Eliminar os Piolhos

Como usar o vinagre para acabar com os piolhos

Como usar o vinagre para acabar com os piolhos

A proliferação de piolhos ocorre, sobretudo, em meios escolares onde as crianças brincam juntas, compartilham pentes ou toucas de piscina e, por isso, rapidamente se torna uma praga que pode ser controlada facilmente graças ao vinagre. Com certeza já ouviu falar mais de uma vez sobre o tratamento das lêndeas com vinagre, mas porquê? Este produto conta com propriedades perfeitas para combater os piolhos existentes, para além de eliminar as lêndeas graças ao seu conteúdo em ácido acético. No umCOMO vamos explicar para você como usar o vinagre para acabar com os piolhos, bem como suas propriedades e métodos preventivos que ajudarão você a mantê-los afastados da sua cabeça.

Índice

  1. Propriedades do vinagre para os piolhos
  2. Remédio caseiro com vinagre para acabar com piolhos
  3. Evitar piolhos na cabeça

Propriedades do vinagre para os piolhos

O vinagre é um dos remédios naturais mais usados para combater os piolhos. Este produto conta com uma série de propriedades que nos ajudam a acabar com esta infestação e a poder reverter a presença de lêndeas nas nossas cabeças ou nas dos nossos filhos. De seguida, listamos as propriedades do vinagre para os piolhos, que ajudarão você a entender o motivo pelo qual ele sempre foi usado:

  • Capacidade desinfetante: é uma das propriedades mais destacadas do vinagre e que, de fato, fez com que sempre tenha sido usado para desinfetar a casa e em diferentes tratamentos de limpeza. É um antisséptico natural que evita a proliferação de bactérias, por isso, funcionará perfeitamente para combater os piolhos e eliminar as lêndeas.
  • Solta as lêndeas do cabelo: graças ao ácido acético, componente que faz parte do vinagre, consegue-se amolecer a substância que permite que as lêndeas grudem na raiz do cabelo e, por isso, facilita sua eliminação utilizando o pente fino.
  • Repelente de piolhos: o ácido acético também funciona em outro sentido, pois o aroma que libera age como repelente para estes insetos e, portanto, faz com que saiam e procurem outro lugar melhor para viver.
Como usar o vinagre para acabar com os piolhos - Propriedades do vinagre para os piolhos

Remédio caseiro com vinagre para acabar com piolhos

Agora que já conhece as propriedades do vinagre para matar piolhos vamos contar como você pode usá-lo e, assim, aproveitar seus benefícios. O tratamento é muito simples, pois você só vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 copo de vinagre
  • 1/2 copo de água quente

Misture ambos os ingredientes em uma garrafa que, tenha de preferência difusor para poder borrifar e aplicar em todas as partes da cabeça, da raiz do cabelo até às pontas deixando o cabelo bem impregnado com este produto. Quando notar que o cabelo já está suficientemente umedecido, cubra-o com uma touca de banho ou, se não tiver, envolva-o com uma toalha para conseguir matar os piolhos e eliminar as lêndeas.

Deixe seu cabelo envolto na toalha ou com a touca durante 2 horas e, após este tempo, solte-o e passe o pente fino para poder retirar as lêndeas que, graças ao ácido acético, terão descolado da raiz do cabelo e serão bem mais fáceis de eliminar. Você pode conferir que o cabelo fica sem lêndeas, porque estas são facilmente reconhecíveis, já que são de uma cor mais esbranquiçada e costumam estar espalhadas por partes como o couro cabeludo.

Quando se certificar de que o cabelo está livre de piolhos lave com o xampu que usa habitualmente. É importante NÃO usar um xampu para piolhos, pois com o tratamento com vinagre você já combateu esta praga e se voltar a usar um produto corrosivo poderá irritar o couro cabeludo.

Aconselha-se repetir este tratamento 3 vezes por semana para garantir que acabou, de uma vez por todas, com as lêndeas. Além disso, recomenda-se que, após usar o pente, lave bem o cabelo com água a ferver pois, assim, se tiver algum piolho ele acabará morrendo, já que eles não sobrevivem a temperaturas acima de 41ºC.

Como usar o vinagre para acabar com os piolhos - Remédio caseiro com vinagre para acabar com piolhos

Evitar piolhos na cabeça

Quando terminar com a praga de piolhos é recomendável conhecer alguns métodos e truques para evitar um novo contágio com estes insetos tão incômodos. De seguida, vamos lhe dar alguns conselhos para evitar os piolhos de forma eficaz:

  • Não compartilhar pentes nem toucas de piscina: sobretudo as crianças que vão à escola devem ser muito cuidadosas com seus produtos de higiene pessoal para evitar que alguma criança que tenha piolhos possa passar para elas.
  • Cabelos presos: as meninas deverão ir com o cabelo preso (rabos, tranças, etc.) pois, assim, é mais difícil que os piolhos entrem no seu cabelo, já que não poderão se segurar corretamente. Se sua filha tem o cabelo comprido, leve-a ao colégio com penteados que prendam seu cabelo, assim estará mais prevenida contra esta praga.
  • Limpeza da casa: se alguém da sua família tiver piolhos você deverá redobrar os cuidas de limpeza para evitar que todos os membros se infectem, por isso, recomendamos aspirar bem o quarto, assim como os sofás e os tapetes que poderiam ter entrado em contato com os piolhos. No caso dos bichos de pelúcia recomenda-se fechá-los em uma sacola de plástico durante 24 horas para matar o inseto.
  • Programas quentes na máquina de lavar: já falamos que as temperaturas superiores a 41ºC não são toleradas pelos piolhos, portanto, limpe a roupa da casa com programas de altas temperaturas para conseguir matá-los.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o vinagre para acabar com os piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
andreia
posso usar vinagre de maçã para matar piolhos durante a gravidez?
fabio
sim pode porque não e projudicial a saúde
1 de 3
Como usar o vinagre para acabar com os piolhos