Partilhar

O que acontece se eu tomar um remédio vencido

Por Sara Viega. Atualizado: 5 fevereiro 2019

O que acontece se eu tomar um remédio vencido? É uma pergunta que todos já fizemos mais de uma vez ao encontrar algum fármaco que guardávamos e que venceu. Na bula não costuma ser indicado o que acontece quando a data de validade impressa na embalagem do remédio foi ultrapassada. Em umComo queremos explicar a você, pois algumas coisas podem resolver sua dúvida, mas recomendamos sempre que siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico.

Também lhe pode interessar: Como parar de tomar remédios tarja preta
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber o que a data de validade indica exatamente em um remédio, para entender melhor o que ocorre depois de vencido este prazo. Trata-se pois do período durante o qual a totalidade das atividade e propriedades do fármaco é garantida por parte do fabricante, desde que tenha sido armazenado corretamente.

Isto é, a validade indica até quando o laboratório farmacêutico garante que este remédio não perdeu a atividade e continuará sendo eficaz.

2

Deste modo, não é expressada uma data máxima para o uso do mesmo, mas sim uma garantia de atividade e eficácia. Portanto, não implica que deve deixar de usá-lo bem no dia do vencimento, mas sim que não se garante que seja igualmente eficiente a partir de então. É importante destacar que as condições em que o remédio foi conservado e guardado também influem na eficácia do medicamento.

3

Por isso, respondendo à pergunta "o que acontece se tomo um remédio vencido?", a resposta é "nada". Não tem por que lhe fazer mal, não vai provocar efeitos colaterais nem sofre risco de morte; em função do tempo que tenha passado desde a data de validade do remédio, poderá continuar realizando sua função ou pode ter perdido parte da sua eficácia ou inclusive toda.

4

Então, podemos dizer que os remédios vencidos podem continuar atuando como se não estivessem ainda vencidos, mas que também é possível que não façam nenhum efeito, mas mesmo assim não é recomendável tomá-los.

5

Antes de tomar um remédio - inclusive sem ter passado ainda da data de validade - é importante comprovar seu estado para ter certeza de que não mudou de cor, cheiro, esteja umedecido, etc.

6

As autoridades da saúde recomendam se desfazer dos remédios vencidos para evitar riscos, levando-os aos contêiners especiais das farmácias.

Leia também: Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se eu tomar um remédio vencido, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre O que acontece se eu tomar um remédio vencido

39 comentários
001
Posso tomar Simeticona vencido um mês?
A sua avaliação:
Farley
Se for um omeprazol, ranitidina, dipirona etc. vencidos até 6 meses não tem problema, mas caso seja remédios em que sua vida está em jogo, como problemas cardíacos, epilepsia, câncer etc. nestes casos nunca tome remédios vencidos.
Domênico
Muita gente acha que um remédio que tenha validade até a data de 25 de julho de um ano qualquer, no dia 26 de julho desse ano ele deverá ser descartado imediatamente. Ora, remédio não é programado para se autodestruir em 5 segundos... Conversa fiada de laboratório, porque, quando existiam "pharmacias" e "pharmacêuticos" os remédios ficavam por anos nas prateleira e era só tomar que seu efeito era comprovado quase que de imediato!!!
lauro c. marins
Muito raramente faço uso de diazepan 5 mg para ansiedade, ele ja esta vencido a dez anos, e continua fazendo o mesmo efeito.
bruno
vlw me ajudou bastante
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruno! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
vanessa
Ola tenho um remédio que ta escrito val setembro de 2016, posso tomar ate o final do mês? obgs
A sua avaliação:
Livia
Bom dia! tenho um polivitaminico que venceu 06/2016 posso tomar?
Juliana
A medicação tem prazo de validade até 06/2016. Isso significa que a garantia é até o final de junho ou até o final de maio?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Isso significa que é válido até ao final de junho. Obrigada pelo seu comentário :)
Josy
Olá minha mãe deu para meu sobrinho amoxilina 250mg líquida aquela que é um pó que mistura uma certa quantidade de água. Ela deu para ele é só depois percebeu que estava azedo. O que fazer? Será que vai fazer algum mal pra ele? Aguardo resposta Grata
Alguém
E injeção anti consepisional vencida?

Voltar ao topo da página