Músculos do corpo humano

Como tratar a paralisia facial

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a paralisia facial

Às vezes, não existe tratamento para a paralisia facial pois esta disfunção pode ir e voltar de forma instantânea; no entanto, para que a recuperação seja mais rápida e eficaz, podemos realizar uma série de exercícios para a melhorar. A paralisia facial pode ocorrer devido a diversos problemas de saúde, ainda que a mais comum seja a chamada paralisia de Bell; trata-se de uma disfunção do nervo facial que provoca a imobilidade dos músculos faciais. Desconhece-se a causa da mesma, mas relaciona-se com certas infecções por vírus e alguns problemas de saúde, como a hipertensão, a diabetes ou a hipercolesterolemia.

Geralmente, a paralisia de Bell atenua-se de forma espontânea e não precisa de tratamento, mas pode-se recorrer a técnicas que estimulem o funcionamento do nervo ou que tratem a possível causa da sua disfunção. Em umComo.com.br queremos ensinar você a como tratar a paralisia facial com tratamentos simples que favoreçam a recuperação dos nervos e músculos do rosto.

Também lhe pode interessar: Como tratar o cheiro de suor
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem que fazer se ocorrer uma paralisia facial é ir ao seu médico rapidamente. A paralisia facial pode ser um sintoma menor derivado geralmente de uma infecção viral ou pode se tratar de um sinal relativo a uma doença mais séria como, por exemplo, um tumor cerebral, um acidente cardiovascular ou outras condições de gravidade. O médico deve determinar a causa da paralisia e uma vez detectada, tratar o que a causou.

Diagnosticado o motivo da paralisia e tratada a sua causa, pode-se começar a tratar a paralisia como tal. O médico pode indicar a você técnicas que ajudem a melhorar a função do nervo para recuperar a mobilidade, dependendo da causa que a provocou.

Quando o seu médico não proporcionar a você soluções para o seu caso específico e indicar que deve esperar que se recupere por si mesma, pode começar a utilizar uma série de técnicas para acelerar o processo.

Como tratar a paralisia facial - Passo 1
2

O seu médico pode prescrever uma série de medicamentos que podem ajudar a melhorar e a prevenir as causas e sintomas da sua paralisia facial. No geral, pode indicar que tome o seguinte:

  • Anti-inflamatórios: o médico pode prescrever prednisona, um corticosteroide indicado para desinflamar o nervo facial e melhorar o seu funcionamento. Sobretudo na paralisia de Bell, o inchaço do nervo é o que provoca a imobilidade muscular. Também ajudará você com a dor que pode causar.
  • Antivirais: se o médico suspeitar que o problema pode ser provocado por uma infecção viral, pode recomendar antivirais. O mais frequente é o Aciclovir, indicado para tratar o vírus da herpes e a paralisia de Bell. O vírus da herpes simples (o que provoca a herpes labial) é um dos que com mais frequência pode gerar paralisia de Bell.
  • Analgésicos: é comum que a paralisia facial provoque dor. Por vezes, o médico pode prescrever analgésicos para eliminar o desconforto e poder seguir uma vida normal.

Lembre-se que estes fármacos devem ser prescritos única e exclusivamente por um médico uma vez avaliado o motivo da paralisia.

Como tratar a paralisia facial - Passo 2
3

Para tratar a paralisia facial também pode tentar melhorar o funcionamento dos seus músculos faciais com a ajuda de alguns cuidados específicos, remédios caseiros e certos alimentos. De seguida, vamos dar para você uma lista do que pode servir de ajuda:

Cuide dos seus olhos

Os olhos dos pacientes com paralisia de Bell e outros tipos de paralisias faciais costumam sofrer de coceira, secura e irritação. Isto ocorre muitas vezes, porque o olho não se pode fechar completamente. É importante ter cuidado para que não fiquem repletos de partículas estranhas ou bactérias.

