O que acontece se eu tomar um remédio vencido
O que acontece se eu tomar um remédio vencido? É uma pergunta que todos já fizemos mais de uma vez ao encontrar algum fármaco que guardávamos e que venceu. Na bula não costuma ser indicado o que acontece quando a data de validade impressa na embalagem do remédio foi ultrapassada. Em umComo queremos explicar a você, pois algumas coisas podem resolver sua dúvida, mas recomendamos sempre que siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, é importante saber o que a data de validade indica exatamente em um remédio, para entender melhor o que ocorre depois de vencido este prazo. Trata-se pois do período durante o qual a totalidade das atividade e propriedades do fármaco é garantida por parte do fabricante, desde que tenha sido armazenado corretamente.
Isto é, a validade indica até quando o laboratório farmacêutico garante que este remédio não perdeu a atividade e continuará sendo eficaz.
Deste modo, não é expressada uma data máxima para o uso do mesmo, mas sim uma garantia de atividade e eficácia. Portanto, não implica que deve deixar de usá-lo bem no dia do vencimento, mas sim que não se garante que seja igualmente eficiente a partir de então. É importante destacar que as condições em que o remédio foi conservado e guardado também influem na eficácia do medicamento.
Por isso, respondendo à pergunta "o que acontece se tomo um remédio vencido?", a resposta é "nada". Não tem por que lhe fazer mal, não vai provocar efeitos colaterais nem sofre risco de morte; em função do tempo que tenha passado desde a data de validade do remédio, poderá continuar realizando sua função ou pode ter perdido parte da sua eficácia ou inclusive toda.
Então, podemos dizer que os remédios vencidos podem continuar atuando como se não estivessem ainda vencidos, mas que também é possível que não façam nenhum efeito, mas mesmo assim não é recomendável tomá-los.
Antes de tomar um remédio - inclusive sem ter passado ainda da data de validade - é importante comprovar seu estado para ter certeza de que não mudou de cor, cheiro, esteja umedecido, etc.
As autoridades da saúde recomendam se desfazer dos remédios vencidos para evitar riscos, levando-os aos contêiners especiais das farmácias.
Leia também: Alimentos que se podem comer depois de vencidos
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se eu tomar um remédio vencido, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.