Problemas cervicais

Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz

Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz

Hoje em dia é muito comum ter contraturas na região do trapézio. A vida sedentária, muitas horas diante do computador, artrose cervical, golpes ou hérnias cervicais ou desequilíbrios estáticos da coluna cervical (escoliose, hiperlordose, cifose) podem fazer com que nos apareça, de repente, uma dor muito incômoda na região do músculo trapézio. A seguir vamos dar alguns conselhos para tratar a contratura do trapézio com remédios naturais e com medicação.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma contratura cervical
Passos a seguir:
1

O primeiro que você deve fazer para tratar as contraturas do trapézio é a aplicação de frio na região afetada. O mais recomendável é que pegue um pacote de ervilhas congeladas e coloque dentro de uma bolsa, para evitar queimar a pele. Aplique a bolsa durante períodos de 10 minutos e depois retire-a e deixe repousar a região afetada durante 30 minutos. Você pode fazer isso durante todo o dia até que a dor tenha desaparecido.

Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz - Passo 1
2

Alongamentos diários. Se você tem contraturas e contrações do trapézio de maneira habitual, o mais provável é que tenha lesionado esta região sem dar-se conta. Para isso recomenda-se fazer alongamentos todas as manhãs ao levantar-se e também ao meio-dia para descarregar a zona. Os alongamentos mais adequados para a região do trapézio são os que você pode ver na imagem. Para vê-la em tamanho maior, basta clicar nela.

Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz - Passo 2
3

Um remédio natural chinês para tratar a contratura cervical é o de envolver a raiz de gengibre com folhas de couve e assar no forno durante uma hora. Uma vez feito isto, corta-se a raiz em pedaços. Colocamos as rodelas quentes na região onde temos a dor e prendemos com uma gaze. Deixamos pelo menos durante 20 minutos.

4

A medicação mais adequada para tratar uma contratura cervical é tomar ibuprofeno, já que suas propriedades anti-inflamatórias são muito boas para esta lesão. Tome um comprimido a cada 8 horas, e não consuma esta medicação por mais de 10 dias seguidos. Fale com o seu médico, pois é recomendável tomar Omeprazol para evitar lesões estomacais. Também pode aplicar um relaxante muscular na região do trapézio após fazer qualquer exercício que afete esta área do corpo.

Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz - Passo 4
5

Tratamento de fisioterapia. É uma das formas mais adequadas para tratar a contratura do trapézio. Normalmente utiliza-se duas técnicas: a de contato, a partir de alongamentos na região da contratura e a de eletrodos. Esta combinação costuma ajudar muito.

Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz - Passo 5
6

Se as contraturas do trapézio são consequência de um sobre-esforço na academia, recomendamos as seguintes rotinas:

  • Antes da cada exercício: fazer 6 repetições muito devagar com pouco peso, para que o músculo se esquente. Não fazer isto é a forma mais fácil de que a lesão reapareça.
  • Limitar o peso que levante: É preferível fazer séries com contrações de 3-5 segundos com um peso médio do que fazer contrações de 2 segundos com um peso maior. Se você força a região sem estar curado 100%, irá piorar.
  • Melhore sua técnica: todos os exercícios que você está fazendo estão sendo realizados com a técnica adequada. Uma má técnica é o principal motivo de uma lesão.
Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte o seu fisioterapeuta ou médico, já que ele dará o tratamento mais adequado.
  • As contraturas do trapézio se não são tratadas MUITO BEM E A TEMPO reaparecem de vez em quando.
  • Para reduzir as lesões musculares é recomendável beber muita água.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Thereza Albuquerque
Mto bom , não fosse a minha duvida qto ao tratamento com gelo ou quente. A Internet ,de um modo modo geral ,insiste em recomendar gelo e a minha fisioterapeuta e a clinica onde faço tens e ultra som recomendam compressa quente. E agora , o que aplicar no meu trapézio?
Marcos
Alongamento em um músculo contraturado? não irei aumentar ainda mais a tensão do lugar? as fibras intrafusais já estão tensionados de maneira crônica. causadas por uma Hiperatividade do motoneuronio gama... eletro analgesia até concordo, mas alongamento discordo plenamente.
Fernanda
Olá Eu estava na academia fazendo o movimento de abdução de ombros. Quando terminei, fui agachar para pegar um negócio e senti uma fisgada forte no trapézio do lado esquerdo, quase próximo à coluna. Na mesma hora a dor irradiou, e como consequência eu comecei a alongar muito o pescoço e nuca, para tentar soltar a musculatura. Tomei analgésicos e Flanax, em dois dias eu já estava bem melhor. O problema é que, por achar que eu já estava melhor, no segundo dia de lesão, eu dormi de mal jeito. Acordei com o pescoço todo travado, com muita dor na cervical. Meu ombro direito está ligeiramente mais caído do que o esquerdo, e a lesão foi do lado esquerdo. Hoje, estou no oitavo dia após a lesão. O trapézio praticamente não doi nada, mas sinto uma dor terrível na base do crânio do lado esquerdo. As vezes incomoda a garganta. A dor é latejante e vai pra cabeça, mal posso encostar no local que doi mais ainda. Não tá inchado, nem vermelho e não sinto o pescoço rígido. Somente a dor forte. Qndo deito doi mais ainda, me sinto melhor sentada ou de pé. A hora que acordo é qndo mais doi. Meu colchão é ortopédico, já tentei dormir no chão, usar travesseiro para cervical mas todas as posições eu sinto latejar qndo deito. Eu não consigo mexer o pescoço pra nenhum lado, principalmente olhar para baixo. Os braços mexo tranquilamente, consigo até levantar os ombros. Hoje a dor não irradia mais. Coloco bolsa de água quente e me alivia muito, mas alguns dizem que tem que ser gelo. Estou tomando ibuprofeno. O que me preocupa é que não estou no meu país, e se eu precisar de atendimento e exames irei gastar entre 5 e 8 mil dólares e não tenho essa condição. O que pode ser? Quanto tempo demora para que essa dor passe? Por favor me ajude. Muito obrigada.
Glenda
A melhor forma de ser feito é utilizar o calor antes de fazer exercícios ou alongamentos com o paciente e após treino ou exercício usar o gelo. O calor para relaxar a dor no local e para aquecer a fibra muscular para o exercício e o gelo para prevenir uma provável dor que pode ser causada ao fazer exercício e para fazer uma vasoconstrição do hematoma. Mas o gelo é mais indicado para as primeiros 24hrs da lesão após esse período a utilização do calor é muito mais eficaz na regeneração da fibra muscular. Ambos usados da forma explicada tem uma recuperação mais satisfatória. Beijos Obs: ao um fisioterapeuta sabe a melhor conduta a ser feito no caso de lesões musculares.
Alex
Cara ! Gelo?!?!?!?! Tá loco ?!? Gelo só pra contraturas causadas tipo em esportes, e na hora que acontece. Depois de um tempo é calor. Cuidado quem lê isso !!!
Vania Corrêa-Educadora Física.
Alex você está equivocado! O calor vai acelerar ainda mais a inflamação! O CORRETO É FRIO!!! Parabéns a matéria.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vania, muito obrigada valeu!
1 de 6
Contratura do trapézio - tratamento rápido e eficaz