Como se faz um eletrocardiograma


O eletrocardiograma é um registro da atividade elétrica que ocorre no coração cada vez que se contrai. Necessita-se de eletrodos que se colocam em determinadas áreas do corpo do paciente e mediante o uso de diversas combinações destes eletrodos se observam 12 vistas diferentes da atividade elétrica no papel do electrocardiograma (ECG). Em umComo.com.br ensinamos-lhe como se faz um eletrocardiograma.
Passos a seguir:
Para que o eletrocardiógrafo registre a atividade elétrica do coração, se necessita a colocação de dois tipos de derivações: as aumentadas e as precordiais. As derivações aumentadas colocam-se nos pulsos e nos tornozelos e as precordiais são colocadas na zona do tórax.
Antes da colocação das derivações é necessário preparar o paciente. Em primeiro lugar, deve explicar ao paciente que o eletrocardiograma é um processo indolor, que se realiza em poucos minutos e que necessita a sua colaboração. Para a correta colocação dos eletrodos requer-se que o paciente não possua nenhuma joia, camiseta e/ou sutiã; se as meias ou calças pressionam os tornozelos também devem ser retiradas; em último lugar, homens com muito pelo no tórax, tornozelos ou pulsos devem ser depilados.
Depois de depilar estas três zonas peça ao paciente que se deite na maca de barriga para cima e prepare o eletrocardiógrafo para a sua execução. Os eletrodos que você deve usar no paciente podem ter formato de prendedor, ventosa de borracha ou adesivo; atualmente, o mais comum é o adesivo por sua fácil colocação e permanência na pele.
Neste momento, colocará, inicialmente, as derivações aumentadas que são três tomadas de corrente unipolares e uma quarta que não tem polaridade. Geralmente a derivação de cor vermelha ou AVR é a que se põe na parte interna do punho direito, a de cor amarela ou AVL situa-se no mesmo lugar que o vermelho, porém no punho esquerdo.
Coloque na parte interna do tornozelo direito a tomada de cor preta (tomada de corrente) e no esquerdo a de cor verde ou AVF. A dica mais fácil para lembrar da ordem é Vermelho-Amarelo-Preto-Verde (RANV) dos braços aos pés.
Para a colocação das derivações aumentadas teremos 6 eletrodos que se nomeiam V1 a V6 e que se colocam sobre o tórax na seguinte ordem e forma:
- V1, cor vermelha: 4º espaço intercostal (entre as costelas) imediatamente à direita do esterno.
- V2, amarelo: 4º espaço intercostal imediatamente à esquerda do esterno.
- V3, verde: Diretamente entre V2 e V4, só que antes tem que colocar V4.
- V4, marrom: 5º espaço intercostal na linha média clavicular esquerda.
- V5, preto: 5º espaço intercostal na linha axilar anterior esquerda.
- V6, roxo: 5º espaço intercostal na linha média axilar esquerda.
Para sua correta colocação, você deve ter conhecimentos de anatomia. Para colocar V1, deve contar os espaços intercostais a partir da clavícula direita.
Finalmente, tem que programar o equipamento segundo o pedido médico e antes de realizar o ECG deve pedir ao paciente que esteja quieto, não fale, e respire normalmente. Quando o registro tiver finalizado, registre: data, hora e nome completo.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se faz um eletrocardiograma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.