Partilhar

Por que sinto tontura ao deitar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que sinto tontura ao deitar

A sensação de tontura ao se deitar é muito desagradável, quando parece que tudo gira à nossa volta provocando náuseas e vômitos estando deitados. O desespero por sofrer isto leva muitos pacientes a pensarem se não estarão sofrendo doenças graves sem serem diagnosticadas, por isso procuram especialistas com uma grande angústia no corpo. Mas nem sempre é por causa de doenças ou males maiores, tudo tem uma explicação. Para saber por que sente tontura ao deitar, continue lendo este artigo de umComo.com.br, nele você poderá encontrar a resposta que está procurando.

Também lhe pode interessar: Por que sinto tontura quando levanto
Passos a seguir:
1

Ao fato de sentirmos tontura quando nos deitamos chamamos de Vertigem Postural Paroxística Benigna ou VPPB e trata-se de um transtorno do ouvido interno. Provoca tonturas e náuseas com alguns movimentos da cabeça quando as partículas chamadas otólitos se soltam do labirinto, situado na parte posterior dos ouvidos. Ao mexer a cabeça quando estamos deitados, os otólitos se deslocam enviando sinais falsos para o cérebro e provocando a sensação de que tudo se mexe à nossa volta. Isto ocorre, geralmente, a partir dos 50 anos de idade.

2

A causa mais comum desta tontura ao se deitar e que ocorre em pessoas com menos de 50 anos pode ser devido a uma lesão ou um golpe na cabeça. Se não for isto, terá que avaliar, então, se a pessoa sofre de episódios de enxaqueca com frequência.

Podemos sentir esta tontura chamado VPPB sem uma causa específica, ele simplesmente aparece. Em contrapartida, em outros casos pode ser devido a um vírus que afeta o ouvido interno, pequenos infartos cerebrais que não diagnosticamos ou pela doença de Ménière, que se trata de um transtorno do ouvido interno que afeta o equilíbrio e a audição.

De forma ocasional, porque nem sempre ocorre, pode aparecer depois de uma cirurgia, onde se pode combinar com diversos fatores, sendo manter a mesma posição de forma prolongada o mais comum.

Por que sinto tontura ao deitar - Passo 2
3

Os sintomas do VPPB são os mesmos de sensação de tontura que dura até um minuto, com vontade de vomitar em alguns casos, sensação de desequilíbrio e fraqueza. Esta sensação é muito desagradável se a sentirmos quando nos deitamos, porque não sabemos como reagir. Mudando de posição suavemente podemos parar a tontura, fixar a visão em um ponto fixo também poderá ajudar a reduzir o mal-estar.

4

Para saber por que sofre deste tipo de tontura deverá se submeter a vários exames clínicos onde se examinará todo o histórico clínico da pessoa e os achados obtidos nos exames neurológicos, exames vesiculares e auditivos. Uma vez feito o diagnóstico, o remédio para o desaparecimento destes sintomas é difícil, uma vez que os medicamentos para esses efeitos (os antivertiginosos) quase que não ajudam a controlar as náuseas, mas certos exercícios habituais que nosso médico indicará podem nos ajudar para que tenhamos uma vida o mais normal possível.

Por que sinto tontura ao deitar - Passo 4
5

Por isso, ao sofrermos deste problema de equilíbrio que nos causa tontura quando nos deitamos, temos que saber viver com ele, realizando os exercícios e técnicas propostos por especialistas e nos adaptando a modificar nossas atividades diárias. Confira de seguida algumas dicas para suportar melhor esta situação:

  • Utilizar, pelo menos, dois travesseiros para manter a cabeça alta ao apoiá-la quando nos deitamos.
  • Evitar dormir sobre um dos lados afetados, procure a postura assim que conheça as sensações que cada uma delas lhe causa.
  • Evite esticar o pescoço ao olhar para cima ou para baixo.
  • Tenha cuidado com as mudanças de posição da cabeça e do pescoço no dia a dia, evitando realizá-las de forma brusca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto tontura ao deitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que sinto tontura ao deitar

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Sandra Elizabet de Oliveira
Pq sinto tonturas ao deitar e levantar. Não é sempre mas de vez enquanto. Já fiz tratamento de coluna melhorei com fisioterapia. Agora voltou novamente. Não sei mais o que fazer.
Helena Alzira Corso
Amei o artigo que li, agradeço, pois estava preocupada e vocês esclareceram, com palavras simples vou ao meu otorrino mais aliviada. MEUS AGRADECIMENTOS.
janice
ESTOU SENTINDO TONTURA DO LADO ESQUERDO AO DEITAR. QUAL É O DIAGNOSTICO PARA ESTE MAL ESTAR? O QUE DEVO FAZER?
MARIA CRISTINA DE REZENDE
TENHO 63 ANOS E ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ AO DEITAR FUI ME LEVANTAR PARA IR AO BANHEIRO E SENTI TONTEIRA NÃO SABIA COMO SAIR DA CAMA ,FOI UMA SENSAÇÃO HORRIVEL DE MEDO ,MAS COMO TINHA TOMADO OMEU REMEDIO DE DORMIR SINTO QUE PEGUEI NO SONO., O QUE FAZER NESTE CASO ?
Diva de Moraes Silva
Fico atordoada quando coloco a cabeça no travesseiro a noite ;isso faz pouco tempo Será que pode ser porque fiz 4 aplicaçoes deEylia no olho no hospital dos olhos no Paraiso não posso afirmar ; más poderá ser isso?Agradeço
JOCIMAR LINDOZO
estou sentindo esses sintomas a uns tres meses tenho 49anos sinto so tontura
Terezinha pagani
Sinto tontura ao deitar e ao me levantar
Maria De Lourdes Chaves ,
tenho tontura ao deitar e levantar rápido,não tenho nausas ...
euza
tenho 59 anos e nunca tive esse sintoma de tontura, a uma semana estou sentindo uma tontura ao deitar fecho os olhos e tenho a senssaçao de tudo estar rodando a minha volta,e quando estou de pe e abaixo minha cabeça tudo roda. isso e muito desconfortavel .sera colesterol alto ou nao..
A sua avaliação:
Maria Penha Pinto
Hoje dia 13.11.2017 pela primeira vez senti tonteira ao deitar . tenho 77 anos de idade,

Por que sinto tontura ao deitar
1 de 3
Por que sinto tontura ao deitar

Voltar ao topo da página