Calor para a dor

Pode aplicar calor úmido na zona afetada para melhorar a circulação sanguínea e diminuir a dor.

Vitaminas para o sistema imunológico

Por vezes, algumas paralisias podem ser causadas por doenças que danificam o sistema imunológico ou por vírus que se alimentam de organismos debilitados. Os danos nos nervos são o motivo da paralisia facial, entre outras coisas. Se melhorarmos o nosso sistema imunológico, vamos melhorar e estimular o funcionamento de nosso sistema nervoso. Para isso, podemos incorporar na nossa dieta alimentos que contribuam com vitaminas e minerais do grupo B12, B6 e zinco.

Alimentos do grupo B12

  • Fígado
  • Frutos do mar
  • Carne
  • Ovos
  • Leite
  • Cereais

Alimentos do grupo B6

  • Abacate
  • Banana
  • Carne
  • Nozes

Alimentos com zinco

  • Porco
  • Cordeiro
  • Frango

Ervas para melhorar o sistema imunológico

Pode experimentar algumas infusões com ervas que reforçam o sistema imunológico, como por exemplo:

  • Equinácea
  • Selo de Ouro

Estes são dois exemplos. Consulte a sua loja de produtos naturais de confiança e fale sobre o seu problema e a planta que você prefere.

Caiena

A pimenta caiena aumenta a circulação sanguínea periférica, sobretudo nos nervos do rosto e cabeça. Isso faz com que o nervo afetado melhore o seu funcionamento normal. Existem comprimidos com cápsulas em lojas de produtos naturais. Se sofrer de hipertensão, deve consultar o seu médico já que podem aumentar a tensão arterial.

Como tratar a paralisia facial - Passo 3
4

Deve saber que, nos dias de hoje, também existem alguns tratamentos alternativos que podem ser úteis para tratar a paralisia facial. De qualquer forma, antes de começar a praticar algum deles, em umComo recomendamos que você consulte seu médico para que lhe indique se é ou não adequado para a sua situação.

Biorretroalimentação

Trata-se de uma técnica que se utiliza para controlar as funções fisiológicas do corpo humano. A biorretroalimentação permite que o indivíduo tenha consciência de funções biológicas que em condições normais não percebe, como a pressão arterial ou o ritmo cardíaco. Um dos objetivos desta técnica é compreender e controlar o seu corpo, por isso pode ajudar na recuperação da função muscular perdida.

Fisioterapia

Treinar os seus músculos faciais para recuperarem a sua mobilidade pode acelerar a sua recuperação. Existem fisioterapeutas especializados em paralisias faciais, consulte o seu médico ele saberá indicar-lhe o mais adequado.

Massagens faciais

Massagear o rosto melhora a circulação sanguínea, o que pode ajudar em alguns casos de paralisia. É recomendável que vá a um profissional e lhe explique o seu caso, mas se decidir praticá-la você mesma com a ajuda de um familiar, se informe primeiro dos movimentos e a pressão que deve aplicar para não piorar o quadro.

Acupuntura

A acupuntura pode ser uma ótima alternativa para a paralisia facial. Esta técnica estimula músculos e nervos e pode aliviar a dor. Escolha um profissional experiente.

Estimulação elétrica

Pode ser uma técnica muito eficaz, mas deve consultar um médico antes de se submeter a ela. O médico determinará se é adequada para o seu tipo de paralisia. Deve ser realizada por um médico especializado.

Como tratar a paralisia facial - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a paralisia facial, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O estresse pode causar paralisia de Bell. Lembre-se de descansar as horas suficientes e levar a vida com mais calma.
  • Pode praticar técnicas de relaxamento para prevenir ou minimizar os efeitos da paralisia de Bell.
  • Praticar exercício e uma boa alimentação podem prevenir a paralisia de Bell, entre muitas outras coisas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
JAILMA
QUAL O TIPO DE MASSAGEM MAIS EFICAZ PARA DERRAME FACIAL?
1 de 5
Como tratar a paralisia facial