Outros medicamentos

Água inglesa: para que serve e como tomar?

Água inglesa: para que serve e como tomar?
Imagem: martaeunice.blogspot.com

A água inglesa é um medicamento tônico fitoterápico feito em laboratório que possui indicações associadas à digestão, estimulador de apetite, limpeza do útero e ciclo menstrual. Seu uso é conhecido entre as pessoas que tentam engravidar para promover uma limpeza do útero desintoxicando-o de resquícios de anticoncepcionais e outros hormônios artificiais que possam dificultar a gravidez. Para entender melhor para o que serve e como tomar água inglesa, confira este artigo do umCOMO sobre as indicações, contraindicações, usos e efeitos colaterais da água inglesa.

Também lhe pode interessar: Para que serve a Neosaldina

Índice

  1. Para que serve a água inglesa: utilidades e benefícios
  2. Contraindicações da água inglesa
  3. Efeitos colaterais da água inglesa
  4. Como tomar água inglesa
  5. Água inglesa ajuda a engravidar?

Para que serve a água inglesa: utilidades e benefícios

  • Abrir o apetite;
  • Ajuda na digestão;
  • Auxilia na recuperação de infecção urinária;
  • Cicatrização em casos de endometriose;
  • Limpeza do útero;
  • Recuperação após abortos;

A água inglesa é um composto fitoterápico líquido a partir de diferentes ervas, as quais proporcionam um gosto bastante amargo. Na sua composição está a tintura das seguintes plantas: quina amarela, calumba, centáurea menor, carqueja, losna, camomila vulgar e canela da China.

Na bula da água inglesa, explica-se que se trata de uma medicação aperiente, ou seja, que facilita a remoção de impurezas. Outra característica do fitoterápico é tonificante.

Uma das suas funções mais conhecidas é a de estimulador de apetite. As ervas quando em contato com o suco gástrico provocam a sensação de estômago vazio e consequentemente fome. Junto com isso, as mesmas ervas auxiliam na digestão ao provocarem um aumento da acidez estomacal.

O fitoterápico também é indicado para pós-abortos, uma vez que elimina todos os resquícios fetais. Para essa situação e casos de endometriose ajuda ainda na cicatrização. Mulheres grávidas não devem usar.

Água inglesa para limpar o útero

Quando se fala em remédio de farmácia para limpar o útero, há ainda quem associe o consumo da água inglesa para desintoxicar o organismo e limpar o útero. Teoricamente, ele proporciona uma limpeza hormonal, livrando o útero de resquícios de hormônios de anticoncepcionais ou indutores de ovulação e isso torna o corpo mais 'suscetível' a uma gravidez.

Água inglesa serve para descer a menstruação?

Não existem estudos que comprovem ou afirmem que a água inglesa ajude a mensrtruação a descer. Essa informação pode estar relacionada com a história de que a água inglesa aumenta o fluxo menstrual, o que tampouco tem uma comprovação. Até o momento, a explicação mais provável para essa afirmação na internet por parte de mulheres que tomaram a água inglesa é o fato de que com a limpeza do útero o fluxo venha mais intenso provocado por essa 'limpeza' do organismo.

Sugestão: 15 chás para descer a menstruação atrasada

Água inglesa emagrece?

Não existem associações ao consumo da água inglesa e o emagrecimento. O que se sabe é que o tônico provoca o apetite e pode auxiliar na digestão.

Contraindicações da água inglesa

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Colite;
  • Doença de Crohn;
  • Epilépticos;
  • Gastrite;
  • Hiperacidez estomacal;
  • Mal de Parkinson;
  • Tratamento de reposição hormonal;
  • Problemas no fígado;
  • Prolactina alta;
  • Refluxo;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Úlceras.

Apesar das indicações para quem deseja engravidar, a água inglesa é contraindicada para gestantes justamente por essa desintoxicação hormonal. Lactantes, crianças e pessoas com prolemas gástricos, intolerantes a componentes da fórmula e outras doenças citadas a cima.

Isso porque a água inglesa não deve ser combinada com demais fármacos para fertilidade. O produto é contraindicado ainda a mulheres que estiverem fazendo reposição hormonal, como com anticoncepcional e outros.

O mesmo serve a pessoas que sofrem de problemas digestivos, como gastrite e úlcera, além de prolactina alta.

Efeitos colaterais da água inglesa

Os efeitos mais conhecidos do consumo excessivo de água inglesa são:

  • Dor de cabeça;
  • Espasmos;
  • Gastroenterite;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dificuldades na visão;
  • Problemas de audição;
  • Vermelhidão.

Água inglesa aborta?

