PARTILHAR

Como se livrar de dores musculares da panturrilha

Como se livrar de dores musculares da panturrilha

A panturrilha é um músculo localizado na parte de trás da perna inferior. Este é formado por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo. Este músculo tem uma função importantíssima que é bombear o sangue de volta ao coração. Cerca de 70% do sangue situa-se nos membros inferior na posição de repouso. As dores nos músculos da panturrilha poderão acontecer num curto período de tempo e são curáveis. São várias as causas das dores musculares da panturrilha, algumas dessas causas poderão estar relacionadas com lesões esportivas, à falta de minerais, devido ao frio, má circulação sanguínea ou à fadiga. O tratamento das dores musculares da panturrilha depende da gravidade da lesão muscular. De seguida, mostramos-lhes alguns tratamentos que poderá fazer para se livrar das dores musculares da panturrilha.

Vai precisar de:
  • Gelo
  • Compressas frias ou quentes
  • Pano ou toalha
  • Banda elástica de compressão
Também lhe pode interessar: Como tratar distensão muscular
Passos a seguir:
1

descanso às suas pernas, sem executar tarefas que exijam pressão sobre esta zona. Deverá fazê-lo continuadamente até que a dor e a sensibilidade do músculo desapareça. Não force a zona de maneira alguma, pois poderá piorar a dor.

2

Poderá aplicar uma compressa fria ou gelo sobre a área afetada, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos. Coloque o gelo ou a compressa fria sobre um pano ou toalha e aplique sobre a pele, durante pelo menos 20 minutos.

Como se livrar de dores musculares da panturrilha - Passo 2
Imagem: williamsportmassagem.blogspot.com
3

Se tiver um inchaço na zona, poderá colocar uma banda elástica de compressão à volta da perna, para diminuir o inchaço nessa área.

4

Para diminuir o inchaço, poderá também colocar as pernas numa posição elevada, sempre acima do nível do coração.

Como se livrar de dores musculares da panturrilha - Passo 4
Imagem: pt.wikinoticia.com
5

Se o inchaço ou a dor persistirem, poderá recorrer a medicação, como paracetamol ou aspirina. No entanto, se depois de tomar a medicação a dor ou inchaço persistirem, será sempre melhor consultar um médico especialista.

Como se livrar de dores musculares da panturrilha - Passo 5
6

Se pretender fazer exercício físico, poderá usar compressas de calor para aliviar rapidamente a dor nas panturrilhas.

7

Só poderá fazer exercícios de alongamento, quando a dor ou inchaço diminuírem. Quando o fizer, faça leves exercícios de alongamento, para não forçar demasiado.

