Outros distúrbios comuns

O que fazer quando tiver falta de ar

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 24 agosto 2023
O que fazer quando tiver falta de ar

A falta de ar é um sintoma comum por poder ser causado por diversos motivos, sendo a maioria deles muito comuns e pouco preocupantes. O que fazer quando sentir falta de ar a curto, médio e longo prazo depende da razão pela qual você está com dificuldade para respirar, que vai desde problemas momentâneos ou crônicos de saúde até mesmo sintoma psicossomático de motivos emocionais. Falta de ar, o que pode ser e o que fazer quando tiver falta de ar? Você vai entender neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando acordar com falta de ar

Índice

  1. O que pode melhorar a falta de ar imediatamente?
  2. Falta de ar por distúrbios psicológicos
  3. Doenças respiratórias
  4. Alergias respiratórias
  5. Dispneia
  6. Problemas cardíacos que causam falta de ar
  7. Falta de ar com atividades físicas
  8. Dificuldade para respirar na gravidez

O que pode melhorar a falta de ar imediatamente?

Se você está com falta de ar ou se perguntando o que fazer quando alguém estiver com falta de ar pois uma pessoa próxima de você está com esse problema, siga as dicas abaixo e, caso o problema seja com outra pessoa, faça com que ela as siga:

  1. Acalme-se. Ficar preocupado com a falta de ar e suas consequências apenas faz com que seu problema piore;
  2. Respire de forma lenta e puxe o ar o máximo que conseguir, respirar rapidamente pode dar tontura;
  3. Faça inalação, também chamada de nebulização, preferencialmente com broncodilatadores, exceto em casos de pessoas com problemas cardíacos pois esses remédios aumentam a frequência cardíaca, nesses casos faça a nebulização apenas com soro fisiológico;
  4. Caso a falta de ar esteja sendo causada por problemas psicológicos como ansiedade e síndrome do pânico, tome calmantes naturais como o chá de camomila, florais também ajudam e, caso seu problema psicológico já esteja sendo tratado, não se esqueça de tomar o medicamento receitado na hora correta;
  5. Tome xarope de mel com agrião, é um ótimo broncodilatador natural que, ao contrário dos fabricados, não causa taquicardia e não tem contra-indicações. Veja aqui outros remédios caseiros para falta de ar.

O que pode causar falta de ar e que fazer em cada caso?

Falta de ar por distúrbios psicológicos

Problemas psicológicos podem gerar falta de ar frequentemente, mas o que fazer com falta de ar por ansiedade depende muito de quem está passando por isso e também de se a pessoa está fazendo o tratamento adequado para o distúrbio. Em casos mais leves que são gerados por algo momentâneo como estresse por problemas pessoais, o ideal é procurar calmantes naturais e evitar multidões ou lugares com muito barulho, porém, em casos mais graves nos quais a falta de ar está sendo gerada por problemas como ansiedade ou síndrome do pânico é também possível utilizar dos métodos para casos leves na hora em que a falta de ar ocorrer, mas a pessoa deve procurar um psicólogo para tratamento contínuo e um psiquiatra e que indique medicamentos controlados que ajudem a curar a doença.

Útil: Como reconhecer uma crise de ansiedade

Doenças respiratórias

Problemas respiratórios como bronquite, asma e rinite são muito comuns principalmente em grandes cidade onde os níveis de poluição do ar são altos. Em casos de bronquite e asma é necessário que a pessoa tenha sempre broncodilatadores como o Berotec e o Atrovent por perto e que se realize inalações para liberar os brônquios pulmonares, principalmente em caso de asma visto que as crises não podem ser previstas e podem acontecer a qualquer momento.

Vale dizer também que às vezes problemas como asma e bronquite também têm conexão com a saúde mental do paciente e podem surgir em momentos de extremos emocionais. Em casos de doenças que não sejam crônicas como a pneumonia e o efizema pulmonar é necessário que se consulte um médico urgentemente para que o tratamento adequado seja receitado.

Sugestão: Como tratar a bronquite com remédios naturais

Alergias respiratórias

Alergias respiratórias são muito comuns e podem causar falta de ar assim que se entra em contato com a substância à qual se tem alergia. Em casos leves nos quais a falta de ar não impede completamente que o paciente respire, o ideal é tomar um antialérgico e se manter longe da substância causadora do evento. Em casos graves, como quando se ingere um alimento ao qual se tem alergia e o paciente fica completamente sem ar, é necessário que se chame uma ambulância ou que se leve o paciente o mais rápido possível a um hospital para que o atendimento seja feito o mais rápido possível, afinal, falta de ar pode causar danos cerebrais e até mesmo ser letal.

Mais detalhes em: Tratamentos para alergia respiratória

Dispneia

É um sintoma caracterizado pela dificuldade de respirar durante a noite, quando se dorme, fazendo com que a pessoa acorde abruptamente durante a noite com sensação de falta de ar. A dispneia corre quando líquidos entram no pulmão durante o sono e bloqueiam a absorção de oxigênio pelos brônquios pulmonares e costuma ocorrer em pessoas com outros problemas cardíacos ou respiratórios crônicos, principalmente em fumantes. O tratamento da dispneia é feito com remédios específicos para a doença que devem ser receitados por um médico especialista. Se em vez de dormir você está acordando com falta de ar, veja o que fazer quando se acorda com falta de ar.

O que fazer quando tiver falta de ar - Dispneia

Problemas cardíacos que causam falta de ar

Problemas que atrapalham o bombeamento de sangue do coração e, por consequência, o oxigênio que deveria chegar aos órgãos do corpo é também parcialmente bloqueado, fazendo com que se sinta falta de ar. Os problemas cardíacos que geram falta de oxigenação são diversos e devem ser analisados por médicos cardiologistas.

Sintomas em: 15 sinais que podem indicar problemas no coração

Falta de ar com atividades físicas

A maior parte das pessoas não está apta a praticas atividades físicas pesadas, ainda que seja algo do cotidiano como carregar uma caixa pesada ou mover um móvel e, quando isso acontece, é comum que se sinta falta de ar. Nesses casos o recomendado é que se pare a atividade física e que respire tranquilamente até que volte a se sentir bem.

Dificuldade para respirar na gravidez

A falta de ar em mulheres já grávidas há meses é facilmente justificada, com o crescimento do bebê dentro o útero, outros órgãos são comprimidos, o que inclui o pulmão, fazendo com que grávidas tenham dificuldade para respirar, mas isso é normal e até mesmo esperado, logo, não deve gerar preocupações. O mesmo acontece com pessoas obesas, visto que a gordura corporal acaba comprimindo os pulmões, mas nesses casos é necessária consulta médica e que o paciente perca peso por motivos de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando tiver falta de ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que fazer quando tiver falta de ar