Não há estudos específicos que afirmem o efeito abortivo da água inglesa. Mas os seus usos conhecidos levam à conclusão de que a água inglesa pode oferecer riscos no desenvolvimento do feto e por isso ela é totalmente contraindicada na gravidez.

Como tomar água inglesa

Mesmo que seja um produto natural, pois é composto de ervas, é importante ter orientação médica, inclusive, quem estiver realizando tratamento para engravidar ou outro tipo associado à saúde sexual.

Na bula da água inglesa, indica-se que esse medicamento fitoterápico seja ministrado antes das refeições, em uma dosagem de 30 ml. Também é explicado que o tratamento deve iniciar no primeiro dia do ciclo menstrual, isto é, quando começa o sangramento.

Como tomar água inglesa para limpar o útero

Para quem deseja usar a água inglesa para limpar o útero, é aconselhado que faça uso do remédio por sete dias. Já quem deseja tratar a endometriose pode usar o produto por até três ciclos. Mesmo assim aconselha-se orientação médica.

Água inglesa ajuda a engravidar?

Embora na bula da água inglesa não se faça referência direta aos seus benefícios para engravidar, existem depoimentos de mulheres que afirmam ter realizado o sonho de se tornarem mães após usar o produto. Devido às indicações da água inglesa, o seu uso é aconselhado a mulheres que queiram engravidar, uma vez que limpa o organismo do acúmulo hormonal.

Como tomar água inglesa para engravidar

Para esses casos, a recomendação é que a água inglesa seja ministrada ao longo de três ciclos menstruais, em doses de 30 ml, três vezes ao dia. No entanto, é importante informar o seu médico sobre o uso do remédio, além de perguntar a sua opinião.Na bula, aliás, é indicado que seja ministrado antes das refeições, uma vez que tem a função de abrir o apetite, por isso, é tido como um tonificante.

Quem não tem esse objetivo pode tomar o remédio depois das refeições. Mesmo sendo um remédio natural não deve ser ingerido mais do que o indicado. Altas doses podem provocar enjoo, vômito, dor de cabeça, distúrbios da visão, zumbido no ouvido, espasmos e gastroenterites.

Leia também: Água inglesa faz a menstruação descer? - Urgências femininas!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água inglesa: para que serve e como tomar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
karolaine
ooe gente entao to no primeiro dia do meu ciclo e comecei a tomar a agua inglesa hoje e eu gostaria de saber ate quando devo tomar ? por que a 1 ano que eu estou tentando engravida e nao consegui pelo fato de eu ter tomado anticoncepcional por 3 anos e descubri q a gua inglesa ujuda ? e verdade ? como devo fazr ? pra engravida o mais rapido possivel ?obrigado e fico aguardando resposta
lindaci de oliveira monteiro
Como eu daria agua inglesa para uma gatinha que esta com feto morto dentro dela?
susana
nao se é uma gata vc tem que levar urgente ao veterinário antes que ela morra ela pode ter complicaçoes serias
Daiane
Olá minha menstruação acabou dia 24 será q posso tomar?desde já agradeço
Ariana al
Eh verdade q a agua inglesa diminui o sangramento
luciana
Comecei a tomar no 10 de maio o indux. Pq quero muito ingravidar este ano ainda sera quefaz mal tomar agua inglesa. Mesmo tomando o indux. To muito esperancosa pra esse dia acontecer quero muito ser mae me ajudem
Pricila lima
Queria tomar agua inglesa pois tenho endometriose, mas quando mentruo passo muito mal de colica e tomo remedio para dor tomo acido menefanico e ibobrofeno sera q passo tomar a agua inglesa e tomar os meus remedio de dor sera q nao faz mal.
Li
Olá! gostaria de saber se, tomar àgua inglesa todo mês depois do término do anticoncepcional, para fazer a limpeza do útero faz mal?
claudia
muito bom gostei demais . pode tpmar com aqua gelada .
Editor umComo.com.br
Oi Claudia, o melhor é tomar com água à temperatura ambiente. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Amand
Tem algum problema de tomar água inglesa tomando cefalexina ?
morinha souza
Oi meu nome e morinha eu to tomando a a agua inglesa ela ta dando muita fome e sono e estou mer sertindo muito enchanda isso e normal?
morgana
posso toma sem ta mestruando 2meses?e como faco p toma 30ml se n teum copo p medi
Nathália
To na dúvida dos 30 ml , não tem copo gente.
SANDRA
30 ml é uma colher de sopa, o mesmo que a tampinha do próprio produto.
Imagem: martaeunice.blogspot.com
Água inglesa: para que serve e como tomar?