PARTILHAR

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros
Imagem: qvision.es

A conjuntivite origina-se quando ocorre uma inflamação da membrana fina que cobre a zona interna das pálpebras e da parte branca dos olhos. Esta condição ocular pode afetar só um olho ou ambos e costuma ser causada seja por uma infecção viral, bacteriana ou por uma determinada reação alérgica. Ainda que sempre seja recomendável ir ao médico para receber o tratamento mais adequado, também é possível como complemento aliviar os sintomas da conjuntivite com alguns produtos naturais indicados para isso. Descubra no seguinte artigo de umComo.com.br como tratar a conjuntivite com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar a afonia com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

As propriedades anti-inflamatórias e antissépticas da camomila convertem-na em uma erva ideal para aliviar doenças oculares como conjuntivite, aparecimento de terçóis, olhos inchados, etc. O melhor tratamento é preparar uma infusão de camomila e quando estiver fria, empape nela uns discos de algodão e faça uma lavagem dos olhos, passando o algodão sempre com suavidade.

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros - Passo 1
Imagem: otramedicina.imujer.com
2

Outro dos remédios caseiros mais populares para tratar a conjuntivite, bem como a irritação dos olhos, é realizar um banho ocular com erva-doce. Adquira sementes de erva-doce e coloque para ferver em água. Quando esfriar, coe o líquido resultante e utilize essa água para lavar o olho infectado. Você notará como a coceira, a inflamação e o enrijecimento são reduzidos.

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros - Passo 2
Imagem: aromaterapiafamiliar.wordpress.com
3

A fim de aliviar a coceira e os incômodos próprios da conjuntivite também é possível aproveitar as propriedades antivirais e antibacterianas da calêndula, uma erva com um grande uso terapêutico. Para preparar este remédio caseiro você só precisa de uma colher de sopa de flores secas de calêndula e uma infusão, introduzindo as flores em água quente. Deixe ferver, coe a mistura e quando estiver morna ou fria, empape um disco de algodão ou uma gaze e aplique sobre o olho danificado.

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros - Passo 3
Imagem: granvelada.com
4

Colocar umas rodelas de pepino fresco é também um bom remédio caseiro para tratar a conjuntivite, relaxar os olhos e reduzir o enrijecimento. Isto ocorre graças ao rico conteúdo em água, vitamina E e óleos naturais que contêm esta nutritiva hortaliça. Corte umas rodelas de pepino e ponha sobre o olho afetado durante pelo menos 10 minutos. Assim como a aplicação sobre os olhos de rodelas de batata crua bem limpa pode ser outra alternativa eficaz para acalmar a inflamação.

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros - Passo 4
Imagem: cuidadodelapiel.com
5

Ao contrário do que muitos acreditam, o uso de ingredientes como o limão ou o mel é inadequado para tratar a conjuntivite já que pode piorar o quadro de sintomas. Em seu lugar, são preferíveis outros remédios caseiros à base de plantas terapêuticas e com propriedades indicadas para isso como é o caso da hamamélis. Esta conta com princípios ativos que são recomendados por especialistas tanto para casos de conjuntivite como para pacientes que sofrem de blefarite, já que é muito eficiente para diminuir a inflamação. Se quer experimentar, pode adquirir água de hamamélis na farmácia e utilizá-la em lavagens oculares.

Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros - Passo 5
Imagem: boga.ruhr-uni-bochum.de

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
JULIO CEZAR MEDRONHO
Também a favor dos caseiros. Estamos sob conjuntivite nos dois olhos, e fazemos lavagens constantes , com uso de algodão, do - SOLUÇÃO FISIOLÓGICA - Certo ou não. Gratos.
Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros
Imagem: qvision.es
Imagem: otramedicina.imujer.com
Imagem: aromaterapiafamiliar.wordpress.com
Imagem: granvelada.com
Imagem: cuidadodelapiel.com
Imagem: boga.ruhr-uni-bochum.de
1 de 6
Como tratar a conjuntivite com remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