Outros distúrbios comuns

O que fazer quando acordar com falta de ar

O que fazer quando acordar com falta de ar
Imagem: 5minutos.spaceblog.com.br

Já sentiu aquela sessação horrível de acordar sem ar? Se já, com certeza que pensou, o que fazer se isto voltar a acontecer? Ou como posso prevenir as faltas de ar? Este problema atinge várias pessoas em todo o mundo de várias faixas etárias, os motivos podem ser diversos, desde uma crise de ansiedade a um resfriado muito forte ou algo mais grave como uma doença pulmonar. Neste artigo de umComo saiba o que fazer quando acordar com falta de ar.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando tiver falta de ar

Índice

  1. O que provoca a falta de ar
  2. O que fazer quando acordar com falta de ar
  3. Como prevenir a falta de ar

O que provoca a falta de ar

Acordar com falta de ar pode ser provocado por uma serie de fatores, se sofreu um grande estresse ou tem frequentemente crises de ansiedade pode sentir uma falta de ar súbita durante a noite. Caso se torne um hábito acordar com faltas de ar você pode estar a desenvolver algum problema de coração ou alguma doença pulmonar. Se você apanhar uma pneumonia ou as suas vias aéreas superiores ficarem obstruídas pode causar faltas de ar durante o sono. Caso você inale um corpo estranho durante o sono, tenha uma baixa súbita de pressão arterial ou seja obeso também corre o risco de dispneia (falta de ar).

O que fazer quando acordar com falta de ar - O que provoca a falta de ar
Imagem: chegadeasma.com.br

O que fazer quando acordar com falta de ar

Primeiro que tudo tente manter a calma, é bastante complicado mantê-la quando se está a sentir sem ar mas se você ficar mais aflito o ar pode demorar mais para voltar. Tente respirar lentamente pelo nariz e caso esteja com mais alguém em casa tente ir para perto dessa pessoa. Caso você tenha ficado muito enervado tome um chá antes de voltar a dormir e se possível durma acompanhado. Se a sua crise de falta de ar for grave, deve consultar um médico o quanto antes para ser detetada a causa que desencadeou essa falta de ar.

O que fazer quando acordar com falta de ar - O que fazer quando acordar com falta de ar
Imagem: psychotherapybrownbag.com

Como prevenir a falta de ar

A melhor forma de prevenir o acordar com falta de ar é praticar um estilo de vida saudável, deve praticar algum esporte, ter uma vida ativa, uma alimentação saudável e evitar grandes estresses. Tente relaxar, pode praticar yoga ou pilates para ajudá-lo nessa tarefa de relaxamento por vezes complicada. Caso você fume deve deixar de fazê-lo, para não agravar as suas faltas de ar. Faça visitas regulares ao seu médico e exames frequentes, qualquer alteração que sinta no seu corpo ou comportamento deve informar o seu médico, esta é a melhor forma de prevenir distúrbios do sono ou doenças graves.

Sugestão: O que fazer quando tiver falta de ar - 5 coisas que melhoram na hora

O que fazer quando acordar com falta de ar - Como prevenir a falta de ar
Imagem: corrernacidade.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando acordar com falta de ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Rogério
Qual melhor tratamento para a apneia do sono?
Editor umComo.com.br
Oi Rogério! Recomendamos que você leia esse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-apneia-do-sono-14338.html
A sua avaliação:
Wanda Monteiro
foi a primeira vez que me aconteceu estou com 60 anos.
A sua avaliação:
crizant jose dos santos
foi muito boa a orientaçao...
Editor umComo.com.br
Oi Crizant! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
vervotes de freitas nascimento
oque faço para não acontece essa falta de ar
Imagem: 5minutos.spaceblog.com.br
Imagem: chegadeasma.com.br
Imagem: psychotherapybrownbag.com
Imagem: corrernacidade.com
1 de 4
O que fazer quando acordar com falta de ar