Partilhar
Partilhar em:

Porque minha gengiva está branca

Porque minha gengiva está branca

Sabia que as gengivas podem dizer muito sobre o nosso estado de saúde? Quando mudam ligeiramente de cor e ficam pálidas ou apresentam umas manchas ou lesões esbranquiçadas, é importante prestar atenção e identificar a causa exata desses sintomas. É possível que, na maioria dos casos, esses sinais não representem um problema de saúde grave mas, em outros casos, podem revelar que você está sofrendo de alguma doença ou patologia que requer um diagnóstico médico e um tratamento adequado para curá-la. Por esse motivo, insistimos na importância de não descuidar a saúde das suas gengivas e sempre estar atento a qualquer alteração ou anomalia que apresentem. Se quer responder à questão "porque minha gengiva está branca?", continue lendo esse artigo do umCOMO e confira todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como deixar os dentes mais brancos

Acumulação de placa bacteriana

Quer descobrir porque a gengiva está branca? Uma das causas mais comuns e frequentes da gengiva branca é a acumulação de placa bacteriana, uma espécie de película de cor branca ou amarelada que gruda nos dentes, nas gengivas e na língua depois de comer. Se não for eliminada diariamente, pode produzir uma acumulação excessiva da mesma e até chegar a converter-se em tártaro, provocar cáries, irritar e inflamar as gengivas e provocar mau hálito.

Para evitar as manchas brancas nas gengivas por acumulação de placa bacteriana, é muito importante adquirir bons hábitos de higiene bucal e dental como escovar os dentes depois de todas as refeições e complementar a limpeza com o uso de fio dentário e um enxágue bucal. Além disso, é necessário consultar o dentista regularmente e fazer as limpezas dentárias profissionais apropriadas.

Descubra mais detalhes para cuidar corretamente da sua boca, consultando o artigo Como remover a placa bacteriana.

Aftas ou úlceras bucais

Em outros casos, a lesão ou mancha branca que se observa nas gengivas corresponde a uma afta ou úlcera bucal. Este tipo de lesões pode aparecer em qualquer parte da cavidade bucal como as gengivas, os lábios a língua ou a parte interna da bochecha. As suas causas são muito diversas como uma mordida acidental, um dente quebrado, próteses dentárias, brackets, estresse, defesas baicas, alterações hormonais, carência de vitaminas e minerais na dieta, etc.

Na maioria dos casos, as aftas bucais desaparecem espontaneamente depois de alguns dias mas, se depois de duas semanas a lesão permanecer na cavidade bucal, você deve consultar o seu médico. Para acelerar a sua cura, você pode fazer um bochecho caseiro preparado com água e um pouco de sal ou comprar um enxágue bucal anestésico em uma farmácia. Além disso, recomendo que evite o consumo de alimentos e bebidas muito quentes, assim como comidas muito salgadas, ardidas ou ácidas. Se você gostaria de conhecer outras opções de tratamento, confira esse artigo e descubra como curar as aftas na boca.

Candidíase oral

As gengivas brancas também podem ser provocadas pela candidíase oral, uma infecção micótica na cavidade bucal provocada pelo crescimento excessivo do fungo Candida Albicans. Esta proliferação desmesurada costuma surgir quando o sistema imunológico do doente se debilita por algum motivo.

O principal sintoma desta patologia é o aparecimento de placas ou zonas esbranquiçadas proeminentes que, no princípio afetam a parte interna das bochecha s e a língua, podendo mais tarde se estender até às gengivas, à zona lateral e superior da boca e à garganta. Além disso, a candidíase oral costuma ser acompanhada de dor ao engolir, secura bucal e possível sangramento quando as lesões se manipulam ou raspam.

Você deve consultar um médico para tratar a candidíase oral com medicamentos antifúngicos adequados e, além disso, cuidar da sua higiene oral, escovando suavemente os dentes depois de comer e evitando raspar as lesões brancas. Descubra mais detalhes no artigo Como curar a candidíase oral.

Líquen plano oral

O líquen plano oral é outra das doenças que pode responder à questão "porque minha gengiva está branca?". Esta doença conta com uma espécie de erupção sarnenta na boca e, embora a sua causa seja desconhecida, existem sinais de que pode estar associada a algum tipo de reação alérgica ou imunitária.

Neste caso, as lesões observadas podem estar localizadas tanto na língua como na parte interna das bochechas e nas gengivas. Apresentam um tom branco azulado e formam uma espécie de linhas com aspeto de renda. Em alguns casos, acabam provocando a formação de úlceras muito dolorosas e podem ser acompanhadas de um gosto metálico na boca e secura oral.

Para tratar o líquen plano oral, podem ser receitados medicamentos anti-histamínicos, enxágues bucais com lidocaína, corticosteroides orais, vitamina A por via oral, entre outros.

Anemia

Quando a gengiva fica branca e pálida e sangra com facilidade, esse pode ser um indício de que você está sofrendo de anemia. Esta doença é produzida pela descida do número de glóbulos vermelhos no sangue e, como consequência disso, existe uma oxigenação inadequada dos diferentes tecidos do corpo.

Além da palidez ou perda de cor nas gengivas e na pele, a anemia pode provocar outros sintomas como cansaço, tonturas, confusão, palpitações, sonolência, falta de ar, dores de cabeça, vertigens, pressão arterial baixa, entre outros.

Se você está apresentando os sintomas mencionados, consulte o seu médico para iniciar o tratamento adequado para o sue caso, uma vez que este depende da cauda e do estado de saúde em que o paciente se encontra. No seguinte artigo, explicamos detalhadamente como saber se tenho anemia.

Câncer de boca

Por último, outra das possíveis causas das gengivas brancas pode ser o padecimento de câncer oral ou bucal, embora este nem sempre se manifeste com sintomas visíveis. Por esse motivo, é muito importante fazer revisões odontológicas e médicas regulares. Este tipo de câncer costuma comprometer a saúde dos lábios e da língua, embora também possa afetar outras zonas como a parte interna da bochecha, as gengivas e até mesmo o paladar.

Os sintomas que pode provocar e que indicam a necessidade de consultar o seu médico incluem aftas nos lábios, nas gengivas ou no interior da boca que sangram e não curam, a presença de uma protuberância na cavidade bucal, o entorpecimento de alguma zona da boca, o aparecimento de manchas brancas ou vermelhas nas gengivas, na língua ou em alguma parte interna da boca, dificuldade ao engolir ou mastigar, dor sem motivo aparente, inchaço da mandíbula e mudanças na voz.

No seguinte artigo, você pode informar-se sobre "Como tratar o câncer da boca, garganta, pescoço e laringe".

Agora que já sabe a resposta à questão "porque minha gengiva está branca?", não hesite em consultar o seu médico caso o problema permaneça. F

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque minha gengiva está branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Porque minha gengiva está branca

O que lhe pareceu o artigo?

Porque minha gengiva está branca
1 de 4
Porque minha gengiva está branca