PARTILHAR

Como tirar manchas de melasma

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como tirar manchas de melasma
Imagem: vekzhivu.com

As manchas na pele causadas pelo excesso de exposição solar dificilmente são eliminadas a 100%. Porém, existem formas eficientes de clareá-las e para saber como tirar manchas de melasma o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre tratamentos para o problema.

Também lhe pode interessar: Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos

Como clarear manchas de melasma

As manchas causadas pela exposição solar também são conhecidas como cloasma, caracterizando-se pela cor amarronzada e por aparecer principalmente em mulheres com pele mais morena. O melasma surge, em especial, no rosto, pois é a parte do corpo que mais frequentemente recebe os raios solares. Porém, as manchas podem acometer ainda a região do colo, pescoço e braços.

Embora não exista uma forma de tirar as manchas de melasma em sua totalidade, hoje em dia, existem diferentes tratamentos que possuem o objetivo de clarear as manchas, tornando-as menos visíveis. Uma forma de fazer isso é não expondo as regiões manchadas ao sol e, quando for inevitável, usar sempre protetor solar. No entanto, como esses produtos não protegem a pele 100% dos raios solares é preciso ainda se valer de óculos de sol, chapéu e, quem estiver na praia, deve usar também o guarda sol.

Outro método para suavizar as manchas de melasma é usando produtos, geralmente em cremes, loções ou géis, que ajudam a clarear a pele. Eles funcionam a partir do momento que impedem algumas reações químicas responsáveis pela formação da melanina da pele. As substâncias mais comuns encontradas nesses produtos são o ácido retinóico, o ácido azelaico e a hidroquinona. O mais adequado, entretanto, é consultar um especialista antes de iniciar o tratamento com uma dessas substâncias, para se assegurar do produto mais eficiente para cada situação, pois eles também oferecem efeitos colaterais.

Como tirar manchas de melasma - Como clarear manchas de melasma
Imagem: essasmeninas.com.br

Dicas de tratamentos para melasma

Existem ainda tratamentos mais agressivos para tirar as manchas de melasma, como os peelings químicos ou a microdermoabrasão, além de métodos que se valem de fontes de luz intensa pulsada e de lasers, os quais têm o objetivo de eliminar as camadas da pele que possuem melanina em excesso. Por isso mesmo, além de serem tratamentos com muitas sessões, podem agredir a pele causando novas manchas por causa de inflamações.

Dessa forma, é preciso avaliar bem a escolha de um tratamento na hora de remover ou minimizar as manchas de melasma, bem como buscar clínicas qualificadas com profissionais experientes. No entanto, têm surgido no mercado tratamentos novos que podem prejudicar menos a pele, como é o caso do Polypodium leucotomos, o princípio ativo de uma planta originária da Costa Rica que também ajuda a proteger a pele do sol, pois contém propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

Há também receitas caseiras que podem funcionar e que são isentas de efeitos colaterais, como é o caso das máscaras. Uma delas consiste em amassar uma banana e colocá-la sobre as manchas por 15 minutos, depois, basta remover a pasta com água morna e repetir o procedimento quatro vezes por semana. Da mesma forma, indica-se usar rodelas de berinjela sem a polpa. De qualquer forma, usar protetor solar continua sendo indispensável, mesmo depois que as manchas do melasma clarearem.

Como tirar manchas de melasma - Dicas de tratamentos para melasma
Imagem: seventeen.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de melasma, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar manchas de melasma
Imagem: vekzhivu.com
Imagem: essasmeninas.com.br
Imagem: seventeen.com
1 de 3
Como tirar manchas de melasma

Voltar ao topo da página ↑