Partilhar

Por que ocorre a candidíase vaginal

Por que ocorre a candidíase vaginal
Imagem: ginecoobstetricia.com

As infecções por fungos causadas pelo fungo Candida albicans são muito habituais e aparecem normalmente naquelas partes mais úmidas do corpo como, por exemplo, na cavidade bucal ou na região íntima. Quando esta infecção ocorre na vagina recebe o nome de candidíase vaginal e entre seus sintomas frequentes encontram-se a presença de um corrimento esbranquiçado e espesso, ardor, coceira, incômodo ao urinar e ao manter relações sexuais. Se você quer saber exatamente por que ocorre a candidíase vaginal, preste atenção no seguinte artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Para dar resposta à questão de por que ocorre a candidíase vaginal, primeiro é importante esclarecer que o fungo Cândida encontra-se sempre no organismo em pequenas quantidades, estando presente tanto dentro da boca, do trato digestivo como da região genital sem chegar a causar nenhuma doença. As quantidades deste fungo mantêm-se controladas graças a um sistema imunológico forte e a determinadas bactérias que são benéficas para o corpo humano.

2

Mas, quando ocorre um desequilíbrio, seja na acidez habitual da vagina ou devido a mudanças hormonais, a Cândida pode multiplicar-se e crescer excessivamente na região íntima dando lugar ao aparecimento dos sintomas de uma infecção por fungos denominada candidíase vaginal. Para poder detectar que você desenvolveu esta infecção e ficar segura, aconselhamos você a consultar o artigo Quais são os sintomas da candidíase genital.

3

A candidíase vaginal pode aparecer em qualquer momento da vida de uma mulher, mas é verdade que existem algumas condições que aumentam o risco de ter este tipo de infecção, bem como há grupos de pessoas que são mais propensas a desenvolvê-la. A seguir, mostramos quais são:

  • A ingestão de antibióticos, já que estes eliminam as bactérias do corpo permitindo que os fungos se multipliquem e causem alguma infecção desta índole.
  • Ter um sistema imunológico debilitado.
  • O consumo de anticoncepcionais orais.
  • A diabetes mal controlada, pois um elevado nível de açúcar no sangue contribui para que os fungos presentes no organismo se reproduzam.
  • É mais frequente em etapas nas quais ocorrem mudanças hormonais significativas como durante a puberdade ou a gravidez.

Sugestão: Mau cheiro após relação, o que pode ser? - Causas e sintomas

4

Uma vez que se sabe por que ocorre a candidíase vaginal, lembre-se da importância de visitar seu ginecologista quando se manifestar qualquer um dos sintomas que seja indicador desta infecção por fungos. É necessário receber um tratamento médico para curá-la completamente e evitar que a candidíase volte. Se quiser conhecer mais detalhes, consulte o artigo Como curar a candidíase vaginal.

5

Assim, há certas práticas diárias que ainda que não possam evitar 100% seu desenvolvimento, ajudarão você a prevenir este tipo de infecções vaginais, como, por exemplo, manter uma higiene íntima adequada, não usar roupa muito apertada, usar roupa íntima de algodão, entre outras. Descubra todas no artigo Como prevenir a candidíase vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ocorre a candidíase vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Por que ocorre a candidíase vaginal

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Cici
sera que pode ser que eu esteja com candida? porque durante 3 anos fiz exame papanicolau,e pomada com comprimido ja usei e nada do corrimento parar ..ate hoje sofro essa cituacao...e um corrimento que nao parou e vem muito .,e. tambem ,nos meus exames so dar que tenhp imflamacao e uma bacteria chamada gardinerela ...o que posso fazer para fica curada desse corrimento? ja nao aguento mais viver com isso.
Sonia
Assim q fiz depilação me apareceu e a coceira é muito incomoda gostaria de saber se tem haver algo com a depilação, e antes da candidiase aparecer tive pequenas cólicas, espero resposta
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia, se você depilou essa zona, a coceira pode estar relacionada com a depilação sim. Quanto às cólicas, o melhor é se informar junto do seu médico. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
mila
Porque ela ocorre muito mais para mulheres
mariana
Como fazer para n ter mais candidiase
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariana, aqui poderá ver como pode prevenir a candidíase vaginal: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-prevenir-a-candidiase-vaginal-2455.html

Por que ocorre a candidíase vaginal
Imagem: ginecoobstetricia.com
Por que ocorre a candidíase vaginal

Voltar ao topo da página