero que te ajude: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-podem-ser-manchas-nas-maos-28854.html
MARIA EDUARDA DA CRUZ SERRÃO
E AS PINTINHAS QUE SÓ DÁ QUEIXO VERMELHAS QUE DÁ DERREPENTE?
Elton
Eu tinha essas manchas no corpo diminui o consumo de acucar e as manchas foram mudando de um vermelho claro pra roxa e secaram....Se voce esta com essas manchas pode ter certeza que o consumo de acucar ta sendo alto e pode te levar a ser diabetica...
A sua avaliação:
Maria Aparecida Cardoso Quinteiro
Eu tenho pintas vermelhas grandes.Isso é preocupante?O que devo fazer?
A sua avaliação:
ana
minhas pinta vermelhas sao nas pernas.varias delas bem pequenas .o que significa
Rayane Queiroz
Estou co minhas pernas cheio de bolinhas vermelha bem pequenos coça mais e muito difícil. começou só nas pernas agora tenho nas coxas,pés e braços e está se espalhado.ja comprei pomada passei e nada so fez foi aumentar cada vez mais. ...e ai o ki faço. ?
Márcia Teixeira
Quando vou ao banheiro e não consigo ir aos pés, daí faço forças efico com muitas pintas no rosto.séria preocupante?
Valdenice freitas
Boa noite! Gostaria de saber o pq apareceu uma pintinha bem vermelha no meu braço direito mais ou menos no meio do antebraço. To muito preoculpada. Foi de repente!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Valdenice! O melhor é mostrar essa pintinha para o seu médico. Obrigada pelo seu comentário!
Suzana
Estou com o corpo cheio de pintas vermelhas... No seio, barriga, perna, coxa, braço, virilha e até nos pés!!! Algumas estão com relevo. Não dói, só as vezes q coça... O que vocês acham que é???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suzana! Se essas pintas também lhe causam coceira, pode ser que seja algum tipo de alergia. O melhor seria mesmo consultar o seu médico. Obrigada pelo comentário!
Elis Herber
Estou com as pernas cheias de pintas vermelhas estou preocupada por q apareceram repetidamente e tenho um sisto no fígado pode ter algo a ver com isso?
Raul
Elis, não sou médico, mas o texto deixou bem claro que há uma forte relação entre o fígado e o aparecimento delas. Nele também diz que é necessário ir ao médico se aparecerem mais de duas ao mesmo tempo. Portanto, recomendo buscar essa resposta com um.

Quais são as causas das pintas vermelhas
1 de 4
Quais são as causas das pintas vermelhas

Voltar ao topo da página