PARTILHAR

Qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular

Embora se tratem de duas lesões musculares similares, na verdade existem diferenças entre as características básicas de cada uma. Tanto a contratura como a distensão são produzidas nos músculos, e ambas originam dor forte e mal-estar geral em quem as sofre. Mas para diferenciá-las entre si e poder atuar corretamente, leia este artigo. Em umComo.com.br explicamos-lhe qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular.

Também lhe pode interessar: Como tratar distensão muscular
Passos a seguir:
1

A contratura muscular, como seu nome indica, é uma lesão que se produz nos músculos. Consiste em uma contração que permanece com o tempo, uma contração que não provoca outro tipo de mal-estar no músculo.

2

Com a contratura muscular, o processo natural dos músculos baseado no relaxamento-contração dos mesmos é alterado. O músculo permanece em uma contração constante, que se mantém.

3

Com a contratura muscular produz-se a inflamação e rigidez do músculo, criando a sensação de ter uma bola dentro dele. Isso provoca uma dor constante em quem o padece, além da rigidez total da zona afetada. Você pode ver no nosso artigo como curar uma contratura muscular, pode ver boas recomendações para aliviar esta condição e favorecer a sua recuperação.

4

A distensão muscular é bem mais severa que a contratura, pois provoca a ruptura das fibras que compõem os músculos. Em função do tamanho das fibras, a distensão pode originar mais ou menos dano e a recuperação também será mais ou menos lenta, embora no geral a regeneração do tecido danificado tenda a ocorrer em um período de tempo de 21 dias aproximadamente. No seguinte artigo pode ver todos os sintomas da distensão muscular.

5

As fibras dos músculos encontram-se agrupadas em pacotes envolvidos por uma capa fina envolvente. Dependendo do que se rompe, se esta capa ou alguma das fibras musculares, assim será caracterizada a distensão.

6

A distensão costuma ser provocada por movimentos muito fortes e bruscos. Geralmente, ela acontece em atletas pelo esforço muscular constante que realizam. Este tipo de lesão é bem mais severa que uma contratura e nos exames realizados pelo especialista é fácil de ser detectado.

7

A distensão costuma ter um desenvolvimento de aproximadamente 21 dias, processo durante o qual se passa por fases muito diferentes. A distensão produz muita dor e a imobilidade total da zona afetada. Aconselha-se colocar muito gelo na zona para acalmar a dor provocada pela ruptura da fibra muscular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte sempre um especialista.
  • Não deixe de fazer exames para detectar que problema você tem.
  • Não se automedique e siga sempre os conselhos do médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular
Qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular

Voltar ao topo da página ↑