menu
Partilhar

Posições para aliviar cólica menstrual

 
Por Isadora R. Hausen. 24 novembro 2023
Posições para aliviar cólica menstrual

O corpo da mulher é complexo e a sujeita a diversas situações prazeirosas e outras nem tanto. As mulheres têm que ter o dobro de cuidado com a saúde emocional e física que os homens, devido a enxurrada de hormônios, aos incômodos e dores na hora da depilação, ao trabalho de parto, a menstruação mensal, a TPM e a cólica.

A menstruação é um processo natural do corpo feminino. Algumas passam o período menstrual sem sentir muitos sintomas, já outras sofrem com diversas questões, uma delas sendo a temida cólica. Na maior parte das vezes, as cólicas são tratadas por meio de analgésicos para neutralizar as dores que podem surgir.

Contudo, às vezes a cólica persiste mesmo com medicamentos, fazendo a mulher se sentir sem ânimo, a querer apenas ficar deitada e, ainda assim, se sentir desconfortável. Se você é uma dessas mulheres que sofre no período menstrual, este artigo de umCOMO é para você! Aqui te explicaremos algumas posições para aliviar cólica menstrual.

Também lhe pode interessar: Cólica menstrual forte: como aliviar

O que causa a cólica

Todas as mulheres possuem, em seu sistema reprodutor, o endométrio: uma membrana que reveste o útero e o prepara para receber um embrião. Quando a fecundação não ocorre, o corpo feminino precisa expelir esse revestimento que perdeu a sua função e, assim, a mulher menstrua.

Para eliminar o endométrio, o útero deve contrair e, para isso, ele precisa de uma substância chamada prostaglandina. A liberação dessa substância para auxiliar o organismo da mulher é a causadora da temida cólica menstrual.

As cólicas podem ser químicas, causadas pela produção de prostaglandina, ou funcionais, que são provocadas por fatores físicos, como endometriose, infecções, fibroides, cistos ovarianos, uso de DIU ou questões anatômicas, tal qual o útero invertido[1].

O tratamento mais comum para esse sintoma menstrual consiste nos diversos analgésicos disponíveis no mercado. Eles geralmente são eficazes para controlar a dor, mas ainda assim muitas mulheres ainda ficam com desconforto abdominal. Para ajudar nessa questão, existem algumas posturas que podem minimizar esse incômodo.

1. Abraço lateral

Essa posição envolve basicamente você deixar de lado e entrelaçar os braços na região da barriga, abraçando-a. O calor na região pélvica vai auxiliar na diminuição da cólica[2].

Posições para aliviar cólica menstrual - 1. Abraço lateral

2. De bruços

Apesar de ser prejudicial para as costas, deitar de bruços pode dar um grande alívio ao útero. Deite de barriga para baixo, encostando na cama ou no sofá por alguns minutos e você perceberá que as dores diminuirão. Se você aliar a essa postura uma fonte de calor na região da cólica, como uma bolsa de água quente, a ação será ainda mais eficaz.

Posições para aliviar cólica menstrual - 2. De bruços

3. Posição fetal

A posição fetal imita a postura que o bebê fica enquanto ainda está dentro do útero. Nela você irá dobrar as duas pernas, aproximando-as da sua barriga e abraçando-as com os braços. Essa posição você relaxa os músculos abdominais, contribuindo para a eliminação do endométrio, causador da cólica.

Posições para aliviar cólica menstrual - 3. Posição fetal

4. Postura Ardha Bhujangasana

Conhecida como a postura da esfinge, essa postura gera alívio na contração abdominal, que impacta positivamente no seus intestino e ovários. Você deverá deitar de bruços, esticar bem as pernas juntas, espalmar as mãos à sua frente e, a cada respiração, elevar o peito olhando para frente.

Posições para aliviar cólica menstrual - 4. Postura Ardha Bhujangasana

5. Postura Balasana

É a famosa "posição de criança" na yoga. Na postura balasana você deve se ajoelhar encostando o peito do pé no chão. Alongue o tronco até as coxas, extendendo os braços para trás ao lado do corpo e apoie a testa na superfície. Além de aliviar a cólica, você ainda estará relaxando a lombar, as costas e os ombros.

