Erisipela tratamento caseiro
A erisipela é uma doença infecciosa que apresenta sintomas muito incômodos. É produzida pela bactéria Streptococcus pyogenes e pode provocar inflamação da pele e formação de placas avermelhadas dolorosas. O tratamento médico específico para este problema pode ser combinado com remédios naturais contra a erisipela, sendo indispensável a toma de antibióticos para matar a origem da doença. A cura total da doença pode demorar entre 76 e 30 dias, variando de acordo com cada caso. No entanto, os remédios naturais podem ser úteis para aliviar os sintomas e acelerar o processo curativo. Continue lendo esse artigo para saber como pode remediar a erisipela - tratamento caseiro.
Passos a seguir:
Equinácea
A equinácea contém propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antialérgicas e desintoxicantes. No tratamento da erisipela, contribui para diminuir a inflamação, o inchaço e a dor dos ferimentos da pele.
Para beneficiar das propriedades da equinácea, prepare um chá medicinal com duas colheres da planta fervidas em um litro de água. Depois de ferver por alguns minutos, coe a mistura e deixe esfriar. Aplique a mistura molhando uma compressa e aplicando na região afetada. Repita o procedimento duas vezes por dia até que as feridas sumam.
Babosa
Esta planta, também conhecida como aloé vera, possui uma substância chamada mucilagem que contribui para a redução do inchaço, acelera a cicatrização da pele e mata bactérias e fungos, controlando a erisipela.
Corte uma folha da planta ao meio e esprema as duas metades para extrair o gel transparente. Aplique o gel nas lesões e cubra-as com gaze. Aguarde alguns minutos antes de retirar a gaze e lave com água fria. Repita os passos diariamente.
Gelo
Existem vários tratamentos diferentes que são úteis no tratamento e alívio dos sintomas da erisipela. Um dos tratamentos caseiros mais recomendados é o uso de gelo. Veja como aplicá-lo:
- Aplique uma compressa gelada sobre as lesões para desinflamar a zona e amenizar a dor.
- Também pode colocar alguns cubos de gelo em uma toalha e aplicá-los sobre os ferimentos duas ou três vezes por dia, por um período de dez minutos.
- Outra opção inclui molhar gaze em água ria ou gelada e colocar sobre a ferida até que fique quente, reaplicando novamente depois de molhar.
Gengibre
O gengibre é um anti-inflamatório natural, e pode ser útil no tratamento da erisipela. Para usar esta raiz para aliviar a dor e o inchaço da doença, rale-a para dentro de um pequeno saco de algodão e esprema todo o suco. Leve o líquido ao fogo com 3 litros de água até esquentar. Umedeça uma gaze na mistura e coloque sobre as feridas. Deixe atuar por 15 minutos e repita duas vezes por dia.
Mel
O mel diminui o inchaço e a coceira das lesões, regenerando a pele. Para beneficiar das suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, coloque uma colher de chá de mel sobre a lesão e cubra com gaze. Deixe agir por duas horas e repita o processo três vezes por dia. Se os seus ferimentos tiverem alcançado o estágio bolhada, evite este tratamento.
Permanganato de potássio
O permanganato de potássio é um antisséptico, pelo que ataca a bactéria que provoca a erisipela. Além disso, esta substância mantem a pele limpa e higienizada. As suas propriedades cicatrizantes contribuem para uma recuperação eficaz da pele depois do ferimento.
Para beneficiar das propriedades desta substância, dissolva um comprimido de 100 mg de permanganato de potássio em quatro litros de água morna. Umedeça uma gaze no preparado e aplique nas feridas. Deixe o curativo sobre a lesão por 15 minutos e repita o tratamento duas vezes por dia.
Agora que já sabe como melhorar a erisipela com tratamento caseiro, dê uma olhada nesses artigos para saber reconhecer os sintomas e conhecer outros métodos naturais para aliviar o problema:
As melhoras!
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Erisipela tratamento caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.