Que procura? ¿O que é a anisocitose? Não procure mais! Aqui tem a resposta

O que é a anisocitose

O que é a anisocitose

Anisocitose é um termo da medicina, usado para descrever a existência de hemácias (glóbulos vermelhos) de tamanhos diferentes, numa amostra de sangue. O significado vem da origem grega da própria palavra, em que anisos significa "desigual", kytos significa "célula" e ose significa "aumento". Portanto temos na anisocitose um aumento da desigualdade do tamanho das células, e que está presente principalmente no início de alguma forma de anemia.

O que significa RDW?

A sigla RDW (Red Cell Distribution Width) é um índice que indica a anisocitose (desigualdade no tamanho) de hemácias, representando a percentagem dos valores obtidos. Quando este índice é elevado, significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes a circular. É muito comum um RDW elevado, quando por exemplo existe a carência de ferro, onde a falta deste impede a formação da hemoglobina normal, levando à formação de uma hemácia de tamanho reduzido. Este indice ajuda a diferenciar a anemia ferropriva da talassemia, ambas têm um volume corpuscular médio (VCM), mas a talassemia tem um RDW normal e a anemia ferropriva tem um RDW alterado.

Valores do RDW

Os valores normais do RDW situam-se entre os 11,5% e 14,5%, uma alteração nestes valores pode ser causada devido a: abuso de álcool, anemia por deficiência de ácido fólico, anemia hemolítica, anemia ferropriva, anemia perniciosa, anemia falciforme ou por substâncias químicas conhecidas por eritropoetina.

VCM e Micrositose

O volume corpuscular médio (VCM) num hemograma é a média do volume das hemácias. Se o valor do VCM for elevado, as hemácias são maiores que o normal e estamos perante a microcitose heterogênea, pelo contrário se o valor VCM for baixo, as hemácias são menores que o normal e estamos perante a microcitose homogênea.

Os valores alterados aumentados poderão ser devido a: abuso de álcool, doença hepática crônica, deficiência de ácido fólico, deficiência de vitamina B12, esferocitose, mielodisplasia, hipotireoidismo ou drogas.

Os valores alterados diminuídos poderão ser devido a: anemia de doença crônica, anemia ferropriva, envenenamento por chumbo, malignidade, artrite reumatóide, anemia falciforme, anemia sideroblástica e talassemia.

Os valores normais do VCM situam-se entre os 80 e os 100 fl.

Se deseja ler mais artigos parecidos a o que é a anisocitose, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.
Conselhos
  • Para um diagnóstico completo, não deverá apenas guiar-se pelos resultados da amostra de sangue. Deverá consultar o seu médico, para um exame físico completo e para uma avaliação dos seus sintomas, para uma melhor compreensão dos resultados dos exames.

Comenta, opina, pergunta sobre o que é a anisocitose

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: A Saúde e o Sangue e na Newsletter

2 comentários

miguel mandu Disse: 06-09-2013 meu VCM eh de 95,41 u3. Qual especialsta que devo procurar?
lene Disse: 22-08-2013 O resultado do meu filho deu 3+++, e grave?