Partilhar

Quais são os sintomas da candidíase genital

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da candidíase genital
Imagem: yourepeat.com

A candidíase genital é uma infecção que ocorre quando há um crescimento acelerado do fungo chamado Cândida, cuja espécie mais comum é a Albicans. Esta micose é muito frequente nas mulheres quando têm o sistema imunológico debilitado, na gravidez, quando sofrem diabetes e obesidade. Em umComo.com.br vamos explicar-lhe quais são os sintomas da candidíase genital.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da candidíase oral

O que é a cândida albicans

A cândida albicans é um fungo que vive em nosso organismo de forma habitual na mucosa do trato digestivo, geniturinário e respiratório, mas encontra-se controlada por outros microrganismos não patogênicos. É um tipo de patogênico oportunista, isto significa que se aproveita para produzir infecção quando nosso corpo está debilitado, mas em condições normais habita em equilíbrio com o resto da flora de nossas mucosas.

Transmissão da candidíase genital

A infecção por cândida ocorre quando os microrganismos da nossa flora genital ficam descompensados. Isto ocorre quando tomamos antibióticos, temos as defesas baixas por falta de sono e má alimentação, estresse emocional ou quando sofremos outras infecções.

É muito pouco frequente que a candidíase seja transmitida de pessoa para pessoa, já que não é uma DST (Doença de Transmissão Sexual). Ainda assim, recomenda-se não praticar sexo quando um dos membros do casal sofrer de candidíase, já que a pele estará em um processo de descamação e podem ocorrer fendas, sangramentos e superinfecções por bactérias nas zonas afetadas. O uso de preservativos não evita estas complicações, só a abstinência sexual até que os sintomas tenham desaparecido completamente.

Podem ser tomadas medidas para prevenir a candidíase genital.

Sintomas

Na mulher, os sintomas costumam ser mais evidentes e incômodos. Podem ser incluídos os seguintes sintomas:

  • Coceira severa ou prurido.
  • Ardor sobretudo ao urinar e ter relações sexuais.
  • Dor ao praticar a penetração ou em repouso.
  • Irritação e vermelhidão da vulva, lábios e vagina.
  • Fluxo esbranquiçado e espesso, com grumos e uma textura como de requeijão, como se tivesse grumos.

Esta sintomatologia também está presente na vaginite bacteriana, por isso deve-se ir ao médico para fazer os exames apropriados para diferenciá-las e assim aplicar o tratamento adequado.

Os sintomas de uma candidíase genital no homem costumam ser mais leves ou inclusive inexistentes. Quando se dão, os mais comuns são:

  • Manchas ou chagas vermelhas ou brancas perto da cabeça do pênis ou no prepúcio, como brotoejas.
  • Coceira e ardor no pênis e orifício anal.
  • Inflamação da glande (balanite).
  • Pode ser secretado um fluxo esbranquiçado como leite talhado, sem cheiro, mas é pouco comum.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da candidíase genital, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da candidíase genital

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
paulo
Santo alho!!!! Meninas que sofrem com candidiase leiam.. parece ser interessante!!? Meninas eu sou uma das muitas que sofre com a famosa candida... vermelhidão, coceira e um corrimento esbranquiçado, tipo leite coalhado ¬¬' dai eu fui no sus e tudo e consegui uma pomada (nistatina) e fluconazol para mim e o namo...como estou menstruada ainda só tomei o fluzonazol.. eu tva pesquisando alguns metodos ne pra controlar mais esse fungo, esse ano só ja tive 3 vezes e achei um interessante que usa alho. lá dizia q o alho é um dos mais poderosos antibióticos da terra... pois como vcs sabem tem toda akela ladainha veridica de que a candida surge pq a imunidade ta baixa etc etc e tal... aqui onde eu moro, tenho relatos de mulheres que conseguiram extinguir um tumor no útero consumindo muito alho.. será? bom, vou repassar oq eu li. há 3 formas de se aproveitar o alho... 2x ao dia por 3 dias ou 1 x por dia durante 7 dias tu pode utiliza-lo dessa forma: -ferva agua e deixe os dentes de alho descascados numa infusão... faça um banho de assento, ou, entao, com um algodão encoste na pele da vagina (encostar e nao raspar), é bom para tirar o ardor.. -1 x ao dia engula um dente de alho descascado como se fosse um comprimido,... o mal é q depois tu fica arrotando alho dai ahahahha -descasque um dente de alho, enrole em uma gaze e amarre com um fiozinho, pingue 2 gotinhas de azeite ou um pouco de ky e deixe 5 horas na vagina.. como se fosse um ob confesso que só fiz o de engolir o dente de alho como comprimido por 3 dias e notei uma melhora.. mas sabem ne que quem faz o milagre é a fé as vzs... rs
Remy
Eu vou fazer isso... Pois estou sofrendo muito C esse problema!

Quais são os sintomas da candidíase genital
Imagem: yourepeat.com
Quais são os sintomas da candidíase genital

Voltar ao topo da página