Vesícula biliar

O que são os sais biliares

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que são os sais biliares
Imagem: pordentrodo9dejulho.com.br

É comum se chamar máquina ao corpo humano, isto porque ele funciona de forma muito complexa, em que cada órgão tem a sua função e coopera para o bom funcionamento do organismo. O fígado, por exemplo, entre outras funções, produz sais biliares que posteriormente são armazenados na vesícula biliar. Mas o que são os sais biliares? Para que você fique conhecendo e compreendendo um pouco melhor o funcionamento do seu corpo, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho cálculos biliares
Passos a seguir:
1

Os sais biliares são uma substância química produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar junto com a bile. Eles se baseiam em sais de sódio de diferentes ácidos derivados do colesterol.

2

Quando estamos em jejum os sais biliares mantêm-se na vesícula junto com a bile, quando nos alimentamos eles saem em direção ao duodeno para se misturarem com o conteúdo alimentar e cumprirem sua função.

3

Aí os sais se associam a micelas e dissolvem colesterol, as gorduras e as vitaminas lipossolúveis para que estas sejam mais facilmente absorvidas pelo organismo; eliminam as toxinas do corpo e estimulam a secreção de água no intestino grosso.

4

Depois de cumprirem a sua função os sais biliares acompanham o conteúdo alimentar até ao intestino delgado, onde 95% são reabsorvidos e reutilizados e o restante é excretado por fezes. A este processo se chama circulação entero-hepática.

O que são os sais biliares - Passo 4
Imagem: ltc.nutes.ufrj.br
5

Quando os níveis de sais biliares são insuficientes no organismo, podem ocorrer doenças devido ao acumulo de toxinas, tais como inflamações, infecções e câncer.

6

Para pessoas que sofrem de baixos níveis desta substância no seu organismo devido, por exemplo, à remoção da vesícula biliar, a ingestão de sais biliares via oral como suplemento é aconselhada.

O que são os sais biliares - Passo 6
Imagem: onofre.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são os sais biliares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Alguns investigadores comprovam que o baixo nível de sais biliares pode estar na origem de psoríase.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Priscila Martarelli
Ola. Preciso comprar sais biliares para a minha mae, ela não tem vesícula. Não sei o nome comercial, liguei em uma farmácia de manipulação e não tem. Aguardo resposta
ronaldo fidelis rodrigues
Dr. Lair Ribeiro em uma palestra em Brasília-DF disse para eu comprar OXI BILE, que é a bile do boi, mas disse que não há no Brasil. Não me falou a dose diária. Pesquisei na Internet há várias marcas à venda. Mandei manipular sais biliares na farmácia. mas estou pesquisando sobre os efeitos colaterais, porque mamãe está tendo muitos gases, dores abdominais há uns 10 dias.
Imagem: pordentrodo9dejulho.com.br
Imagem: ltc.nutes.ufrj.br
Imagem: onofre.com.br
1 de 3
O que são os sais biliares