Partilhar

Qual é a diferença entre soro e plasma sanguíneo

Qual é a diferença entre soro e plasma sanguíneo

Em muitas ocasiões gera-se confusão entre soro e plasma sanguíneo e torna-se difícil estabelecer a diferença entre ambos. O certo é que o plasma é o componente líquido do sangue e contém o soro junto com elementos coagulantes, quando estes últimos são eliminados, o líquido restante é o soro. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe com mais detalhe qual é a diferença entre soro e plasma sanguíneo.

Também lhe pode interessar: Como é formado o sangue
Passos a seguir:
1

Junto com os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas, o plasma é um dos componentes do sangue, a parte líquida que supõe uns 55% dela. Pode ver aqui com mais detalhe como é formado o sangue.

2

Pelo plasma circula uma substância chamada fibrinogênio, que conta com a propriedade de se converter em fibrina quando se produz a rotura de um vaso e as plaquetas atuam para formar um tampão plaquetário. É então quando esta substância e as suas propriedades coagulantes se convertem em fibrina, uma vez que é insolúvel. Chegados a este ponto, o plasma sem fibrinogênio passa a ser soro.

3

O plasma é o "líquido circulante" e para operar com ele, extrai-se a parte solúvel que se transforma em insolúvel (o fibrinogênio que se transforma em fibrina) e obtém-se um líquido similar ao do sangue: o soro.

4

O soro sanguíneo é principalmente água, de uma cor amarelada uma vez que se dissolve com proteínas, hormonas, minerais e dióxido de carbono, assim como também é uma fonte muito importante de electrolitos.

5

Em resumo, o plasma contém soro e fatores de coagulação, uma vez que se eliminam os coagulantes como a fibrina, este líquido converte-se em soro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre soro e plasma sanguíneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Boaventura
È de extrema importancia a informação gostei porque nao è faciel compreender e diferenciar soro e plasma daqui aprendi e consigui referenciar esta de parabens
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Boaventura! Que bom que você gostou das dicas. Continue seguindo as matérias do umCOMO :)
Joaquim Almeida
Boa tarde eu tenho um pacote de teste determine alere hiv1 e hiv2 mais não tenho catálogo como posso fazer o teste caseiro será que é preciso um liquido para adicionar no sangue para escorrer nos níveis e como ver se é positivo negativo ou inválido.
mendes Filipe
Porque que no teste de hiv alere 1/2 sala do soro plasma.
mendes Filipe
Obrigado pela informação.
Tachinga Jone Djefule
soro e retirado da centrifugacao de sangue coagulado, ou seja e uma porcao de sangue que nao contem fibrinas ao passo que plasma e proviniente de sangue colhido com anticoagulante como heparina ou EDTA
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Tachinga, muito obrigada pelo seu comentário :)

Qual é a diferença entre soro e plasma sanguíneo
Qual é a diferença entre soro e plasma sanguíneo

Voltar ao topo da página