Uretra

Como tratar a uretrite

Hugo Silva
Por Hugo Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a uretrite

A uretrite é a designação dada à inflamação da uretra, quer na mulher quer no homem. É comum a designação uretrite não-gonocócica, quando as causas que levam à uretrite não se relacionam com a presença de gonorreia, podendo relacionar-se na sua maioria com a infecção por clamídia. Apesar de em muitos casos a causa não ser identificada, a inflamação da uretra pode relacionar-se com a presença de um cateter ou com a utilização de cremes ou sabonetes na área genital.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou com infecção urinária

Índice

  1. Como pode saber se tem uretrite?
  2. Tratamento da uretrite
  3. Prevenção

Como pode saber se tem uretrite?

A uretrite apresenta sintomas diferentes nos homens e nas mulheres, sendo comum a ambos os sexos a dor ao urinar, a necessidade de urinar frequente e a irritação da uretra. A irritação da uretra pode ser um sinal de uma infecção sexualmente transmissível, pelo que é importante despistar possíveis doenças para evitar a transmissão a outras pessoas.

Tratamento da uretrite

Quando a causa da uretrite é bacteriana, esta é geralmente tratada com o recurso a antibióticos, sendo estes também usados quando a uretrite tem diferentes causas como a irritação devido a produtos de higiene. Os remédios frequentemente usados nesta infecção são o antibiótico Azitromicina e a Doxiciclina, variando a escolha do tipo de antibiótico em função do paciente. Apesar de nem todas as causas da uretrite se relacionarem com a transmissão sexual, deve evitar-se o contato sexual durante o tratamento para prevenir o contágio do parceiro(a).

Prevenção

Como a maioria dos casos de uretrite são causados por infecções sexualmente transmissíveis, pode evitar a transmissão ao praticar sexo seguro. Por outro lado e relativamente a outras causas, a uretrite pode ser prevenida ao beber muita água durante o dia, idealmente, pelo menos 1,5L, ao urinar frequentemente e a não reter a urina. No caso das mulheres, urinar após o sexo pode reduzir o risco de infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a uretrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
francisco ernesto ferreira soares
como tratar da uretrite no homem e na mulher.

Sergio
Como tratar a uretrite ? Tem alguma erva medicinal para isso.?
PIETRO
COENTRO, SALVIA OU TOMILHO, AS TRÊS SÃO BOAS.NO CASO DO QUE PERGUNTARAM, SE HÁ COMO CONTRAIR(PEGAR) URETRITE EM SEXO ORAL. SE A MULHER ESTIVER COM CLAMÍDIA NA BOCA, TALVEZ, COM MENOR ÍNDICE, DEPENDENDO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO DO PARCEIRO.
itamar santos
Pra trata a uretrite não teria que fazer uma raspagem No canal? seria muito sofrimento
Hugo
Olá Francisco, O ideal será mesmo consultar o seu médico. Não tenho a certeza se a uretrite pode ser transmitida por sexo oral. Os sintomas deverão desaparecer até 5 dias depois de terminar o seu tratamento.
oliver
boa pergunta meu amigo , essas mulheres sao sacana.
Marcos
Eu tenho a mesma dúvida do Francisco
Francisco
Ola dias atras transei com uma garota que fez um carinho inadequado no pênis e doeu,exponho totalmente a glade do pênis mas ainda tenho um excesso de pele,no mesmo dia ela praticou sexo oral em mim e eu nela ela estava mestruada,fizemos a penetração com camisinha,depois fui ao médico ele disse que estou com uretrite,ja estou tomando os antibióticos e farei vários exames,minhas duvidas terei pego uretrite pelo sexo oral?ou pelo impacto causado por manuseio inadequado do meu pênis?quanto tempo a uretrite demora pra sarar e quando posso voltar afazer sexo?depois dos dez dias de medicação?se estou com uretrite enho que avisar a parceira que contrai mesmo os sintomas aparecendo depois que fiquei com ela,nunca fiz sexo em camisinha posso ter contraído isso de sexo oral?obg aguardo retorno
Como tratar a uretrite