Vesícula biliar

Como comer se tiver cálculos biliares

Como comer se tiver cálculos biliares
Imagem: larepublica.pe

As pedras na vesícula ou cálculos biliares são formados na maior parte dos casos por acúmulo de colesterol, apesar de que também é possível encontrar pedras produzidas por excesso de bilirrubina na bílis. Devido à sua origem, para melhorar o estado do paciente e prevenir a formação de novas pedras, é imprescindível realizar algumas mudanças na alimentação depois do paciente ser diagnosticado. Mas por onde começar? Em umComo.com.br explicamos para você como comer se tiver cálculos biliares.

Também lhe pode interessar: O que comer se tiver pedras na vesícula

Passos a seguir:

1

A maioria dos pacientes com cálculos na vesícula não apresentam nenhum sintoma até que as pedras, por culpa de um movimento, passam a obstruir os canais císticos ou colédocos. É então que costumam aparecer os primeiros sintomas dos cálculos biliares.

Depois de terem sido diagnosticados é fundamental realizar algumas mudanças na nossa alimentação e hábitos para garantir uma melhoria. As pessoas que sofrem de diabetes, obesidade, cirrose hepática, anemia hemolítica ou perda de peso acelerada são mais propensas a ter este problema.

2

A alimentação de uma pessoa com pedras na vesícula deve se centrar em evitar os produtos que provocam a contração da vesícula, pois isto poderia gerar dor e desconforto. Recomenda-se diminuir a ingestão de gorduras pois elas podem aumentar a inflamação dessa zona, causando dores. É importante, portanto:

  • Reduzir o consumo de frituras e comida de lixo.
  • Diminuir a ingestão de enchidos pelo seu alto teor em gordura.
  • Se for comer carne, prefira alternativas magras como frango ou peru e limite o consumo de carne vermelha, pois devido ao seu conteúdo de purina pode aumentar os desconfortos.
Como comer se tiver cálculos biliares - Passo 2
3

Os cereais integrais, as sementes e os legumes, devido ao seu alto conteúdo de fibra insolúvel, também não são recomendados quando tiver pedras na vesícula. Não consuma vegetais crus (por exemplo, em saladas) e prefira comida preparada ao vapor ou cozida, desta forma poderá evitar os desconfortos.

Como comer se tiver cálculos biliares - Passo 3
4

Se tiver pedras na vesícula, para se alimentar sem prejudicar sua saúde é bom evitar os alimentos considerados estimulantes, e é recomendável moderar o consumo de:

  • Açúcares, tanto processados como naturais, pois estimulam a bílis.
  • Cafeína e teína.
  • Bebidas açucaradas como refrigerante.
  • Chocolate.
  • Álcool.
Como comer se tiver cálculos biliares - Passo 4
5

Outra das medidas a considerar ao se alimentar caso tenha pedras na vesícula, é a quantidade. Evite refeições abundantes e prefira porções menores, várias vezes por dia. Deste modo evitará os desconfortos.

Também não é recomendável beber líquidos muito frios ou comer alimentos muito quentes. Prefira produtos à temperatura ambiente ou mornos para evitar a dor.

6

As pedras na vesícula contam com um tratamento que pode ajudar a aliviar os sintomas, no entanto a alimentação é um aspecto importante. Só nos casos onde as pedras estiverem gerando uma obstrução considerável ou muitas dores será necessária uma intervenção cirúrgica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tiver cálculos biliares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Elica
Oi tem dores embaixo peito esquerdo tipo pontada oque pode ser
A sua avaliação:
Tania Jussara Vaz Soares
Eu tenho uma pedra na vesícula só uma pedra, 1.92cm e posso comer panquecas de frango. Obrigada
Alime
Posso come panqueca
angelica
ola .... tenho pedra na vesicula posso comer amendoim?
fernanda reis
foi bom para mim eu tem pedra na visicula e tem que tira minha visicula tudo isto acoteceu com mingo as dieta valei por que nao estou com dor mais so esperano a minha serujia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda, que bom saber que a informação foi útil para você. Muito obrigada pelo seu comentário e as melhoras :)
Maria Virgínia de oliveira
O que comer tendo eu cálculos biliares
maria regina santos
Fui diagnosticada a 2 dias, mas somente terei retorno com médico em julho. Imagem irregular,hiperecóica, com sombra acústica posterior, medindo 8 mm. Hepatocolédoco de calibre normal. Conclusão: Colecistopatia crônica calculosa. Será caso de cirurgia?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, terá de aguardar pela consulta com o seu médico e seguir as suas indicações.
brianne pinho
tenhp pedra na visicula descobrir quando tava gravida agora so posso fazer a cirurgia depois q minha filha tiver 3 meses ainda bem que ela ja tem 2 e meio falta pouco sinto dores forte gostaria de saber se posso comer biscoito sem recheio
ana paula duarte
tenho pedra na visucula e verdade que nao posso comer batata e nem massa enem arroz
Deusimar da Silva
Tenho algumas pedrinhas na vesicula, fui diagnosticada recentemente.Fia uma ultra e acusou uma porção de pontinhos pretos, que são pedras na vesicula. O que eu devo evitar, por favos.
Rui
Procure seu gastro, mostre seu exame de US e veja até que ponto está disposta à continuar sentindo a dor, altere seu cardápio, siga as recomendações de um nutricionista (ou observe as dicas aqui do site). Caso contrário, discuta com ele a possibilidade de intervenção cirúrgica, tradicional (corte) ou CVE (laser); Abraços e boa sorte!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Rui, obrigada por essas dicas!
Imagem: larepublica.pe
1 de 4
Como comer se tiver cálculos biliares