Partilhar

Quais são os sintomas do rotavírus

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas do rotavírus
Imagem: guiadelnino.com

O rotavírus é um vírus que causa uma infecção no intestino delgado, fazendo com que o corpo deixe de absorver os nutrientes e a água dos alimentos que ingerimos. É a causa mais comum de diarreia grave e gastroenterite desidratante. Ainda que se trate de um vírus que pode afetar todo o mundo, é mais frequente em crianças com menos de 5 anos. Neste artigo de umComo.com.br contamos a você quais são os sintomas do rotavírus para que você possa reconhecê-los de maneira imediata.

Também lhe pode interessar: Como tratar o rotavírus
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é que o rotavírus é contagiado por via fecal-oral. O contágio ocorre de uma pessoa para a outra, pelo consumo de alimentos ou água em mau estado, bem como pelo contato com objetos e superfícies nas quais o vírus sobreviva.

2

Uma vez que foi contraído o vírus, existe um período de incubação que dura de 1 a 3 dias, aproximadamente. Será a partir deste momento, quando começam a aparecer os sintomas próprios do rotavírus.

3

Os principais sintomas do rotavírus são dor abdominal, vômitos e diarreia aquosa e frequente. Este tipo de sintomas costuma apresentar-se entre 1 e 7 dias e com inúmeras evacuações ao longo do dia, o que pode provocar uma desidratação severa na pessoa afetada.

4

Outros sintomas que podem aparecer devido a uma infecção por rotavírus são:

  • Febre;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Calafrios e sudorese.
5

É importante ir ao médico quando aparecerem estes sintomas, já que será necessário que o profissional verifique se existem sinais de desidratação ou não. Caso haja risco de desidratação, será necessário tomar líquidos adicionais ou uma solução de reidratação oral que deve ser receitada pelo médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do rotavírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do rotavírus

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os sintomas do rotavírus
Imagem: guiadelnino.com
Quais são os sintomas do rotavírus

Voltar ao topo da página