Outros Costas e dor de pescoço

É bom estalar as costas?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
É bom estalar as costas?

Para muitos, é muito comum escutar o estalar de suas articulações ao realizar alguns movimentos e, inclusive, podem chegar a estalá-las de propósito. No caso das costas, muitos encontram alívio à dor ou mal-estar ocasionado por uma má postura, pela perda de uma faixa de movimento ou pelo estresse ao fazer estalar suas vértebras. No entanto, existem opiniões encontradas com respeito aos benefícios que isso possa ter. Pensando nisso, no umComo listamos algumas vantagens e desvantagens desta prática para que possa saber se é bom estalar as costas?

Também lhe pode interessar: Como estalar as costas

Índice

  1. Por que as costas estalam?
  2. Vantagens de estalar as costas
  3. Desvantagens de estalar as costas
  4. Então, é bom estalar as costas?

Por que as costas estalam?

Antes de avaliar o benefício ou não de fazer estalar as vértebras (ou de que estalem de maneira involuntária) é importante entender o processo que faz com que isto ocorra. Não só a coluna, mas todas as articulações, fazem esse som característico pela mesma razão: porque estão cobertas com uma substância chamada líquido ou fluído sinovial, encarregado de protegê-las e lubrifica-las.

Ao fazer certos movimentos, os gases contidos no líquido sinovial agrupam-se em forma de borbulhas e estouram, gerando o conhecido estalido. Geralmente, associa-se o som com algum tipo de "reajuste" das articulações envolvidas, mas trata-se somente do ruído que geram os gases ao estourar.

Os estalos articulares são mais frequentes em mulheres, em primeiro lugar porque em termos gerais temos mais flexibilidade que os homens (e, portanto, uma faixa de mobilidade maior) e também menos volume muscular, por isso as articulações são mais vulneráveis.

É bom estalar as costas? - Por que as costas estalam?

Vantagens de estalar as costas

É bom estalar as costas por várias razões:

  • Libera a tensão acumulada na zona, gerando alívio imediato.
  • Quando o trabalho se faz com um especialista, aumenta a faixa de movimento nas vértebras que padecem de rigidez,
  • Um bom trabalho terapêutico nas costas vai liberar a carga das vértebras saudáveis, que estão hiper-mobilizadas para compensar a falta de movimento daquelas que estão rígidas e não funcionam adequadamente.

No umComo ajudamos para que saiba como estalar as costas.

Desvantagens de estalar as costas

No entanto, estalas as costas também pode indicar alguns aspectos negativos relacionados com sua saúde, como os seguintes:

Estalos involuntários e constantes

Se os estalos geram-se de maneira involuntária e com frequência, podem ser um indicativo de que as vértebras não estão trabalhando corretamente.

Desgaste das vértebras

Quando fazemos com que as costas estalem por nossos próprios meios, sem assistência profissional, o mais provável é que se estejam mobilizando as vértebras que normalmente têm mais movimento, não aquelas que estão rígidas seja por estresse, por sedentarismo ou por alguma condição, e essas são as que verdadeiramente requerem atenção. A longo prazo, isto pode ser uma causa de artrose, devido ao desgaste que sofrem estalando constantemente as vértebras que estão em bom estado.

Não há problema se as costas estalam eventualmente para sentir um alívio pontual, mas se tem que recorrer a esta prática de maneira frequente para diminuir a intensidade de um desconforto ou dor, é um indicativo de que deve ir a um especialista para determinar a causa do mal-estar e seu verdadeiro tratamento.

Então, é bom estalar as costas?

Perante a dúvida: É bom que estalem as costas?, a resposta é que depende de quem a faça estalar. Quando o fazemos por nossa conta, só estamos agregando mais trabalho às vértebras hipermóveis, gerando um alívio imediato, mas que não soluciona o problema real.

Por outro lado, quando recorremos a um especialista, ele pode determinar quais são as vértebras cuja faixa de movimento tem diminuído e criar um plano de ação com fisioterapia, exercícios ou massagem para recuperar a mobilidade e portanto, a saúde de nossa coluna.

No umComo dizemos-lhe quais são os exercícios benéficos para as costas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É bom estalar as costas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
É bom estalar as costas?