Outros medicamentos

Como tomar Prednisolona

Como tomar Prednisolona
Imagem: onofre.com.br

O fosfato sódico de prednisolona é o princípio ativo do medicamento Predsim, comercializado também sob outros nomes como Prelone ou Prednisolon. A prednisolona é um glicocorticoide sintético, que pode ser utilizada para tratar qualquer doença de origem alérgica, autoimune ou inflamatória. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como tomar Prednisolona.

Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás

Passos a seguir:

1

A prednisolona está indicada para o tratamento de desordens endócrinas e reumáticas, condições alérgicas, doenças oculares, doenças dermatológicas, doenças gastrintestinais, desordens hematológicas, neoplasias, doenças respiratórias e colagenoses.

2

O medicamento é indicado para uso oral e a dosagem deve ser prescrita pelo seu médico, com base na doença a tratar e gravidade da mesma. Normalmente a dose inicial de Prednisolona para adultos pode variar entre 5 mg e 60 mg diários, dependendo da doença a tratar. Dependendo da sua resposta ao tratamento com o medicamento, esta dose pode ser mantida ou alterada. Para crianças a dose diária pode variar entre 0,14 e 2 mg/kg de peso. A dosagem em bebês e crianças é controlada mediante a resposta clínica e, não por fatores como a idade ou peso corporal.

Como tomar Prednisolona - Passo 2
Imagem: cafebox.com.br
3

Este medicamento é contraindicado a pessoas com hipersensibilidade à perdnisolona ou a qualquer componente da fórmula, em casos de infeções não controladas e infeções micóticas sistêmicas.

Durante a gravidez ou em período de lactação, o uso da perdnisolona deve ser sempre sob orientação médica e caso assim o justifique, uma vez que podem existir riscos para a mãe e o feto assim como pode passar para o leite materno.

4

Caso esteja tomando algum dos seguintes medicamentos: fenobarbital, fenitoína, efedrina, rifampicina, estrogênios, hipoglicemiantes, hormônios de crescimento, glicosídeos cardíacos e anfotericina B, converse com o seu médico, uma vez que podem interferir na ação da Prednisolona.

5

A prednisolona pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:

  • Vertigem;
  • Cefaleia;
  • Fraqueza muscular;
  • Pancreatite;
  • Perda de massa muscular;
  • Osteoporose;
  • Alterações de humor;
  • Sudorese aumentada;
  • Hipertensão;
  • Insônia;
  • Miopatia;
  • Irregularidades menstruais.

Na presença de algum destes sintomas, fale com o seu médico para uma possível redução da dose administrada, para diminuir estes efeitos indesejados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Prednisolona, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Tome Prednisolona seguindo sempre as indicações do seu médico, quanto a doses, horários e duração do tratamento.
  • Caso se esqueça de tomar alguma dose do medicamento, consulte o seu médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Avelino Bortolon Junior
Na dose de 40mg diária, para idosos, são dois comprimidos por dia? Ou, 1 comprimido de 12 em 12 horas?
A. Uy
Uma boa matéria de como tomar o medicamento destacado!
Geovane
Pra crianças posso colocar o remédio no suco ?!
Silvani
O médico passou a dose 12.em 12 hs de predinizona 20 mg cada.pode tomar dia e noite ?
Editor umComo.com.br
Oi Silvani! Se o médico recomendou de 12 em 12 horas, não importa se é dia ou noite desde que esse seja o intervalo de tempo entre cada dose.
carina cristina ferreira
como dar esse medicamento para uma criança de 3 anos
Heloisa Helena
Qual é a duração de tempo aproximada, em média, do uso do prednisona?
Luciana Mestre
Bom dia! Gostaria de saber se o prednisona é um remédio de uso contínuo? E lendo a bula fiquei receosa pelos vários efeitos colaterais eu tenho artrite reumatoide.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciana! Você deve tomar o Prednisolona seguindo sempre as indicações do seu médico, tanto em relação à posologia como à duração do tratamento. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
maria aparecida g assis
um medico e uma enfermeira m disse q nao pode tomar a prednisona mais q 5 dias . ma minha medica m disse que tenho q toma continua pois tenho reumatimo estou confusa
Andreia
Maria, tomo prednisona uso continuo tenho doença auto imune . penso que cada caso é um caso . prednisona também é imunossupressora. e age em muitas patologias.
Luciana Mestre
Também faço uso de prednisona contínuo pois tenho artrite reumatoide
Marilucia
Levei meu filho ao UPA hoje porque ele tem bronquite aí o médico receitou predsolona pra ele só que eu perdi a receita agora não sei a hora pra darvo remédio pró meu filho ele tem dois anos de idade e pesa 14 quilos
Veronica Wilson
Gostaria de saber sobre a conveniência de ser ingerido em jejum ou com alimentos.
suranma
ja tomei uma vez,como não entendi a letra do médico me entoxiquei quase morri ,portanto tomem muito cuidado ao fazer uso desse medicamento.
Imagem: onofre.com.br
Imagem: cafebox.com.br
1 de 2
Como tomar Prednisolona