Partilhar

Quais os sintomas da úlcera de estômago

Quais os sintomas da úlcera de estômago

Uma úlcera de estômago ou gástrica é uma lesão profunda ou espécie de ferida aberta que se localiza na mucosa de estômago, que ocorre quando o revestimento do estômago se rompe. Uma das suas causas mais frequentes é uma infeção de estômago originada pela bactéria Helicobacter pylori, mas também pode ser fruto de uma formação excessiva de ácido gástrico ou de mas hábitos de vida. Para que possa detetá-la e saber como se manifesta, no seguinte artigo de umComo mostramos-lhe quais os sintomas da úlcera de estômago.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma úlcera no estômago
Passos a seguir:
1

O principal sintoma da úlcera gástrica é a dor abdominal que o paciente sente, a qual se carateriza por provocar ardor e sensação de fome ou de vazio no estômago. Esta dor afeta normalmente a parte superior do estômago e pode passar para o esterno, a parte baixa do ventre e inclusive chegar até à zona das costas. Aparece com maior frequência depois das refeições ou durante a noite, o que pode afetar o sono e o descanso do paciente.

2

As úlceras de estômago também costumam provocar náuseas e vômitos, os quais nos casos mais avançados podem estar acompanhados de sangue. Tanto os vômitos como a intolerância a certos alimentos que gera o paciente, provocam que este perca bastante peso.

3

Além disso, os pacientes com úlcera de estômago e que sofrem de hemorragias gástricas, é possível que evacuem fezes escuras ou de cor argila, ou que inclusive haja presença de sangue.

4

Além dos sintomas de úlceras de estômago mencionados, esta condição também pode provocar o aparecimento de outras condições como:

  • Sensação de estômago cheio e problemas para ingerir a quantidade normal de líquidos.
  • Fadiga.
  • Dores torácicas.
  • Mudanças no apetite.
  • Acidez.
  • Digestões difíceis.
5

Também deve ter em conta que em alguns casos, as úlceras gástricas são tão pequenas que é possível que não causem nenhum sintoma. Apesar disso, perante a presença de algum dos sintomas mencionados anteriormente ou a suspeita de sofrer de uma úlcera no estômago, será fundamental que vá ao médico para fazer os exames adequados. Além de uma observação física, é possível que o médico lhe prescreva a realização de uma radiografia ou uma endoscopia se o diagnóstico for duvidoso. No caso de lhe indicar a realização de uma endoscopia, não deixe de conferir o nosso artigo obre como se preparar para uma endoscopia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da úlcera de estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se está vomitando uma quantidade excessiva de sangue, consulte o seu médico de imediato.
  • Se você nota uma quantidade excessiva de sangue nas fezes, consulte o seu médico o quanto antes.
  • Se a dor é insuportável, entre em contato com o seu hospital local ou consulte o seu médico tão depressa quanto possível.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas da úlcera de estômago

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
alessandra pessoa
estou sentindo queima abdominal como se fosse algo mordendo
Liliane
Minha cachorrinha esta com úlcera não pode comer nada ácido quero saber se posso dar o suco de quiabo para ela e que legumes posso fazer a sopinha dela
Rogerio marques simoes
Que frutas legumes são bons para o tratamento da ursa no estômago?
Nelia Oliveira
Oi Rogerio, nesse link poderá encontrar dicas sobre o que pode comer e o que deve evitar no caso de úlcera: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-comer-se-tenho-ulcera-14418.html
celi rodrigues
Li todos esses sintomas,tenho ulcera ,mas nunca vomitei,só tive dor,estou tratando desde o ano passado,mas até agora nao estou curada,é bom que tenha esses artigos prá nos alertar
Nelia Oliveira
Oi Celi, que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas novidades :)
fany silva
sinais de dor abdominal, pequenas bolinhas vermelhas no corpo, cansaço, náusea, fezes escuras, e vômito e um diagnostico com resultado dado em gastrite anteriormente, pode ser dado como úlcera péptica?
Jucilene Alencar da Silva
Boa noite meu nome e Jucilene Alencar ,tenho dores e mal estar constantes e essas dores causa vomitos com raios de sangue e estou preocupada me ajudem .
Sandra Regina de Souza
Bom dia. Eu li a respeito de como identificar ulcera gástrica e gostaria de obter alguns esclerecimentos se possivel. Eu sinto muita ardencia nos estomago, tem hr que parece que tem uma fogueira la dentro. Qdo como alguma coisa me dá um certo alivio, mas muito rápido. Algumas vezes sinto um enjoo ligeiro e um desconforto na cabeça, como se eu tgivessser comido alguma coisa que tivesse me feito mal, mas que tbm passa rápido. Estou tb como o abdomem bem dilatado. pode ser um sinal de ulcera, se não, o que vcs me sugerem?. Desde já agradeço.

Quais os sintomas da úlcera de estômago
Quais os sintomas da úlcera de estômago

Voltar ao topo da página