Os níveis sanguíneos de potássio

Quais são as causas do potássio alto

Quais são as causas do potássio alto

Assim como acontece com o resto dos minerais do organismo, o nível de potássio no sangue deve ser mantido em determinados níveis. A queda ou aumento excessivo de potássio acontece por uma incorreta eliminação do mineral que sobra no organismo, sendo necessário procurar a causa da acumulação desta substância. Por isso, em umComo queremos explicar quais são as causas do potássio alto.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante saber que o potássio é um mineral que todos precisamos para o correto funcionamento do organismo; ainda assim deve ser mantido dentro de um nível considerado normal. Os rins são responsáveis por eliminar o excesso de potássio do sangue e podem ser muitos os motivos de impedimento para a correta eliminação do mesmo, provocando seu acúmulo, conhecido como hiperpotassemia.

2

Além disso, destaca-se que o nível de potássio é considerado muito alto quando supera 5,5 mmol/l (milimol por litro) no soro sanguíneo. Através de um exame de sangue podemos comprovar quais são os nossos níveis de potássio no sangue.

3

Uma das causas do aumento do potássio pode ser a diminuição dos glóbulos vermelhos devido à destruição da sua membrana celular, que acontece, por exemplo, nos casos de anemia hemolítica.

4

Além disso, as queimaduras e lesões graves podem fazer com que os rins não sejam capazes de eliminar a quantidade suficiente de potássio, fazendo que acumule no sangue. Em alguns casos, o aumento do nível de potássio também pode ser devido a infecções graves.

5

Por outro lado, alguns medicamentos diuréticos ou para a pressão arterial podem fazer com que o potássio suba para um nível excessivo. Por isso, se nos seus exames de sangue o potássio aparecer muito alto e você estiver tomando algum remédio deste tipo, informe seu médico.

6

As doenças dos rins também podem estar diretamente relacionadas com o aumento dos níveis de potássio no sangue, pois se os rins não podem exercer corretamente sua função de filtragem do sangue, o excesso deste mineral não pode ser eliminado. Também é necessário prestar atenção especial aos pacientes de hemodiálise.

7

A doença de Addison também pode ser uma possível causa do aumento de potássio, já que esta doença provoca que as glândulas suprarrenais dos rins não produzam hormônios suficientes. O aumento do potássio pode ser uma das evidências de que está com esta doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do potássio alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Maria de Fátima Farias de Araújo
Meu marido renal cronico faz hemodiálise 3 vez por semana está com o potássio e fosforo altismo que devo faz? ou que devo comer?
Romero Campos Cavalcanti
Eu sou renal crônico por isso tenho o potassio alto. Faço dialíse 3 vezes por sema mesmo assim é muito difícil controlar já que os alimentos todos tem potassio. O potassio no meu sangue chega à 5.6 muito prigoso! Tento controlar maie é complicado
Emília
Boa noite estou c potássio alto e vomitei bastante esta semana, e os outros exames estão normal o que eu faço bj
Goncalo barbosa
Eu to com potassio alto como devo alimenta para baixa?
sidinei
potasio alto como abaixar
Loureiro jeronimo
Sinto cambrias imparavel no pe esquerdo
Cleide Dias
tenho muitas caibras meu potassil esta 5.2 tem alguma coisa a ver?? o que faço para normalizar?? tomo remédios contínuos: clorazepam,silvastatina e putar t4 75
genival
Boa tarde meu sogro esta com erezipela no pe esta fazendo emodialise e agora esta com nivel de potassio alto ta tendo varias quedas de pressao perdeu o apetite oque me indica...obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Genival, se ele está com pressão arterial baixa, pode conferir as dicas destes artigos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-a-pressao-arterial-151.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-alimentos-aumentam-a-pressao-arterial-13771.html Mas além disso, seria bom consultar um médico.
Angelica oliveira
Minha vo está com o potássio muito alto ela tem 96 anos oque tenho que fazer com ela poia ela não aguentaria fazer hemodiálise
Risonete Maria da costa dos santos
Minha mãe está com Potássio alto e está internada com poblema nos rins, e além disso não bebe água !!
Amauri luiz costa
minha mae foi internada,a 3 dias e os medicos detctaram, que ela esta com o nivel de potassio alto,dentre outros diagnostico, os rins nao estavam funcionando corretamente,com isso nao urinava, mas ela foi hidratada, e voltou a urinar normalmente, porem os medicos nao dao alta a ela porque o nivel de potassio nao abaixa o suficiente,o que mais eles estao suspeitando do seu quadro de saude/
Maurício
Níveis de Potássio
Etel Fernandes Ferreira
Etel Fernandes estava com dor de garganta e fui ao Hospital quando a medica mandou fazer o exame e falou que o potássio esta alto fiquei muito preocupada pois tinha que ficar enternada pois não sabia que o potássio prejudica os rins ,e o batimento do coração , gostei da matéria que vocês tem é nota 10
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Etel, que bom saber que as informações foram úteis para você :) Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades ;)
Fernando Fernandes
ai vcs sao os melhores caraca achei a cura dentro de aonde vcs explica e mto bem explicado vcs dao a opurtunidade ate das pessoas q nao entendem de remedio nem de duentes saberem alguma coisa e serem curados por isso eu fui curado .ja estavam penssando em me levar ao psicologo mais nao precisou pq oq vcs explica e tudo oq as pessoas precisa saber em poucas palavras vcs estao de PARABENS
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernando, ainda bem que conseguimos ajudar :) Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue a acompanhar-nos ;)
ligia alves da silva
tenho um filho de 08 meses e o potassio esta 5,5 estou preocupada me orientem por favor
anita correa
o que faz subi potássio,,como baixa ,comendo frutas verduras
ELOISA HELENA REBELO DOS SANTOS
Quais os alimentos que devo evitar por causa do potássio alto?
anita correa
o que faz subi o potássio,,, como faz pra baixa , quais frutas são uteis
ELIZABETH DAS GRACAS MILANEZ DA SILVA
FOI MUITO BOM TER ENCONTRADO ESTE ARTIGO. MINHA MAE TEM 88 ANOS E ESTA COM O NIVEL DE POTASSIO ALTO--7.500 E A CREATININA DA URUNA ESTA MUITO BAIXA -30 ESTA SENDO ACOMPANHADA POR MEDICOS, MAS EU QUERIA SABER: 1- QUAIS SAO OS ALIMENTOS QUE ABAIXAM O POTASSIO, ESTA RESPOSTA E MUITO IMPORTANTE PARA MIM. AGUARDO SUA RESPOSTA
Quais são as causas do potássio alto