Tratar uma queimadura menor

Como tratar queimadura de ferro de passar roupa

Como tratar queimadura de ferro de passar roupa

Passar roupa é uma tarefa que, por si só, pode ser incômoda ou aborrecida para muitas pessoas, mas além disso, é uma atividade que deve ser realizada com cuidado pois à mínima distração podemos acabar com uma queimadura, um acidente doméstico bastante comum. Este tipo de lesões costuma ser de primeiro ou segundo grau, por isso identificá-las e saber as medidas a tomar para um rápido tratamento será bastante importante se quisermos melhorar o mais rápido possível. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você em detalhes como tratar queimadura de ferro de passar roupa com eficácia.

Também lhe pode interessar: Como tratar queimaduras de cigarro
Passos a seguir:
1

Perante uma queimadura é sempre necessário avaliar se a mesma é uma lesão menor, ou seja, uma queimadura de primeiro grau ou uma de segundo grau que seja menor na palma de uma mão, ou se se trata de uma lesão importante que requeira atenção médica imediata, como as queimaduras de segundo grau de grande tamanho ou as de terceiro grau. Caso tenha certeza que a queimadura de ferro é leve, poderá tratá-la sem problema em casa. Para queimaduras de segundo grau e ampla extensão ou queimaduras de terceiro grau, será importante ir imediatamente ao médico.

2

Para começar a tratar uma queimadura de ferro de passar roupa a primeira que devemos fazer é aplicar água fresca na lesão durante 5 minutos, o melhor é deixar a água da torneira correr sobre a zona afetada. Isto ajudará a acalmar o ardor, a reduzir a inflamação e também a limpar a ferida e nos permitir avaliar o dano.

É importantíssimo NÃO aplicar gelo ou compressas geladas, pois estas poderão aumentar o incômodo e piorar a dor. Se a queimadura tiver bolha, o que indica que é de segundo grau, é importante não estourar, deixe que a mesma diminua por si mesma ou poderia causar uma lesão maior à sua pele.

Como tratar queimadura de ferro de passar roupa - Passo 2
3

Após molhar a zona, deixe secar sozinha ou utilize uma gaze para retirar o excesso de umidade. Este é um bom momento para avaliar os possíveis danos. Caso detecte que a queimadura é grave, então vá imediatamente ao médico.

Se a queimadura for leve, é hora de aplicar um remédio para acalmar a dor e o incômodo e favorecer a cicatrização. Pode usar:

  • Um creme especial para queimaduras de venda livre, que pode ser conseguido em qualquer farmácia.
  • Se não dispõe de um creme, se recomenda esfregar sobre a queimadura polpa de aloe vera, um excelente remédio caseiro que ajudará a cicatrizar, favorecendo a recuperação da pele. Só deverá cortar uma folha de aloe vera ou babosa e extrair a sua polpa, que tem uma aparência similar à de um gel.
  • A vaselina também é uma opção indicada para tratar queimaduras do ferro de passar roupa, pois ajuda a hidratar a pele e a melhorar a lesão.
Como tratar queimadura de ferro de passar roupa - Passo 3
4

A recomendação é que as queimaduras leves cicatrizem ao ar livre, sem cobrir. Mas caso tenha a queimadura em uma zona que você esfrega frequentemente com outros objetos, como a mão ou o pé, é conveniente cobrir a lesão com uma gaze na hora de realizar tarefas que possam produzir uma infecção na ferida; por exemplo, cozinhar, manipular certos objetos, etc. Não se recomenda cobrir a lesão com maquiagem, pois isto poderia conduzir a uma infecção importante.

5

Recomenda-se aplicar o creme, aloe vera ou vaselina na zona afetada de 2 a 3 vezes ao dia, sempre lavando previamente a área com água e sabão de pH neutro até que a lesão comece a curar. Caso a mesma apresente sinais de infecção será importante visitar um médico o quanto antes.

6

Tem dúvidas a respeito de se a queimadura com ferro de passar roupa é grave ou não? Nestes casos é imprescindível visitar um médico:

  • Se a queimadura tiver um tamanho maior que a palma de uma mão.
  • Se a mesma é em uma zona delicada como o rosto ou os genitais.
  • Quando se apresenta muita vermelhidão e dor.
  • Se a pessoa afetada tem febre após a queimadura ou se encontra em estado de choque.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar queimadura de ferro de passar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Joao
Tenho 9 anos e minha queimadura parece ser grave ela esta roxa em linha reta e os lados estao muito vermelhos
Aliette
Depois da radioterapia por um sarcoma na coxa, a cicatrização abriu. Meu médico mandou passar dermazine, examinou e disse que era assim mesmo, pois teve depois da pele escura, bolhas que se abriram ficaram vermelhas, alguns locais esbranquiçadas e outros já descascando. Por ser local atrás da coxa e o corte cirúrgico ter sido de quase 1 palmo tem sido muito doloroso. Passaram-se já 3 semanas e ainda uma parte vermelha que arde bastante. Faço curativo pelo menos umas 4 vezes por dia e tomo banho com sabonete de glicerina. Meu médico diz que é assim e que esta indo bem, mais acho que já tem mais de 3 semanas. O médico falou que mesmo quando acaba as séries de rádio o corpo ainda mantém internamente por mais 1 mês os seus efeitos . Comprei o Tegum, mais não sei se posso passar, pois tem uma parte que ainda está bem vermelha e tem local que até sangra, devido ao andar ou até mesmo no final do banho. Estou procedendo corretamente? Posso passar o Tegum mesmo usando o dermazine? Grata.
1 de 3
Como tratar queimadura de ferro de passar roupa