PARTILHAR

O que podem ser manchas nas mãos

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 2 abril 2020
O que podem ser manchas nas mãos

As mãos são as nossas armas do dia a dia: são usadas constantemente e, por isso, não é difícil que apareçam marcas como manchas, espinhas ou feridas. Se você notou a presença de manchas nas mãos, é normal que surja preocupação sobre a origem das mesmas. A melanina é um pigmento do nosso organismo que dá cor à pele e, quando existe demasiada produção, ocorre uma hiperpigmentação da zona que provoca um escurecimento da pele. É muito comum que as pessoas de idade avançada tenham manchas nas mãos que tendem a ser mais comuns com o passar do tempo mas, além dessa, existem outras possíveis causas desse tipo de manchas escuras nas mãos. Nesse artigo do umCOMO, explicamos o que podem ser manchas nas mãos.

Também lhe pode interessar: O que pode ser mancha escura nas costas

Tipos de manchas nas mãos

Quando falamos de manchas, normalmente estamos falando de um escurecimento de uma pequena zona, de manchas marrons nas mãos. No entanto, dependendo da pigmentação, podemos encontrar manchas mais escuras ou, pelo contrário, mais claras.

A melanina é um pigmento que determina a cor da nossa pele, mas também está presente no cabelo, na íris do olho, no ouvido interno e até mesmo no cérebro. A falta ou excesso desse pigmento provoca alterações como os cabelos brancos (falta de melanina), vitiligo (menos melanina) ou manchas (excesso de melanina). É produzida pelos melanócitos na camada base da derme e, no geral, todos temos os mesmos melanócitos, salvo em alguns casos como os albinos que apresentam muito menos melanina.

Dependendo da falta ou excesso de melanina, podemos apreciar dois tipos de manchas na pele:

  • Manchas hipercrômicas: são de cor mais escura que a pele e surgem devido ao excesso de melanina.
  • Manchas hipocrômicas: possuem menos menalina e, por isso, são manchas ais claras que o tom da pele.

Normalmente, a falta de melanina é provocada por alguma patologia congênita e não aparece com o passar do tempo. Já as manchas marrons podem, sim, aparecer de repente e com o passar do tempo, devido a vários fatores que veremos em seguida.

Apenas existem dois tipos de manchas marrons nas mãos e no resto do corpo que são congênitas ou que surgem durante a infância ou adolescência: as sardas (efélides) e os sinais (nevus).

Também podem aparecer manchas vermelhas nas mãos. Nesse caso, o mais provável é que se trate de uma patologia como eczema, dermatite ou psoríase.

Manchas de sol nas mãos

As manchas de sol nas mãos são as mais comuns e podem ser de dois tipos: imediatas ou tardias. As manchas de sol imediatas aparecem porque, após períodos curtos de exposição solar (minutos ou horas), a melanina se oxida e ganha um tom mais escuro. As tardias aparecem quando existe exposição solar por períodos mais prolongados como semanas, por exemplo. Nesse caso, a pele absorve grandes quantidades de radiação que aumenta a produção de melanina.

Não se esqueça de usar proteção solar durante a exposição ao sol, quer seja curta ou longa, e mesmo quando o dia está nublado, já que os raios ultravioletas atravessam igualmente para a nossa pele. Além disso, a pele tem memória e, com o passar do tempo, podem aparecer manchas nas zonas mais expostas como o decote, a cara ou as mãos.

O que podem ser manchas nas mãos - Manchas de sol nas mãos

Manchas nas mãos na gravidez

Durante a gravidez, ocorrem muitas mudanças hormonais que podem dar lugar a uma produção de melanina superior, além da exposição solar. Nesse caso, as manchas são chamadas de cloasmas. No entanto, não representam nenhum problema e costumam desaparecer sozinhas depois do parto, quando as hormonas se vão regulando e a melanina se equilibra pouco a pouco.

Manchas de idade nas mãos

Com a idade, é muito comum que apareçam manchas marrons nas mãos maiores do que sinais. Não são motivo de preocupação, uma ve que não são graves. No entanto, se você é jovem, deve saber que esse tipo de manchas é provocado pela exposição solar ao longo dos anos. Como vimos antes, a pele tem memória e, à medida que o tempo passa, podem aparecer manchas nas nossas mãos que são explicadas por exposição solar anterior. Use sempre protetor, incluindo nas mãos.

Antigamente, estas manchas também eram conhecidas como manchas de fígado, uma vez que se acreditava serem provocadas por desequilíbrios nesse órgão. Contudo, essa informação já foi desmentida e, embora algumas doenças hepáticas provoquem manchas nas mãos, elas são diferentes das manchas de idade.

O que podem ser manchas nas mãos - Manchas de idade nas mãos

Manchas hepáticas nas mãos

Como vimos antes, antigamente se acreditava que as manchas de idade eram provocadas por problemas no fígado. Embora tenha sido provado que isso não é verdade, algumas patologias do fígado provocam manchas na pele, independentemente da idade do paciente. Isso acontece devido à função desintoxicante que o fígado tem no nossa organismo e que, ao falhar, afeta outras partes do corpo como a pele, fazendo com que apareçam manchas por uma falha na desintoxicação do organismo.

Manchas hormonais nas mãos

Assim como acontece na gravidez, quando sofremos um desequilíbrio brusco de hormônios ele pode afetar a nossa pele. A glândula pituitária produz um hormônio chamado de hormônio de estímulo melanócito que ajuda na produção de melanina. Um desnível desse hormônio pode provocar uma produção de melanina superior ao normal. Além disso, existem outos dois hormônios que também participam nesse processo, a ACTH e a lipotropina.

Manchas nas mãos por alguma substância

Quando certas substâncias caem sobre a pele e ela é exposta ao sol, os seus agentes fazem com que surjam manchas imediatamente. Estas substâncias incluem o limão, a laranja, alguns perfumes e o óleo de melaleuca que, quando aplicados na pele, podem provocar manchas em conjunto com o sol. Por esse motivo, se você utiliza algum desses ingredientes na sua pele, recomendamos que espere até sair para a rua.

Manchas que indicam câncer de pele

O câncer de pele começa se manifestando através de manchas. Normalmente, são manchas muito diferentes do resto e mudam com o passar dos dias para serem detectadas como câncer. Se você tem manchas na pele das suas mãos que apareceram de repente e são mais escuras que o normal ou possuem uma textura rugosa, ou caso você note que crescem com o passar dos dias, consulte o seu médico de imediato. Os sinais que crescem ou que são assimétricos também são um possível indício de câncer.

Para saber se você tem câncer de pele, deve ter em conta os seguintes aspectos: assimetria, cor que não é uniforme, limites não marcados, irregulares, mudam de tamanho.

Perante qualquer mancha mais escura do que o habitual, que muda de formato ou de volumem, consulte o seu médico para que ele faça um diagnóstico assim que possível. Além disso, tente sempre usar protetor solar durante o seu tempo ao sol, quanto mais alta, melhor. Se você vai à praia ou à piscina, aplique protetor sempre que sair da água, já que o produto pode perder eficácia ou desaparecer.

O que podem ser manchas nas mãos - Manchas que indicam câncer de pele

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que podem ser manchas nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que podem ser manchas nas mãos
1 de 4
O que podem ser manchas nas mãos

Voltar ao topo da página ↑