Partilhar

O que significam as tarjas dos medicamentos

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que significam as tarjas dos medicamentos
Imagem: drfernandoortiz.blogspot.pt

Provavelmente você já ouviu falar em tarja preta, tarja vermelha e tarja amarela, mas não entende o que significam as tarjas dos medicamentos? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo ao revelar o significado dessa classificação, que tem como objetivo esclarecer o consumidor em relação aos riscos que o remédio em questão pode provocar na saúde. Esse tipo de indicação é muito importante pois existem alguns medicamentos que podem se revelar tóxicos quando não administrados segundo a receita médica. Continue lendo e descubra o significado das tarjas!

Também lhe pode interessar: Como parar de tomar remédios tarja preta

Tarja preta

A presença de tarja preta na caixa dos medicamentos significa que se tratam de medicamentos considerados psicotrópicos, por exercerem ação sedativa ou ativarem o sistema nervoso central. Devido à sua perigosidade quando tomados sem acompanhamento médico, a tarja é acompanhada da inscrição "Venda sob prescrição médica. O abuso deste medicamento pode causar dependência". Exemplos de medicamento de tarja preta são o Rivotril e a Ritalina.

O que significam as tarjas dos medicamentos - Tarja preta
Imagem: diariodonoroeste.com.br

Tarja vermelha

Na categoria de tarja vermelha existem distinção entre tarja vermelha com ou sem retenção da receita.

Medicamentos com tarja vermelha com retenção da receita significa que só podem ser adquiridos com apresentação de receita médica com duas vias, sendo que uma delas fica retida na farmácia. Têm a indicação de "Venda sob prescrição médica" pois se tratam de medicamentos com contra-indicações que podem provocar efeitos colaterais graves.

Medicamentos com tarja vermelha sem retenção da receita têm impressa na caixa a mensagem "Venda sob prescrição médica". Significa que os que só podem ser vendidos aos pacientes mediante a apresentação de receita, pois têm contra-indicações e podem provocar efeitos colaterais graves na saúde.

Um exemplo de medicamento com tarja vermelha é o Glifage.

O que significam as tarjas dos medicamentos - Tarja vermelha
Imagem: tiabeth.com

Tarja amarela

Medicamentos com tarja amarela tratam-se de medicamentos genéricos, tendo também impressas a azul as palavras "Medicamento Genérico", de forma a tornar essa classificação mais clara. Tratam-se de cópias de medicamentos cujas patentes já expiraram, contendo o mesmo princípio ativo, a mesma dose e forma farmacêutica que o medicamento de referência no país. Um exemplo de medicamento de tarja amarela é o Cetoconazol.

O que significam as tarjas dos medicamentos - Tarja amarela
Imagem: hospitalardistribuidora.com.br

Sem tarja

A ausência de tarja nos medicamentos também tem significado. Os medicamentos não tarjados, também chamados de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), podem, tal como o nome indica, ser adquiridos sem receita médica. Isto acontece porque, desde que tomados corretamente e sem abusos, apresentam poucos efeitos colaterais ou contra-indicações. São geralmente medicamentos indicados para o tratamento de azia, resfriados e outros. A Neosaldina é um exemplo de medicamento sem tarja.

O que significam as tarjas dos medicamentos - Sem tarja
Imagem: onofre.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significam as tarjas dos medicamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre O que significam as tarjas dos medicamentos

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Cláudio Correia
Muito útil o site... Parabéns. espero que continuem informando aos seus públicos sobre medicamentos. acabei de conhecer o site e gostei. vou precisar sempre visitá-lo, buscando informações importantes...Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Cláudio! Que bom saber que o site foi do seu agrado! Muito obrigado pelo comentário e continue seguindo nossa página :)
Kesia Melo
Ola! Gostaria de saber se remédios com tarja amarela/vermelha! Podem ser mandados pelo correio do Brasil para os USA? Agradeço desde já a resposta!
Francisco José Sales Bastos
Louvável, considero de grande importância para a população humana a disponibilidade do acesso a este "site" Como Veterinário, tenho encontrado várias razões para a escolha do produto farmacológico ou dietético ideal quando acesso o segmento de medicamentos e suplementos. Vocês estão prestando um grande serviço a sociedade e consequentemente aos animais. Muitos fármacos da linha humana são utilizados também nos animais de pequeno porte(cães e gatos). Parabéns.
Sara Silva
Olá Francisco, ficamos muito contentes por sabe que você tem essa opinião sobre nosso site. Obrigada e continue nos acompanhando!

O que significam as tarjas dos medicamentos
Imagem: drfernandoortiz.blogspot.pt
Imagem: diariodonoroeste.com.br
Imagem: tiabeth.com
Imagem: hospitalardistribuidora.com.br
Imagem: onofre.com.br
1 de 5
O que significam as tarjas dos medicamentos

Voltar ao topo da página