Como tomar Prednisolona
O fosfato sódico de prednisolona é o princípio ativo do medicamento Predsim, comercializado também sob outros nomes como Prelone ou Prednisolon. A prednisolona é um glicocorticoide sintético, que pode ser utilizada para tratar qualquer doença de origem alérgica, autoimune ou inflamatória. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como tomar Prednisolona.
Passos a seguir:
A prednisolona está indicada para o tratamento de desordens endócrinas e reumáticas, condições alérgicas, doenças oculares, doenças dermatológicas, doenças gastrintestinais, desordens hematológicas, neoplasias, doenças respiratórias e colagenoses.
O medicamento é indicado para uso oral e a dosagem deve ser prescrita pelo seu médico, com base na doença a tratar e gravidade da mesma. Normalmente a dose inicial de Prednisolona para adultos pode variar entre 5 mg e 60 mg diários, dependendo da doença a tratar. Dependendo da sua resposta ao tratamento com o medicamento, esta dose pode ser mantida ou alterada. Para crianças a dose diária pode variar entre 0,14 e 2 mg/kg de peso. A dosagem em bebês e crianças é controlada mediante a resposta clínica e, não por fatores como a idade ou peso corporal.
Este medicamento é contraindicado a pessoas com hipersensibilidade à perdnisolona ou a qualquer componente da fórmula, em casos de infeções não controladas e infeções micóticas sistêmicas.
Durante a gravidez ou em período de lactação, o uso da perdnisolona deve ser sempre sob orientação médica e caso assim o justifique, uma vez que podem existir riscos para a mãe e o feto assim como pode passar para o leite materno.
Caso esteja tomando algum dos seguintes medicamentos: fenobarbital, fenitoína, efedrina, rifampicina, estrogênios, hipoglicemiantes, hormônios de crescimento, glicosídeos cardíacos e anfotericina B, converse com o seu médico, uma vez que podem interferir na ação da Prednisolona.
A prednisolona pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:
- Vertigem;
- Cefaleia;
- Fraqueza muscular;
- Pancreatite;
- Perda de massa muscular;
- Osteoporose;
- Alterações de humor;
- Sudorese aumentada;
- Hipertensão;
- Insônia;
- Miopatia;
- Irregularidades menstruais.
Na presença de algum destes sintomas, fale com o seu médico para uma possível redução da dose administrada, para diminuir estes efeitos indesejados.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Prednisolona, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
Conselhos
- Tome Prednisolona seguindo sempre as indicações do seu médico, quanto a doses, horários e duração do tratamento.
- Caso se esqueça de tomar alguma dose do medicamento, consulte o seu médico.