Prevenção de infecções

Quais são os sintomas da mastite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Quais são os sintomas da mastite
Imagem: notijuarez.com

As mastite é uma inflamação da glândula mamária que costuma afetar com maior frequência mulheres dos 18 aos 50 anos que se encontram no período de amamentação, o que se conhece como mastite puerperal. Ainda que não seja muito comum, também pode se manifestar de forma espontânea e ocorrer em qualquer momento, que é o que se conhece como mastite não puerperal. Esta inflamação da mama precisa ser diagnosticada por um médico especialista, quem através de um exaustivo exame, determinará o tratamento mais adequado para cada caso. No seguinte artigo de umComo mostramos a você em detalhe quais são os sintomas da mastite.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da chikungunya

Passos a seguir:

1

A mastite puerperal é a que ocorre durante o período de amamentação e seu aparecimento é mais frequente nas primeiras seis semanas de lactação. Normalmente aparece porque a secreção de leite não flui corretamente e acaba acumulando, o que provoca uma reação inflamatória. Quando se ativam e proliferam os gérmenes dos tecidos da zona inflamada, pode desenvolver-se uma mastite bacteriana. Como forma de prevenção, recomendamos que você mantenha uma boa higiene dos seios a todo o momento.

2

Os primeiro sintomas da mastite puerperal são dores, vermelhidão, inchaço e hipersensibilidade ao tacto na zona afetada. Além disso, é normal começar a sentir um mal-estar generalizado e inclusive apresentar febre e dores de cabeça.

3

Há alguns sintomas mais a nível físico que podem alertá-la de que você está sofrendo de uma mastite. Às vezes aparece uma espécie de fendas no mamilo ou na pele ao redor. Também ocorrem casos em que o peito afetado aumenta consideravelmente de tamanho já que não está drenando de forma correta.

4

Perante qualquer um dos sintomas anteriormente mencionados, é imprescindível procurar o seu médico, já que é muito provável que você precise de um tratamento antibiótico para sua cura. Caso você não melhore com o tratamento receitado, procure de novo o especialista já que é possível que se tenha formado um abscesso mamário que deve ser drenado. Para isso, podem lhe administrar anestesia local e extrair o pus com uma agulha ou fazer um pequeno orifício no peito para drená-lo.

5

Por outro lado, a mastite não puerperal, isto é, a que ocorre fora do período de lactação, não é muito comum, mas costuma afetar mulheres menores de 30 anos e, em menor medida, mulheres de entre 50 e 60 anos. Normalmente, este tipo de mastite é causada por bactérias e apresenta sintomas menos agudos que a que se manifesta durante a amamentação. Do mesmo modo, deve-se procurar um médico e seguir o tratamento indicado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da mastite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: notijuarez.com
Quais são os sintomas da mastite