A anemia

Como fazer sucos para a anemia

Como fazer sucos para a anemia
Imagem: pt-br.facebook.com

A anemia é uma condição que ocorre quando a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue diminui consideravelmente ou estes não contêm a hemoglobina suficiente. Isto pode acontecer por vários fatores, entre os quais se destacam uma alimentação baixa em ferro e uma perda de sangue por hemorragia ou determinadas doenças. Para aumentar os níveis de ferro e combater esta condição, adaptar nossa alimentação é fundamental. Além de modificar as refeições, temos a possibilidade de complementá-las com sucos naturais ricos em ferro. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer sucos para a anemia.

Também lhe pode interessar: Sintomas de anemia microcitica

Índice

  1. Por que é importante tratar a anemia?
  2. Suco para a anemia de beterraba, cenoura e laranja.
  3. Suco para a anemia de maçã, morango, amora, limão e laranja.
  4. Suco para a anemia de espinafre, aipo e cenoura.
  5. Suco para a anemia de beterraba

Por que é importante tratar a anemia?

A primeira coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de anemia; para conhecê-los profundamente, não hesite em consultar nosso artigo sobre quais são os tipos de anemia. Em qualquer um dos casos, esta condição caracteriza-se por uma redução do número de glóbulos vermelhos, mas, o que isto quer dizer exatamente? Os glóbulos vermelhos são formados por uma proteína rica em ferro denominada hemoglobina, a qual cumpre uma das funções mais importantes do organismo, a de transportar o oxigênio a todas as partes do corpo. Quando os níveis de hemoglobina são insuficientes esta função se vê gravemente afetada deixando de distribuir adequadamente o oxigênio. Caso não se trate, a pessoa anêmica se sentirá cada vez mais cansada e fraca a ponto de ocorrer um desgaste do organismo que, às vezes, pode chegar a ser irreversível.

Uma das melhores formas de aumentar os níveis de hemoglobina é potencializando a ingestão de ferro. Outra das causas que podem provocar a anemia é a dificuldade de absorver este mineral, por isso é importante, também, prestar atenção à vitamina C, que favorece esta absorção.

Suco para a anemia de beterraba, cenoura e laranja.

Determinados vegetais como a beterraba são uma grande fonte de ferro, por isso preparar um suco com eles pode ser muito bom para o tratamento da anemia. Uma das características mais conhecidas da laranja é seu alto teor de vitamina C, essencial para favorecer a absorção de ferro e aumentar os níveis de hemoglobina. Por sua vez, a cenoura é um dos produtos mais recomendados para pacientes com anemia. Para preparar este suco você vai precisar de:

  • 1 beterraba
  • 1 cenoura
  • 6 laranjas

Para elaborá-lo você deverá extrair o suco das 6 laranjas, lavar, descascar e cortar tanto a beterraba como a cenoura e bater tudo em um liquidificador ou em uma batedeira. Depois, coloque na geladeira e beba-o frio.

Como fazer sucos para a anemia - Suco para a anemia de beterraba, cenoura e laranja.
Imagem: chicanol.com

Suco para a anemia de maçã, morango, amora, limão e laranja.

As frutas constituem outra das maiores fontes de ferro, ideais para os pacientes com anemia. Além disso, especialmente as frutas vermelhas, como o morango, e os cítricos, como o limão e a laranja, contam com um alto teor de vitamina C, por isso sua combinação é perfeita para melhorar a qualidade dos glóbulos vermelhos. Para preparar este suco para a anemia você vai precisar de:

  • 2 maçãs
  • 50 g de amora
  • 1 limão
  • 1 laranja
  • 200 g de morangos

Primeiro, extraia o suco do limão e da laranja e reserve no recipiente do liquidificador ou em um de borda alta. Depois, lave, descasque e corte a maçã, lave os morangos, retire o talo e corte-os também. Adicione estes ingredientes e as amoras ao recipiente com os sucos e bata tudo até obter o suco vermelho. Guarde na geladeira até ficar frio.

Como fazer sucos para a anemia - Suco para a anemia de maçã, morango, amora, limão e laranja.
Imagem: berryboom.com

Suco para a anemia de espinafre, aipo e cenoura.

Por último, destaca-se o suco de espinafre, aipo e cenoura para aumentar o número de plaquetas e combater a anemia hemolítica, sobretudo. Trata-se de um suco rico em ferro, por isso é ideal também para tratar a variedade produzida por uma falta deste mineral ou a dificuldade para absorvê-lo. Para prepará-lo você vai precisar reunir os seguintes ingredientes:

  • 6 cenouras
  • 1 talo de aipo
  • 1 punhado de espinafre

Lave, descasque e corte as cenouras e coloque em um recipiente de borda alta ou no copo do liquidificador. Lave bem o aipo e corte-o, lave também as folhas de espinafre e acrescente tudo ao mesmo recipiente. Agora bata tudo até obter o suco e coloque-o na geladeira para esfriar.

Como fazer sucos para a anemia - Suco para a anemia de espinafre, aipo e cenoura.
Imagem: 1001consejos.com

Suco para a anemia de beterraba

A beterraba por si só já constitui um remédio natural muito eficaz para tratar a anemia graças ao seu alto teor em ferro, vitamina C, fibra e propriedades antioxidantes. Por isso, não é necessário recorrer a uma longa lista de ingredientes para preparar um suco para a anemia, podemos elaborar um a partir deste único ingrediente ou misturá-la com uma fruta cítrica, como o limão ou a laranja, um vegetal como a cenoura ou uma maçã. Simplesmente lave a beterraba, corte-a e triture-a. Se quiser acrescentar outro ingrediente, selecione o que mais gostar e bata junto com a beterraba.

Como fazer sucos para a anemia - Suco para a anemia de beterraba
Imagem: superdamebloggen.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sucos para a anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Bernadete mateus
retirei o pâncreas e o baço um câncer primário.porém agora descobri que estou com diabetes e anemia. o que fazer? grata
SIMONE jesus
tenho anemia direto o que sera
A sua avaliação:
Regina Celis Ferreira
é muitto bom tambem a beterraba com uma folha de couve e abacaxi ou limão ou maracuja´ osuco com esses ingridientes faz mapeamento das celulas cancerigenas e mata
Imagem: pt-br.facebook.com
Imagem: chicanol.com
Imagem: berryboom.com
Imagem: 1001consejos.com
Imagem: superdamebloggen.com
1 de 5
Como fazer sucos para a anemia