Como se livrar de dores musculares da panturrilha


Como se livrar de dores musculares da panturrilha

A panturrilha é um músculo localizado na parte de trás da perna inferior. Este é formado por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo. Este músculo tem uma função importantíssima que é bombear o sangue de volta ao coração. Cerca de 70% do sangue situa-se nos membros inferior na posição de repouso. As dores nos músculos da panturrilha poderão acontecer num curto período de tempo e são curáveis. São várias as causas das dores musculares da panturrilha, algumas dessas causas poderão estar relacionadas com lesões esportivas, à falta de minerais, devido ao frio, má circulação sanguínea ou à fadiga. O tratamento das dores musculares da panturrilha depende da gravidade da lesão muscular. De seguida, mostramos-lhes alguns tratamentos que poderá fazer para se livrar das dores musculares da panturrilha.

Instruções
  1. descanso às suas pernas, sem executar tarefas que exijam pressão sobre esta zona. Deverá fazê-lo continuadamente até que a dor e a sensibilidade do músculo desapareça. Não force a zona de maneira alguma, pois poderá piorar a dor.

  2. Passo 2 de 8 - <p>Poder&aacute; aplicar uma <strong>compressa fria ou gelo</strong> sobre a &aacute;rea afetada, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos. Coloque o gelo ou a compressa fria sobre um pano ou toalha e aplique sobre a pele, durante pelo menos 20 minutos.</p><p>Imagem: williamsportmassagem.blogspot.com</p>

    Poderá aplicar uma compressa fria ou gelo sobre a área afetada, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos. Coloque o gelo ou a compressa fria sobre um pano ou toalha e aplique sobre a pele, durante pelo menos 20 minutos.

    Imagem: williamsportmassagem.blogspot.com

  3. Se tiver um inchaço na zona, poderá colocar uma banda elástica de compressão à volta da perna, para diminuir o inchaço nessa área.

  4. Passo 4 de 8 - <p>Para diminuir o incha&ccedil;o, poder&aacute; tamb&eacute;m colocar as pernas numa <strong>posi&ccedil;&atilde;o elevada</strong>, sempre acima do n&iacute;vel do cora&ccedil;&atilde;o.</p><p>Imagem: pt.wikinoticia.com</p>

    Para diminuir o inchaço, poderá também colocar as pernas numa posição elevada, sempre acima do nível do coração.

    Imagem: pt.wikinoticia.com

  5. Passo 5 de 8 - <p>Se o incha&ccedil;o ou a dor persistirem, poder&aacute; recorrer a medica&ccedil;&atilde;o, como paracetamol ou aspirina. No entanto, se depois de tomar a medica&ccedil;&atilde;o a dor ou incha&ccedil;o persistirem, ser&aacute; sempre melhor consultar um m&eacute;dico especialista.</p>

    Se o inchaço ou a dor persistirem, poderá recorrer a medicação, como paracetamol ou aspirina. No entanto, se depois de tomar a medicação a dor ou inchaço persistirem, será sempre melhor consultar um médico especialista.

  6. Se pretender fazer exercício físico, poderá usar compressas de calor para aliviar rapidamente a dor nas panturrilhas.

  7. Só poderá fazer exercícios de alongamento, quando a dor ou inchaço diminuírem. Quando o fizer, faça leves exercícios de alongamento, para não forçar demasiado.

  8. Para diminuir o inchaço ou as dores musculares, também pode mergulhar os músculos afetados em água quente com sais de Epsom. Estes sais tiram os resíduos e as toxinas dos músculos, aliviando o inchaço e as dores.

  9. Se deseja ler mais artigos parecidos a como se livrar de dores musculares da panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Os músculos e os tendões.
Necessita
  • Gelo
  • Compressas frias ou quentes
  • Pano ou toalha
  • Banda elástica de compressão
Conselhos
  • Para evitar as dores musculares na panturrilha, deverá fazer regularmente exercício físico nessa zona. Isto fará com que fique mais forte e preparado para qualquer esforço súbito.
  • Se o inchaço e as dores persistirem, deverá consultar um médico especialista, para um tratamento apropriado para a sua lesão.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como se livrar de dores musculares da panturrilha:


                

17 comentários


02-07-2014 claudinalva disse:
dores na panturrilha provoca furmigamento na sola do pe
24-06-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Conceição, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue a acompanhar-nos!
23-06-2014 Conceição Branco disse:
Senhores desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção em me mandarem continuamente novos pareceres sobre vários problemas de saúde mais uma vez o meu muito obrigado não deixo de ler um email vosso são sempre uteis
23-06-2014 Paula disse:
Qual é o especialista que devo procurar para investigar essa dor .Grata
24-03-2014 Célia Regina disse:
Fui caminhar, já faço isso à anos;de repente senti uma forte dor na panturrilha esquerda,como se estivesse forçado o músculo,chegou fazer um barulho de estalo e uma dor insuportável como se fosse caimbra , não estou conseguindo andar direito,já coloquei gelo tomei dorflex e nada, tomei até uma injeção de voltaren e nada, o que faço?meu trabalho é andando de um lado para o outro,o dia inteiro, me ajude por favor, obrigada.
14-03-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Caio, muito obrigada pelo comentário e por partilhar a sua experiência conosco :)
11-03-2014 Caio MOnteiro disse:
Ola tudo bem , então estou com uma dor muito forte na minha panturrilha esquerda acho que pq forcei de mais jogando bola no final de semana sábado e domingo e foram jogos super. pegados , só o gelo já é suficiente nesse caso
04-03-2014 Vanessa Lopes disse:
Mario desde já agradeço o seu comentário, espero que estas dicas o ajudem a aliviar as dores na panturrilha.
28-02-2014 mario cesar disse:
estou com uma pequena dor na panturrilha devido (eu acho) a uma fadiga muscular, engraçado que faz uns 6 meses que corro de 6 km a 10 km, e agora começou a dar dor o que fazer se tenho que me preparar para um teste de aptidão física.
17-12-2013 Vanessa Lopes disse:
Adriele obrigada pelo comentário. Espero que melhore!