Posições para aliviar cólica menstrual - 5. Postura Balasana

6. Postura Baddha Konasana

A "postura da borboleta” auxilia no alívio da cólica, pois ela relaxa a região do quadril. Diferente das demais, nessa você permanecerá sentada, apenas precisando juntar as plantas dos pés, tentando manter os joelhos bem próximos da superfície.

Posições para aliviar cólica menstrual - 6. Postura Baddha Konasana

7. Postura Janu Sirsasana

Apesar de exigir bastante flexibilidade, você pode fazer esta pose, conhecida como “cabeça no joelho”, dentro do seu limite de movimento. Sente-se com as pernas esticadas e, em seguida, dobre a perna direita, encostando a sola do pé no joelho esquerdo. Com a outra bem esticada, alongue-se tentando alcançar o pé esquerdo com as mãos. Você pode alternar as pernas.

Posições para aliviar cólica menstrual - 7. Postura Janu Sirsasana

8. Postura Parivrtta Natarajasana

Essa posição de yoga ajuda a aliviar não apenas as cólicas menstruais, como também as dores na lombar. Ela consiste em você deitar de barriga para cima, com os braços estendidos na altura dos ombros e, em seguida, elevar as pernas dobradas até a altura do peito e girar para a direita e depois para a esquerda.

Posições para aliviar cólica menstrual - 8. Postura Parivrtta Natarajasana

9. Postura Supta Baddha Konasana

Conhecida como “deusa reclinada” ou “borboleta deitada” essa postura consiste em você sentar-se bem ereta e dobrar as pernas, encostando uma sola do pé na outra. Feito isso, você irá deitar alongando ao máximo o corpo, mantendo a posição das pernas[3].

Posições para aliviar cólica menstrual - 9. Postura Supta Baddha Konasana

10. Postura Supta Virasana

Para a postura do “herói reclinado” você deverá se sentar sob os joelhos e se deitar lentamente alongando os braços acima da cabeça. Para maior comodidade você pode colocar uma almofada nas costas.

Posições para aliviar cólica menstrual - 10. Postura Supta Virasana

Outras formas de aliviar cólica

Além das posições que te ensinamos acima, existem outras ações práticas que podem te ajudar a não sentir tanta cólica a cada ciclo menstrual. Veja a seguir:

  • Alimentação: nesse período, evite alimentos inflamatórios e aqueles que retardam o trânsito intestinal;
  • Bolsa de água quente: colocar uma compressa de água quente na região abdominal pode ser bem eficaz e você ainda pode aliá-la a algumas das posturas que mostramos neste artigo;
  • Chás: os com efeitos calmantes, anti-inflamatórios e analgésicos podem te ajudar a aliviar a dor. Aposte nos de erva-doce, ginseng e canela.
  • Exercício físico: você não precisa interromper a prática de atividade física por causa de cólica. Pelo contrário! Exercícios aeróbicos leves a moderados podem ser bons aliados;
  • Massagem: aplique um óleo da sua preferência na parte mais baixa da barriga e vá fazendo movimentos circulares leves com as pontas dos dedos;
  • Suplementação: a reposição de substâncias como o magnésio e a vitamina D podem contribuir para a diminuição das cólicas. Contudo, consulte um médico antes de começar a introduzir esses suplementos.

Como você pode ver, existem muitas posições para aliviar a cólica provenientes do yoga, no vídeo abaixo você pode encontrar uma aula de yoga completa para fazer em casa e relaxar. Namastê!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posições para aliviar cólica menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. DESCUBRA 7 POSIÇÕES PARA ALIVIAR CÓLICA MENSTRUAL. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/245894-descubra-7-posicoes-aliviar-colica-menstrual.htm/>. Acesso em 13/10/2023.
  2. POSIÇÕES PARA ALIVIAR CÓLICA MENSTRUAL. VEJA AS 5 MELHORES. Disponível em: <https://www.pantys.com.br/blogs/pantys/posicoes-para-aliviar-a-colica-veja-as-5-melhores/>. Acesso em 13/10/2023.
  3. POSIÇÕES PARA ALIVIAR CÓLICA. Disponível em: <https://www.dicasdemulher.com.br/posicoes-para-aliviar-colica/>. Acesso em 13/10/2023.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Posições para aliviar cólica menstrual
1 de 11
Posições para aliviar cólica menstrual

Voltar ao topo da página