menu
Partilhar

Como eliminar uma contratura muscular

Como eliminar uma contratura muscular

De certeza que muitos de nós já sofremos uma contratura em qualquer lugar do nosso corpo. Normalmente, estas situam-se nas costas, mais frequentemente na parte superior: pescoço e ombros. Neste artigo, ensinamos-lhe os passos a seguir para conseguir eliminar essa contratura do músculo que tanto incomoda. Para tal, necessitará de um familiar ou amigo para que lhe faça a massagem. Mas uma massagem não será suficiente. Terá de repetir estas massagens e tem ainda de fazer exercício físico para tonificar os seus músculos e evitar que estes se danifiquem. Confirme se se trata de uma contratura ou de uma distensão.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Quando devo ir ao fisioterapeuta
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer é relaxar o seu corpo antes de receber a massagem nas costas, porque se trata de uma massagem em que o objetivo é relaxar esses músculos que estão contraídos, mas não se trata de uma massagem suave, pois a finalidade é eliminar a contratura. Assim, recomendamos-lhe que, antes de receber a massagem, tome um duche com água quente.

2

Depois do duche, deve secar-se bem com uma toalha e, depois, deve colocar-se numa maca. Se não tem uma, deite-se virado para baixo na cama ou no sofá, sem roupa na parte superior do seu corpo. Assim, a pessoa que lhe vai fazer a massagem poderá trabalhar melhor e as fricções e técnicas de massagem serão mais eficazes.

3

A pessoa que lhe dará a massagem deve untar as mãos com creme ou loção e esfregar as mãos uma na outra um pouco antes de lhe tocar (partindo do pressuposto de que você é a pessoa que vai receber a massagem).

4

Seguidamente, tem que fazer fricções por todas as costas do doente, devendo ter em atenção as áreas em que se notam mais as contraturas e que estão sujeitas a mais tensão, as quais lhe podem doer ou não. A direção das fricções deve ser do pescoço para a parte inferior das costas do doente.

5

O passo seguinte é amassar as costas do doente, como se estivesse a amassar pão. Com este movimento, é possível trabalhar mais os músculos. Para fazer este movimento, a pessoa que dá a massagem tem que colocar as suas mãos em forma de "L", ou seja, o dedo polegar a 90º em relação aos outros quatro dedos da mão (que devem estar juntos). O movimento consiste em que os quatro dedos de uma mão levem a pele e os músculos até ao dedo polegar da outra mão e vice-versa, como se estivesse a torcer a massa muscular.

6

Se, ao realizar este amassamento, notar áreas mais tensas e com contraturas musculares, deve insistir neste amassamento com um pouco mais de pressão. Também nesses pontos em que a tensão está aumentada e que o doente se queixa de dor, deve aplicar-se uma pressão em modo de pinça, feita com o dedo indicador e o polegar de uma mão (caso consiga agarrar o ponto) ou de modo mais sensível, aplicando uma pressão com um dos dedos em cima do ponto (que é conhecido por ponto de gatilho). Deve manter a pressão durante 90 segundos, enquanto o doente respira de modo suave e profundo.

7

Deve repetir o processo anterior em cada um dos pontos de gatilho que o doente tenha.

8

Depois de massajar todas as costas, a pessoa que dá a massagem tem de fazer fricções por toda a superfície cada vez com menos pressão e, assim, ir terminando a massagem.

9

Para finalizar, deve tapar o doente com uma toalha e deve esperar alguns minutos nesta posição antes de se levantar. Isto acontece porque o seu corpo está relaxado e poderia enjoar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar uma contratura muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Para tratar as contraturas, também pode aplicar uma massagem aos nódulos nessas áreas mais tensas.
  • Uma vez finalizada a massagem, o doente deve estirar os músculos do corpo ou, pelo menos, da parte que foi massajada.
  • É muito importante fazer exercício físico e ter uma boa alimentação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
OmarAmaral
Fui agredido. Tenho 80 anos. Na emergência do Hospital,após alguns exames foi constatado estar com uma forte contratura dorsal. Como eliminar essa contratura? Quanto tempo leva o tratamento ? Sinto dores terriveis após 5 dias que sofri a agressão. Grato
Lurdes Monteiro
Estou desesperada pois sofro de contratura muscular à quase dois anos. Estou a fazer fisioterapia, injeções, infiltrações e até ja fiz mesoterapia e nada me resolve. O que devo fazer? Obrigada
Paulo
Muito bom! Como não tenho quem me massageie, faço massagem apoiando as costas contra a superfície boleada do portal. Claro que não é a mesma coisa, mas funciona.
eliana
estou com contratura muscular , nas costas e a dor está sendo insuportável, já é o terceiro dia, estou fazendo fisioterapia, quantos dias leva para sair ador?

Como eliminar uma contratura muscular
Como eliminar uma contratura muscular

Voltar ao topo da página