8

Para diminuir o inchaço ou as dores musculares, também pode mergulhar os músculos afetados em água quente com sais de Epsom. Estes sais tiram os resíduos e as toxinas dos músculos, aliviando o inchaço e as dores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de dores musculares da panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para evitar as dores musculares na panturrilha, deverá fazer regularmente exercício físico nessa zona. Isto fará com que fique mais forte e preparado para qualquer esforço súbito.
  • Se o inchaço e as dores persistirem, deverá consultar um médico especialista, para um tratamento apropriado para a sua lesão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
73 comentários
Sebastião Pereira Barros
A dor que aparece na minha panturrilha da perna direita é somente quando caminho + ou - 200 mt ; parando + ou - 5 min. passa a dor; mas quando volto a caminhar a dor volta . Gostaria de um retorno com uma explicação para poder me ajudar . Grato : Sebastião Barros . Obs. O artigo é muito bom .
sonia maria de oliveira
meu deus me ajuda nao aguento mais de tanta dor na minha panturrilha muita dor mesmo ja fui ate em minas no medico ja feis rresonansia e nao adiantou nada ja fui em muitos medicos tenho medo de parar de andar porque a dor e demais ando muito bem dai a pouco tenho que parar porque doi por demais ai paro ums 10 minutos ai volto andar daquiapouco paro novamente porque doi dimais assim vai nada acontece vou a medico e nao resolve nada em tao eu pesso ajuda me por favor preciso da sua ajuda me ajuda pelo amor de deus conto com voce obrigado o entao passa um remedio pra mim por favor obrigado
Joao
Faça exercício Sonia
Coloque uma perna pra traz e a outra na frente e com as mãos na parede, force um porquinho a panturrilha por uns 20 segundos que a dor some
Se quiser também , fique de pé com as mãos no joelhos e abaixe umas 3 ou 4 vezes
Francisco
Gostei muito, é bastante esclarecedor, ajudou muito na recuperação de minha lesão.
A sua avaliação:
Rhaíssa
É o primeiro site que encontro com tantas informações úteis relacionadas à panturrilha... Muito obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Rhaíssa! Que bom que o artigo foi útil. Continue acompanhando nossas dicas!
jorge mangerico
ao entrar na agua fria na praia senti uma dor muito forte na panturrilha esta melhorando mas o andar normal esta demorando ainda tenho medo de esforçar a perna
MAIRE
SINTO MUITA DOR NAS PANTURRILHAS O QUE FAZE?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maire! Você já experimentou alguma das nossas dicas?
A sua avaliação:
oscar
dor na panturrilha estou 3 dia cem correr
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Oscar! Você já experimentou alguma dessas dicas?
A sua avaliação:
eduardo
estou sentindo muita dor na panturrilhas ld direito e esquerdo, o que devo fazer?pois ja e a segunda ves ,por fazer muito esforso
A sua avaliação:
Gilberto Machado
Quero receber artigos novos em meu email.
Roberto de Abreu
Sou um corredor, corro 30km por semana, tive uma dor no começo da pantorrilha, fiquei trinta dias sem correr, voltei a correr, doeu novamente,o que fazer.
Gilberto Machado
tenho dor na panturrilha já faz uns quatro anos, fiquei até oito meses sem correr, quando voltei a correr a dor retornou, fico chateado por não poder mais correr devido essa dor dolorosa, o que fazer para a cura definitiva.
Arlindo Coelho
Estou com fortes dores e alguns caroços na panturrilha da perna direita
Rafa Fink
Bom, no meu caso é meio que uma dor genética, do frio, mas quando faço coisas com a perna também me dói! Seria uma dor que "caminha"?
Jean Carlos
Tenho etnia de disco e toda vez q faço alguma atividade física irradia para membros inferiores na maioria das vezes na panturrilha ou na coxa q devo fazer para melhorar não consigo mais jogar futebol qual tratamento devo seguir?
VANI F.B
QDO EU SUBU SUBIDA ENTAO MINHAS PANTOEEILHAS DOEM E A AS DARES VAI SUBINDO ATE AS COXAS DO LADO DE TRAS DAS PERNAS O QUE FAZER
Paulo. Sérgio Santos Barboza
Eu estou com muita dor na panturrilha e a onde começa e termina na cabeça do fémur esquerdo não aguento sentar abaixar e deitar e a dor muito forte quando eu sento deito tudo pelo lado direito
Irma Fernandes Gomes
Tenho muitas dores na panturrilha quando acordo e espicho as pernas.estou preocupada pois uma ocasião estive assim e e logo passei por um infarte agudo do miocardio
Renato LLorente
Boa tarde! Tenho muita dor nas panturrilhas, e uma das panturrilhas tenho um nódulo ( carroço) , minhas panturrilhas queima e arde e quando faço alongamento nas pernas parece que estão estourando os nervos.
Marilda
Tenho 53 anos, sou mulher, e comecei a correr pequenos trechos a mais ou menos 6 meses. Eu já fazia caminhadas anteriormente. Junto com a corrida cegaram as cãibras e dores nas panturrilhas, preferencialmente na esquerda. Faço alongamentos antes e depois da corrida. Penso que pode ser fadiga ou alimentação inadequada. O que posso fazer para me sentir melhor?
Raimunda
\\\\\obrigada pelas informações,é que já tem duas semanas que estou com dor na panturrilha e no joelho surgio do nada e e doi pra caramba!!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Raimunda! Ainda bem que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
thays
Door na panturilha causa câncer
Como se livrar de dores musculares da panturrilha
Imagem: williamsportmassagem.blogspot.com
Imagem: pt.wikinoticia.com
1 de 4
Como se livrar de dores musculares da panturrilha

Voltar ao topo da página ↑