Partilhar

Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 março 2018
Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas

Você sente dor nas costas cada vez que tosse? Quando este sintoma respiratório surge, pode permanecer por bastante tempo e até provocar outros incômodos consequentes. A dor de garganta, nariz e peito são muito habituais, mas nas costas são menos frequentes, o que nos faz suspeitar da existência de outro problema. No entanto, você deve ter em conta que existem muitas razões que explicam a dor nas costas ao tossir, quer seja na zona superior ou na lombar, como o excesso de tosse, contraturas ou pneumonia. Pode ser algo leve que se resolve rapidamente ou algo mais grave que requer atenção médica.

Por este motivo, no umCOMO indicamos as possíveis causas que respondem à questão "dor nas costas ao tossir, o que pode ser?" e recomendamos que você consulte um médico para ele avaliar o seu caso.

Também lhe pode interessar: Causas da dor nas costas

Dor nas costas ao tossir e respirar fundo: causas

São muitas as possíveis causas desse problema. Contudo, essas são as principais causas da tosse e dor nas costas:

  • Excesso de tosse seca ou produtiva.
  • Nós e contraturas musculares.
  • Pneumonia.
  • Areia ou pedras nos rins.
  • Fissuras nas costelas
  • Endometriose

De qualquer forma, como caso é diferente e sendo possível que existam outras causas para este problema, recomendamos que você consulte o médico o mais rápido possível para fazer uma bateria de exames. Ele fará um diagnóstico profissional e recomendará um tratamento adequado para a sua condição. Em seguida, explicamos cada uma das possíveis causas da dor de costas ao tossir.

Excesso de tosse

Tanto em casos de tosse seca como de tosse produtiva ou com catarro, a verdade é que tossir muito e forma constante acaba por produzir vários incômodos, até ao momento em que acalma e eles desaparecem.

A tosse provoca um aumento da pressão no tórax e os tendões dessa zona podem ficar tensos, sobretudo se a tosse é muito seguida e impede o repouso e recuperação dessa mesma tensão e pressão. Assim, isso pode facilmente fazer com que você sinta dor nas costas quando tosse. No entanto, fique tranquilo, já que a dor desaparecerá conforme você recupera do problema que está causando este sintoma.

Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas - Excesso de tosse

Contratura muscular nas costas

Se você tem uma contratura nas costas, sobretudo se é severa, cada vez que tosse sentirá fisgadas ou pontadas nessa zona. Esse problema pode ocorrer em qualquer zona das costas, em cima ou em baixo, ou seja, nas dorsais ou nas lombares. Quando este sintoma respiratório provoca espasmos nos músculos, a dor afeta o ponto exato do problema muscular.

Isso acontece porque a musculatura das costas intervém em todo o movimento produzido pela tosse e, se alguma parte das costas está tão tensa que formou um nó ou contratura, a tensão muscular aumenta tanto que dói.

Neste caso, é necessário que, além de visitar um médico para que ele te ajude a tratar a tosse, você consulte um fisioterapeuta para que ele avalie as suas costas e ajude a solucionar o problema da contratura muscular.

Pneumonia

Este problema respiratório ocorre quando existe uma inflamação e infecção no tecido pulmonar, normalmente causada por bactérias mas podendo também ser resultado da presença de vírus e fungos. A pneumonia é um problema sério que requer tratamento para que não piore em pouco tempo, sendo necessário consultar um médico perante sintomas como dificuldade respiratória.

A tosse é um dos sintomas mais persistentes desta doença. Assim, com o espasmo muscular que a tosse provoca e a própria inflamação desta zona do tórax, é possível que você sinta dor nas costas quando tosse.

Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas - Pneumonia

Fissura nas costelas

É provável que você não sinta apenas dor ao tossir, mas também se esteja perguntando "dor nas costas ao respirar, o que pode ser?", já que o movimento da caixa torácica ao respirar, sobretudo fundo, e a tosse fazem com que você sinta dor na parte inflamada que rodeia a costela fissurada.

Embora não esteja fraturado, um osso com uma racha severa como é o caso da fissura, é doloroso, embora um pouco menos, o que inclui a tosse com dor nas costelas.

Além disso, quando este sintoma respiratório se torna muito persistente e severo, é possível que se chegue a fissurar uma costela com o esforço dos pulmões e com a força de cada espasmo.

Neste caso, também é essencial que você consulte o seu médico assim que possível, já que este tipo de lesão pode levar algum tempo a curar devidamente. Caso você ignore o problema e não descansar corretamente, a condição pode piorar facilmente.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra a resposta - Dor nas costas e falta de ar, o que pode ser?

Cálculos renais

Os cálculos renais ou pedras nos rins são outra das possíveis causas da dor nas costas ao tossir. Se você tem este problema avançado, seguramente sente dor de forma quase constante, já que produz cólicas nefríticas de forma pontual e, ao tossir, provoca dor intensa na zona.

Caso o problema esteja começando e você apenas tenha areia ou pedras muito pequenas, é possível que não sinta dor de forma habitual mas que sinta dor nas costas ao tossir, especialmente na altura dos rins. Na verdade, o que você sente é dor de rins e da musculatura envolvente, mais do que nas costas em si.

Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas - Cálculos renais

Endometriose

Por último, outra causa da dor nas costas quando tosse é a endometriose que apenas afeta mulheres. A endometriose ocorre quando esta parte interna do útero cresce fora do mesmo, em qualquer parte próxima do abdômen. O endométrio se prepara para uma gestação e se expulsa durante a menstruação caso ela não ocorra, sendo formado todos os meses durante o ciclo menstrual. Logo, o problema pode surgir durante toda a vida reprodutiva da mulher.

Um dos sintomas que alertam para a existência deste problema de saúde é a dor na lombar ao tossir ou no abdômen, no ponto em que o endométrio se formou fora do útero. A dor pode ser sentida ao fazer esforços como correr, fazer exercício físico ou até mesmo tossir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas

O que lhe pareceu o artigo?

Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas
1 de 4
Dor nas costas ao tossir, o que pode ser? Causas

Voltar ao topo da página