Outros saúde da pele

Primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 23 agosto 2024
Primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada

Entre as mulheres é comum a dúvida: primeiro hidratante ou protetor solar? A verdade é que o protetor solar é a primeira coisa que você deve aplicar no rosto, depois de limpá-lo. Algumas fórmulas incluem creme hidratante com proteção solar, mas estes não protegem o suficiente. No umCOMO vamos te contar detalhes sobre a melhor rotina para cuidar do rosto e evitar o envelhecimento precoce.

Também lhe pode interessar: Como tirar marca de chinelo do pé
Índice
  1. O que passar primeiro: hidratante ou protetor solar?
  2. Qual a importância do creme hidratante
  3. Qual a importância do protetor solar
  4. Devo usar hidratante e protetor solar?

O que passar primeiro: hidratante ou protetor solar?

Segundo as recomendações da Academia Americana de Dermatologia, o protetor solar deve ser usado na rotina diária, assim como o hidratante para cuidar da pele, mas a dúvida é qual passar primeiro. A primeira coisa que você deve aplicar é o protetor solar e depois o hidratante. Isso porque o protetor solar proporcionará maior proteção contra a radiação ultravioleta (UV), que, embora possa ser benéfica para a obtenção de vitamina D, também pode causar danos graves, como queimaduras solares.

Para que o protetor atue com maior eficácia, ele deve ser reaplicado a cada 2 horas. Conforme mencionado, o processo de uso de hidratante e protetor solar pode ser simplificado, mas a fórmula deve conter Fator de Proteção Solar (FPS) igual ou superior a 30, com amplo espectro. Se você usa maquiagem com protetor solar, ainda terá que aplicá-la depois de aplicar o protetor solar e o hidratante. A pele deve estar seca para poder aplicar maquiagem.

A sugestão da Food and Drug Administration (FDA) é que o protetor solar seja aplicado 15 minutos antes da exposição. Não é necessário usar à noite, mas você pode aplicar um creme hidratante normal, mesmo sem FPS, ao final da rotina de cuidados com a pele.

Porém, os protetores solares, assim como os cremes hidratantes de diversas marcas, vêm com instruções próprias, que devem ser lidas para aplicá-los corretamente.

Primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada - O que passar primeiro: hidratante ou protetor solar?

Qual a importância do creme hidratante

O creme hidratante é mais uma etapa da rotina de cuidados faciais e é muito importante para hidratar a pele, como o próprio nome indica. Esses cremes ajudam a manter a umidade e alguns deles podem tratar outras condições como manchas, reduzir linhas de expressão ou rugas.

Da mesma forma, os cremes hidratantes ajudam a pele a ficar mais saudável, tenho mais brilho e uma aparência melhor. A aplicação de cremes hidratantes também promove a absorção de outros produtos de cuidado, como séruns e óleos faciais, permitindo que a pele ganhe maciez.

Qual a importância do protetor solar

Receber raios UV do sol pode ser prejudicial à saúde da pele e é considerado uma das principais causas de câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele. Embora o protetor solar possa hidratar a pele, a principal função desse produto é atuar como barreira contra os raios solares, que, em excesso, podem causar os quadros citados.

Entre esses produtos de proteção estão os filtros solares químicos e os filtros solares minerais; no caso dos filtros solares químicos, seu mecanismo de ação consiste na absorção dos raios solares, enquanto os filtros minerais atuam como escudo protetor. O funcionamento do primeiro é semelhante ao de uma esponja e o do segundo é semelhante ao de um escudo.

Por isso é tão importante fazer uma boa seleção de protetor solar, procurando produtos à prova d’água, caso você vá nadar na piscina ou sue muito se for fazer uma caminhada.

Primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada - Qual a importância do protetor solar

Devo usar hidratante e protetor solar?

Sim, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, sua rotina diária de cuidados com a pele deve incluir um produto que seja suave na limpeza, depois protetor solar e uso de hidratante. Além disso, o produto escolhido deve ser adequado à pele, para evitar o risco de poros entupidos ou aparecimento de acne.

A sugestão é que esses produtos não sejam comedogênicos e assim evitem os problemas citados. Porém, é aconselhável que ambos os produtos sejam aplicados separadamente, seguindo as instruções da marca.

Caso opte por uma opção mais simples, você pode comprar um creme que seja hidratante e contenha proteção solar, mas, neste caso, o valor do FPS deve ser 30, ou até superior. Tanto o protetor solar que você aplica no rosto quanto os cremes hidratantes, devem ser aplicados a cada duas horas para se manter protegido.

Em caso de dúvida, consulte um dermatologista para um aconselhamento personalizado. Da mesma forma, deve-se usar medidas extras de proteção como chapéus, roupas que cubram a pele e óculos escuros, entre outras.

Agora que você já sabe se deve usar primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada, recomendamos que você leia estes artigos sobre Como curar queimadura no lábio e Como reutilizar protetores solares.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Primeiro hidratante ou protetor solar? - Conheça a rotina adequada