Partilhar
Partilhar em:

Como se livrar de dores musculares da panturrilha

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (2582 votos)
54 comentários
200 vezes partilhado
 
Como se livrar de dores musculares da panturrilha

A panturrilha é um músculo localizado na parte de trás da perna inferior. Este é formado por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo. Este músculo tem uma função importantíssima que é bombear o sangue de volta ao coração. Cerca de 70% do sangue situa-se nos membros inferior na posição de repouso. As dores nos músculos da panturrilha poderão acontecer num curto período de tempo e são curáveis. São várias as causas das dores musculares da panturrilha, algumas dessas causas poderão estar relacionadas com lesões esportivas, à falta de minerais, devido ao frio, má circulação sanguínea ou à fadiga. O tratamento das dores musculares da panturrilha depende da gravidade da lesão muscular. De seguida, mostramos-lhes alguns tratamentos que poderá fazer para se livrar das dores musculares da panturrilha.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor muscular
Necessitará:
Instruções:
1

descanso às suas pernas, sem executar tarefas que exijam pressão sobre esta zona. Deverá fazê-lo continuadamente até que a dor e a sensibilidade do músculo desapareça. Não force a zona de maneira alguma, pois poderá piorar a dor.

2

Poderá aplicar uma compressa fria ou gelo sobre a área afetada, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos. Coloque o gelo ou a compressa fria sobre um pano ou toalha e aplique sobre a pele, durante pelo menos 20 minutos.

Fonte: williamsportmassagem.blogspot.com
3

Se tiver um inchaço na zona, poderá colocar uma banda elástica de compressão à volta da perna, para diminuir o inchaço nessa área.

4

Para diminuir o inchaço, poderá também colocar as pernas numa posição elevada, sempre acima do nível do coração.

Fonte: pt.wikinoticia.com
5

Se o inchaço ou a dor persistirem, poderá recorrer a medicação, como paracetamol ou aspirina. No entanto, se depois de tomar a medicação a dor ou inchaço persistirem, será sempre melhor consultar um médico especialista.

6

Se pretender fazer exercício físico, poderá usar compressas de calor para aliviar rapidamente a dor nas panturrilhas.

7

Só poderá fazer exercícios de alongamento, quando a dor ou inchaço diminuírem. Quando o fizer, faça leves exercícios de alongamento, para não forçar demasiado.

8

Para diminuir o inchaço ou as dores musculares, também pode mergulhar os músculos afetados em água quente com sais de Epsom. Estes sais tiram os resíduos e as toxinas dos músculos, aliviando o inchaço e as dores.

9

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como se livrar de dores musculares da panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para evitar as dores musculares na panturrilha, deverá fazer regularmente exercício físico nessa zona. Isto fará com que fique mais forte e preparado para qualquer esforço súbito.
  • Se o inchaço e as dores persistirem, deverá consultar um médico especialista, para um tratamento apropriado para a sua lesão.
Relacionados
Comentários (54)

Escrever comentário sobre Como se livrar de dores musculares da panturrilha

Muito útil
54 comentários
telma estevao
Sua avaliação:
Uk Faso pra curar?
Gilberto Machado
Sua avaliação:
Quero receber artigos novos em meu email.
Roberto de Abreu
Sou um corredor, corro 30km por semana, tive uma dor no começo da pantorrilha, fiquei trinta dias sem correr, voltei a correr, doeu novamente,o que fazer.
Gilberto Machado
tenho dor na panturrilha já faz uns quatro anos, fiquei até oito meses sem correr, quando voltei a correr a dor retornou, fico chateado por não poder mais correr devido essa dor dolorosa, o que fazer para a cura definitiva.
Arlindo Coelho
Estou com fortes dores e alguns caroços na panturrilha da perna direita
Rafa Fink
Bom, no meu caso é meio que uma dor genética, do frio, mas quando faço coisas com a perna também me dói! Seria uma dor que "caminha"?
Jean Carlos
Tenho etnia de disco e toda vez q faço alguma atividade física irradia para membros inferiores na maioria das vezes na panturrilha ou na coxa q devo fazer para melhorar não consigo mais jogar futebol qual tratamento devo seguir?
VANI F.B
QDO EU SUBU SUBIDA ENTAO MINHAS PANTOEEILHAS DOEM E A AS DARES VAI SUBINDO ATE AS COXAS DO LADO DE TRAS DAS PERNAS O QUE FAZER
Paulo. Sérgio Santos Barboza
Eu estou com muita dor na panturrilha e a onde começa e termina na cabeça do fémur esquerdo não aguento sentar abaixar e deitar e a dor muito forte quando eu sento deito tudo pelo lado direito
Irma Fernandes Gomes
Tenho muitas dores na panturrilha quando acordo e espicho as pernas.estou preocupada pois uma ocasião estive assim e e logo passei por um infarte agudo do miocardio
Renato LLorente
Boa tarde! Tenho muita dor nas panturrilhas, e uma das panturrilhas tenho um nódulo ( carroço) , minhas panturrilhas queima e arde e quando faço alongamento nas pernas parece que estão estourando os nervos.

Descubra vídeos interessantes
DIY
Top 10
Tratamentos de Pele
Remover Espinhas
Como se livrar de dores musculares da panturrilha
Fonte: williamsportmassagem.blogspot.com
Fonte: pt.wikinoticia.com
1 de 4
Como se livrar de dores musculares da panturrilha