menu
Partilhar

Quais são as causas da taquicardia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as causas da taquicardia

A taquicardia é o aumento do ritmo cardíaco que tem lugar no coração. O transtorno da frequência cardíaca é conhecido como arritmia, e pode ocorrer devido a uma diminuição ou a um aumento do ritmo cardíaco; este último é o caso da taquicardia. O coração bombeia o sangue mais rapidamente e aumenta o consumo de oxigênio, o que pode gerar alguns sintomas como enjoos ou vômitos. Este aumento do ritmo cardíaco pode ser provocado por problemas cardíacos, abuso de bebidas alcoólicas ou cafeína, ansiedade ou pânico. Ainda que seja verdade que não é considerada uma doença grave, pode causar danos no coração se não for tratada a longo prazo. Se quer conhecer quais são as causas da taquicardia, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Causas e tratamento da dor de peito
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns que costuma derivar em taquicardia é uma pressão arterial alta. A hipertensão arterial é a força com a qual o sangue bombeia contra as paredes das artérias e, caso esta pressão seja alta, as artérias podem ser lesionadas, além de obrigar o coração a realizar um esforço excessivo. Este excesso faz com que o coração aumente a sua massa muscular, mas a irrigação sanguínea continua sendo a mesma. A pressão arterial alta costuma estar presente em pessoas mais velhas, e o ritmo cardíaco pode ficar aumentado, causando taquicardia.

2

Uma causa também relacionada com problemas cardiovasculares é a arteriosclerose. Esta doença caracteriza-se pelo estreitamento das artérias por acúmulo de colesterol. Este fato tem lugar quando, por uma lesão na parede arterial, o organismo atua tampando essa lesão com plaquetas, as quais favorecem o acúmulo de gordura (colesterol). Como consequência, a circulação sanguínea fica reduzida, gerando uma escassez na irrigação sanguínea de todas as partes do corpo. A arteriosclerose tem alguns sintomas como as taquicardias.

Quais são as causas da taquicardia - Passo 2
3

O álcool, a cafeína e o chá são consideradas bebidas estimulantes. Como consequência, o ritmo cardíaco pode aumentar, gerando taquicardias. Quando uma pessoa consome em excesso uma bebida estimulante, também pode passar por ansiedade provocada por uma aceleração do coração ao bombear o sangue. Nas situações nas quais a ingestão de alguma destas bebidas tenha sido excessiva, as taquicardias desaparecem após a cafeína deixar de fazer efeito.

Quais são as causas da taquicardia - Passo 3
4

Um dos produtos mais prejudiciais para a saúde é o cigarro. Um cigarro contém múltiplas substâncias tóxicas que danificam o nosso sistema cardiovascular. De fato, demonstrou-se que o fumo aumenta consideravelmente o risco de sofrer um infarto e que aumenta a frequência cardíaca, prejudicando a circulação, reduzindo o nível de oxigênio que se transmite aos órgãos e aumentando a pressão arterial. Além disso, contribui para a formação de coágulos no sangue, o que pode causar a obstrução dos vasos sanguíneos, derivando em um infarto. A aceleração do ritmo cardíaco que supõe fumar também produz taquicardia. Se, além disso, combinarmos álcool e tabaco, as possibilidades são maiores.

Quais são as causas da taquicardia - Passo 4
5

Os nossos rins têm uma função fundamental na eliminação de resíduos que se encontram no organismo e filtrar a quantidade de sal, água e outros componentes do corpo. Quando esta função fica alterada repentinamente, perdendo a capacidade para eliminar esses resíduos, ocorre uma insuficiência renal. Entre as causas mais comuns desta condição estão um coágulo no sangue que, como referimos no ponto anterior, pode ser causado por fumar, bem como a diminuição do fluxo sanguíneo. Um dos sintomas que pode alertar de uma insuficiência renal é um aumento da frequência cardíaca e, como consequência, taquicardias.

6

Outra das causas mais comuns na hora de sofrer de taquicardia é estar submetido a estresse constante. Quando uma pessoa está estressada, o seu ritmo cardíaco aumenta, aumentando o risco de sofrer desta doença. Para que esta situação ocorra, não é necessário que a pessoa tenha problemas no coração, mas que a produção de adrenalina que produz o estresse acabe em taquicardia. Um dos melhores remédios para combater o estresse e o excesso de adrenalina é realizar exercício físico. Além disso, é bom ter em conta uma série de conselhos para prevenir o estresse.

Por outro lado, a ansiedade costuma estar sempre acompanhada de taquicardia. Em alguns casos, o estresse deriva em ansiedade, a qual se apresenta em crises que duram uns minutos. Além de taquicardia, a ansiedade pode estar acompanhada de náuseas, tonturas, dores musculares, etc.

Quais são as causas da taquicardia - Passo 6
7

As taquicardias aparecem e desaparecem, não obstante, é importar encontrar a origem da mesma e enfrentá-la. Caso sofra de taquicardia, não hesite em consultar um especialista para que recomende a você o tratamento mais adequado. Ainda que muitas vezes a causa seja psicológica, também existem causas físicas, como explicamos neste artigo. Além disso, também é importante saber como atuar perante uma taquicardia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da taquicardia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as causas da taquicardia
1 de 5
Quais são as causas da taquicardia

Voltar ao topo da página