Fezes brancas nas crianças - Causas e tratamento


Fezes brancas nas crianças - Causas e tratamento

É muito importante estar atento à evacuação dos nossos filhos, pois pode-nos indicar problemas de saúde. As fezes brancas ou disenteria branca pode ser algo usual nas crianças, que muitas vezes se deve ao leite ou derivados que não tenham caído bem. Noutras ocasiões, pode dever-se a algo muito pior. Neste artigo da umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são as causas das fezes brancas nas crianças e também qual é o tratamento mais adequado.

  • Causas das fazes brancas nas crianças


    As fazes brancas são causadas pela qualidade, quantidade e oportunidade do que comemos, assim como pelo consumo de coisas frias. A diarreia branca também é uma das caraterísticas da doença. Geralmente, este tipo de cor indica que está a passar por um processo de má absorção e isso deve-se, mais frequentemente nos rapazes, a um parasita microscópico que danifica o intestino.

    Outra causa das fezes brancas nas crianças é a hepatite, uma infeção do fígado. Ao não funcionar corretamente, o fígado pode não produzir a quantidade de bílis necessária para uma digestão adequada e, por fim, pode produzir fezes pálidas ou brancas.

  • Tratamento para as fezes brancas nas crianças


    Quando as crianças apresentam fezes brancas, a primeira coisa a fazer é dirigir-se ao médico do seu filho. A diarreia cura-se por si só e o jejum ou a dieta com alimentos constritores só a pioram. O mais adequado é beber muitos líquidos, para não desidratar. Para evitar a desidratação, a criança necessita de água e sais minerais. Nas farmácias, vende-se um medicamento de sais de rehidratação que se dissolvem na água. Consulte o seu farmacêutico. Para alguns gérmenes específicos que provocam as fezes brancas, é conveniente um tratamento antibiótico, mas habitualmente deve fazer primeiro uma cultura de fezes.

    Os antidiarreicos devem ser derivados opiáceos, como por exemplo a loperamida, que paralisam o intestino e impedem que a diarreia seja expulsa. Podem ser úteis em adultos que têm compromissos inadiáveis. No entanto, podem ser muito perigosos nas crianças pequenas. Nunca deve utilizá-los em crianças pequenas sem receita médica. Existe uma vacina que imuniza contra este vírus e que, embora não esteja incluída no plano de vacinação infantil, pode ser recomendada pelo pediatra, se tal for considerado oportuno.

    Outro tratamento para as fezes brancas nas crianças ou bebés, provocadas pelo parasita, é a eliminação do vírus com mebendazol + metronidazol.

  • Tratamento natural para a fezes brancas nas crianças


    O tratamento mais habitual é fazer uma dieta astringente. Ainda que existam muitas versões, basicamente trata-se de não tomar mais do que líquidos (habitualmente água de arroz) durante 24 horas e, depois, ingerir apenas arroz e cenoura cozida. A pouco e pouco, em dias sucessivos, adiciona-se banana madura, maçã, peixe cozido e frango cozido ou grelhado...

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a fezes brancas nas crianças - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde gastrointestinal .
Conselhos
  • Fale com o seu médico sobre qualquer problema nas fezes do seu filho, alterações de cor, textura ou forma, pois podem indicar algum problema.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre fezes brancas nas crianças - causas e tratamento:


                

4 comentários


28-08-2014 Roberta disse:
oi minha filha tem 4 anos, na segunda ela começou a vomitar levei el no médico, e o médico disse que poderia ser uma virose, de terça pra ca ela esta fazendo coco branco como se fosse uma massa, por favor me ajude, aguardo resposta.
24-06-2014 neriane disse:
ola meu filho tem 2 anos ultimamente as vezes dele tem ficado branca tipo massa mas já aconteceu isso varias vezes e depois voltou ao normal...o que sera?
03-05-2014 luciana disse:
ola meu filho tem 2 anos ultimamente as vezes dele tem ficado branca tipo massa mas já aconteceu isso varias vezes e depois voltou ao normal...o que sera?
26-01-2014 Ieda disse:
Meu filho de seis anos esta há um tempo (4meses) com as feses muito volumosas, escuras, cor de café e esfaceladas, muitas vezes não tendo vontade de evacuar e saindo em migalhas pela cueca tendo q trocar umas cinco vezes ou mais ao dia as coecas pq estão sempre sujas e quando peco pra ele fazer coco ele diz não ter vontade, tenho sempre q estar dando óleo mineral e outras coisas pra que as fezes não petrifiquem, estou muito aflita, oq faço, os medicos só dizem q devo dar mais fibras, por favor me ajudem
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom