Partilhar

Como são os sintomas da varicela

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como são os sintomas da varicela

A varicela é um vírus que provém da família do herpes, é bastante comum durante a infância onde se apresenta sem afetar demasiado as crianças, no entanto nos adolescentes e adultos pode manifestar certas complicações criando um quadro mais delicado. Sendo uma doença contagiosa é bastante útil saber quais são os sintomas da varicela e qual o tratamento adequado, descubra toda esta informação em umComo.com.br. Foto: todonoticia.com

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da chikungunya
Passos a seguir:
1

Ao contrário de outras doenças virais com o sarampo os primeiros sintomas da varicela não se caracterizam por demasiado mal-estar, apenas um pouco de febre.

2

É muito fácil reconhecer a doença porque além da febre começam a aparecer pequenas bolhas onde se consegue observar um líquido amarelo no centro, estas irão secar formando uma crosta e dando lugar a novas bolhas do mesmo tipo.

3

As bolhas aparecem por todo o corpo incluindo o couro cabeludo, as mucosas e os genitais o que faz desta doença uma doença muito incômoda para o doente. Em crianças a varicela costuma desaparecer dentro de uma semana a 10 dias, mas no caso dos adultos poderá demorar mais devido a complicações.

4

Entre as complicações podem ocorrer infecções na pele devido ao arranhões que o paciente possa ter feito nas bolhas, pneumonia e em casos mais graves a inflamação do músculo do coração (miocardite), inflamação da medula (mielite transversa) ou encefalite, embora estas sejam pouco comuns.

5

A vacina contra a varicela é a melhor forma de prevenir o vírus, no entanto a varicela por ser um tipo de herpes se for tratada nas primeiras horas de diagnóstico médico com medicamentos antivirais usados também para o herpes pode melhorar significativamente os sintomas. Em todo o caso esta decisão deve ser tomada por um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os sintomas da varicela, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante o aparecimento das primeiras bolhas vá imediatamente a um especialista para se assegurar de que se trata de varicela.
  • Em nenhuma circunstância recorra à automedicação, isto pode por em risco a sua saúde.

Escrever comentário sobre Como são os sintomas da varicela

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
RICARDO SILVA 18 ANOS
EU TENHO DEZOITO ANOS E A TRÊS DIAS COMEÇARÃO ME A APARECER ESSAS BOLHAS E EU DESCOLEI ME A UM POSTO DE SAÚDE E UMA ENFERMEIRA escreveu num papel a disser que eu tinha de aplicar uriage pruriced gel em todo o corpo e no entanto isso so piorou a minha situação o que faso agora para melhorar

Como são os sintomas da varicela
Como são os sintomas da varicela

Voltar ao topo da página