Partilhar

Quais são as causas da candidíase oral

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da candidíase oral

Em nosso corpo residem bactérias e fungos que, ainda que a maioria deles seja inofensiva, outros podem desenvolver-se e causar-nos alguma infecção: é o caso da candidíase oral. Quando o fungo Cândida Albicans cresce demais, aparecem os primeiros sintomas da candidíase oral em nosso corpo.

A principal causa de sofrermos desta doença na boca é porque este fungo torna-se maior, no entanto, existem alguns fatores de risco que podem ajudar a que isto ocorra. Em umComo te contamos quais são as causas da candidíase oral para que você saiba como poder prevenir o crescimento deste fungo que mora em nosso corpo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da candidíase oral
Passos a seguir:
1

Uma das causas da candidíase oral é ter um sistema imunológico frágil. Caso não esteja suficientemente protegido contra possíveis infecções ou doenças, é mais provável que o fungo que provoca esta candidíase se expanda e nos cause uma infecção.

Por isso, é importante ter uma vida saudável por meio da prática de exercício físico e de uma dieta equilibrada que conseguirá reforçar nosso sistema imunológico.

2

As pessoas com HIV podem sofrer de candidíase oral, precisamente pelo motivo que acabamos de falar: caso se tenha um sistema imunológico frágil é mais fácil que o fungo se expanda e nos cause uma infecção.

3

Outro dos fatores de risco que podem causar o aparecimento da candidíase oral é estar recebendo quimioterapia ou tomar medicamentos fortes que sejam capazes de debilitar nosso sistema imunológico.

4

Outra das causas da candidíase oralé sofrer de diabetes ou ter níveis altos de açúcar no sangue. Por quê? Porque quando há excesso de açúcar, uma parte dele encontra-se na saliva e serve de alimento para o fungo da Cândida Albicans.

5

A candidíase oraltambém se pode desenvolver pela ingestão de antibióticos. Isto ocorre porque este tipo de fármaco pode destruir as bactérias saudáveis que residem em nosso corpo e que se encarregam de controlar o crescimento da cândida. Tomando antibióticos, podemos eliminar estas bactérias e, portanto, deixar o caminho livre para o desenvolvimento do fungo.

6

Agora você já sabe quais são as causas da candidíase oral, mas se você sofre desta doença deve saber que existe uma série de métodos que podem ajudar você a curá-la, como, por exemplo:

  • Escovar os dentes frequentemente.
  • Enxaguar a boca com água salgada.
  • Beber muito líquido.
  • Procure seu médico para que ele te indique que medicamentos tomar.

Neste artigo de umComo te contamos com maior detalhe como curar a candidíase oral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da candidíase oral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da candidíase oral

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as causas da candidíase oral
Quais são as causas da candidíase oral

Voltar ao topo da página